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Tópico: [DIY] Remover lettering e/ou frisos

  1. #1
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    Palmela
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    Lightbulb [DIY] Remover lettering e/ou frisos

    Este DIY ensina como remover o lettering e/ou os frisos do nosso carro.



    Antes de começar, devemos ter atenção a alguns pontos:
    - Será que a tinta na zona do lettering está queimada?
    Se estiver, isto vai ser um problema, pois quando retirarem o lettering, vai-se notar uma diferença na cor e não vai ficar nada estético. Consoante o tipo de "queimadela" que a tinta levou, pode-se (ou não) disfarçar com uma polidela.

    - O carro já levou algum "banho de tinta" ou foi pra pintar?
    Isto pode representar ou não um problema... Se o pintor optou por poupar uns tostões e pintou com o lettering no sitio, quando o removerem vai se notar onde estava o lettering, pois fica um espaço sem a camada mais recente de tinta.

    - Os frisos são só colados? Ou também são presos por molas?
    Se forem presos por molas então é melhor esquecer. Caso contrário, retiram o friso e ficam com uns buracos ao longo da porta na zona do friso.

    Depois destas chamadas de atenção, vamos lá então à parte prática...



    Material necessário:
    - Alcool etilico
    - Petroleo
    - 3 (ou mais) pedaços de pano
    - Fio dental ou fio de pesca
    - 1 borracha



    Vamos pegar no fio dental (ou fio de pesca), vamos enrolar nos dedos, por debaixo do lettering e num movimento vertical, vamos começando a cortar a cola e/ou esponja.



    Lettering todo removido..



    Agora vem a parte chata.. ter que remover a cola e esponja que o lettering deixou para trás. Da maneira que eu faço, vão ver que não é nada chato.



    Vamos pegar num dos pedaços de pano, e vamos humedecer bem em petroleo.. de maneira a conseguirmos encharcar bem a esponja que ficou na chapa.



    Agora com esse pano, esfreguem bastante no sentido horizontal até que a esponja comece a se tornar pastosa. Quando isso acontecer, peguem num pano limpo e tirem o excesso de petroleo que ficou.

    Nota: Se não limparem bem, o próximo passo não funciona.



    Agora peguem na borracha e comecem, literalmente, apagando a esponja.
    Se não tiverem limpo bem o petroleo, a borracha não vai conseguir aderir e não vai fazer nada.

    A borracha vem substituir o nosso dedo, que coitadinho normalmente depois deste tipo de trabalhos, ficava cheio de bolhas lol.



    Vamos pegar no pano com petroleo e vamos limpar toda a zona para percebermos onde é que precisamos de atacar novamente com a borracha.

    Repetir o processo até que não exista mais cola nem esponja na chapa.



    Para terminar o trabalho e tendo em conta que o petroleo não é lá muito bom para o verniz, vamos ter que o remover.

    Vamos molhar um pano limpo com alcool etilico...



    Vamos limpar toda a zona onde possa ter estado em contacto com o petroleo.



    E pronto... trabalho concluido!

    Querem um conselho? Façam como eu...
    Depois disto tudo, levem-no aos jactos mais próximos para lhe darem um banho rápido.

    Eu demonstrei como remover o lettering, mas o processo é igual para os frisos, se bem que convem utilizar um fio de pesca. Caso contrário, levem bastante fio dental para junto de vocês, porque vai partir muitas vezes.

    Abraço

  2. #2
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    Já sei que vou levar com o pessoal do detalhe em cima.. mas mesmo assim, decidi partilhar o modo como faço.

    Grande abraço

  3. #3
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    Está porreiro.
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    Quando se compra um Miata é para anda com a capota aberta. CAPOTA ABERTA. Se a capota está fechada é bom que a tempestade tenha nome.

  4. #4
    SDL
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    Bom post..
    Muito pessoal remove as letras, mas depois para tirar a cola fica sem saber como fazer resultado: fica pior que anteriormente pois ficam lá as marcas de cola..

    bom DY.. cumps

  5. #5
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    Não sou contra remover os letterings, mas depois não se queixem que levam com multas em cima!

  6. #6
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    Post

    multa não leva desde que deixe o simbolo principal da marca

  7. #7
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    muito bom mesmo parabens...

    por acaso tava a pensar em retirar as letras do meu punto amanha ja vou fazer o mesmo obgado...

    um abraço

  8. #8
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    Padrão Remove Letras/N.ºs

    Citação Mensagem Original de pUbLIS Ver Post
    Já sei que vou levar com o pessoal do detalhe em cima.. mas mesmo assim, decidi partilhar o modo como faço.

    Grande abraço
    Hell O, granda dica, Obrigado pela info e fotos bem esclarecedoras.

    E agora a minha questão (que são duas :

    O Citro C2 HDI VTR da Maria também tem as letras coladas como o 206?

    E meu MB C220 CDI SportCoupé também descola ou tem furos dpois?

    Se me souberes indicar, agradecia, caso não Boas festas (no corpo todo)

    Cumprimentos
    ... Rock On!!!! ♪♫♪

  9. #9
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    Boas

    To a pensar fazer o mesmo, so tenho medo que se note depois a marca por causa do sol.

  10. #10
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    Padrão E para o meu?

    As letras do Opel Corsa TD de 99 tem as letras coladas ou furadas na chapa?

  11. #11
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    Viva... bom post parabens!

    So uma duvida... que tipo de cola usará esses simbolos?

    Faço esta pergunta pois num momento de estupidez a uns anos atraz colei as minhas letras com supercola, uma vez ao tirar pareceu-me que a quantidade de cola era tanta que desisti sequer de tentar algum processo de remoção...

    Achas que tendo supercola por baixo com este processo vou conseguir remover essa mesma cola?

    Cumps e desde já obrigado.
    [::04"clio.dCi80RR::]

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de ReCkhaje Ver Post
    As letras do Opel Corsa TD de 99 tem as letras coladas ou furadas na chapa?

    são coladas as "opel corsa_td" mas o simbolo da opel tem fufos naquela peça de plastico para abrir a mala

  13. #13
    Gui
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    Vou deixar por a experiencia que tive a tirar as minhas letrinhas!! nao usei essa tecnica, que me parece bastante boa do fio de pesca, nem me lembrei de tal coisa!
    Inves, usei um secador de cabelo... aqueci bem a area das letras e elas por si descolaram... foi so mesmo tirar calmamente, e depois claro, com a ajuda do alcool, um pano e do dedo (uma vez mais... a ideia da borracha, very good indeed!!)

    Vandalu... isso com supercola esqueçe... infelizmente nao vais la nem com fio de pesca nem secadores...

    Cump e bons diy

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de Gui Ver Post
    Vou deixar por a experiencia que tive a tirar as minhas letrinhas!! nao usei essa tecnica, que me parece bastante boa do fio de pesca, nem me lembrei de tal coisa!
    Inves, usei um secador de cabelo... aqueci bem a area das letras e elas por si descolaram... foi so mesmo tirar calmamente, e depois claro, com a ajuda do alcool, um pano e do dedo (uma vez mais... a ideia da borracha, very good indeed!!)

    Vandalu... isso com supercola esqueçe... infelizmente nao vais la nem com fio de pesca nem secadores...

    Cump e bons diy
    Pois já reparei... existe uma possiblidade de tirar a supercola sim! So que não sai só a supercola... sai super cola... sai verniz... sai tinta!

    Cumps,
    [::04"clio.dCi80RR::]

  15. #15
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    lol.. tanta pergunta e eu ausente!

    Realmente o grande problema disto é se a pintura está queimada do sol.. Podem sempre tirar um bocado do lettering e ver se notam algum diferença na pintura.. no máximo dos máximo, vão a marca e pagam 5€ ou 10€ por um lettering novo! Também não é nada doutro mundo!

    Relativamente ao lettering, normalmente são colados só com cola, ou com esponja e cola.

    AVANTIME... Apartir do momento que carros como BMW's (etc) têm como opção sair de fábrica sem o lettering, tendo apenas para isso que pagar esse €, não acredito que eles decidam isso sem antes consultar a legislação em vigor.
    O único que é obrigatório.. é o simbolo da marca do carro. Modelo e versão podem saltar fora!

    v4NDALu... Relativamente à super cola 3... upa upa.. não vai ser nada fácil. Remover o lettering só por si já pode ser um bocado complicado, quando mais remover os restos de cola.
    Há um tubo duma cena que é tipo "descola tudo", e o pessoal utiliza em coisas desse género. Tirando esta hipotese, podes dar uma vista d'olhos no forum do detalhe.net para eles te darem uma ajuda para remover isso.

    Abraço
    Última edição por pUbLIS; 29-02-2008 às 15:00.

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de saraiva
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    Citação Mensagem Original de bilitri Ver Post
    Hell O, granda dica, Obrigado pela info e fotos bem esclarecedoras.

    E agora a minha questão (que são duas :

    O Citro C2 HDI VTR da Maria também tem as letras coladas como o 206?

    E meu MB C220 CDI SportCoupé também descola ou tem furos dpois?

    Se me souberes indicar, agradecia, caso não Boas festas (no corpo todo)

    Cumprimentos
    Boas!
    Quanto ao Citroen C2 esquece essa ideia porque o letring além da cola tem também furo.
    Quanto ao MB Sport Coupé podes por em pretica porque é apenas colado.
    Espero ter ajudado.
    Abraço

  17. #17
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    Padrão Remover Letras/Números

    Hell O amigo saraiva:

    Obrigado pela informação, muito útil mesmo.

    Cumprimentos
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  18. #18
    TOLices Crew Member #2 Super user Avatar de minhOfles
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    Citação Mensagem Original de pUbLIS Ver Post
    Que eu saiba, nenhum lettering é furado à chapa, com excepção de alguns simbolos da marca.
    Mazda3 por exemplo, tudo o que está na mala, tem grampos e respectivos furos na chapa. :s Que no fundo não estão lá a fazer nada, mas pronto.
    Só mesmo o número 3 é que é só colado.
    Já os frisos, esses são só colados, lol.

    Bom diy, tem aí umas dicas potentes :P
    Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII


  19. #19
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    Bem.. já editei o post para ninguém cair em erro...
    Já agora, vou por aqui os carros em que já fiz e sei que são só colados:

    Peugeot 206
    lettering e simbolo - colados

    Opel Tigra I
    lettering - colado

    Fiesta mk3 e mk3,5
    lettering e frisos - colados

    Abraço

  20. #20
    Member Average Avatar de RJ Wild
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    Citação Mensagem Original de pUbLIS Ver Post
    Bem.. já editei o post para ninguém cair em erro...
    Já agora, vou por aqui os carros em que já fiz e sei que são só colados:

    Peugeot 206
    lettering e simbolo - colados

    Opel Tigra I
    lettering - colado

    Fiesta mk3 e mk3,5
    lettering e frisos - colados

    Abraço
    Já tinha ouvido falar nesta técnica, mas como tenho um corsa, disseram me que tinha de por batume apos retirar o lettering por causa dos buracos que poderia deixar dai ter tirado logo a ideia de retirar

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