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Tópico: [DIY] Mudança de 5ª Marcha - Corsa B 1.5TD

  1. #1
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    Padrão [DIY] Mudança de 5ª Marcha - Corsa B 1.5TD

    Boas pessoal.

    Conforme prometido, aki fica o DIY sobre a Mudança de carreto de 5ª num corsa B 1.5TD em Fevereiro de 2004.

    Tempo de execução: uma tarde ou 6 horas.
    Novamente para os interessados "que se queiram interessar".

    O que pretendi foi colocar uma 5ª mais longa, por forma a atingir velocidades cruzeiro a um regime menor.

    Sem mais demoras:
































    Se chegaram até aqui (lendo o DIY), espero que façam o melhor proveito da informação.

    Abraço ao fórum.

  2. #2
    ThE_KiLLeR
    Guest

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    ainda nem sequer li
    mas vou ler com atenção apesar de não ter um corsa

    parabens pelo bom trabalho
    e iniciativa

    é disto que o forum precisa

  3. #3
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    finalmente a tao esperada troca de 5ª hehe
    ficou impecável, sem dúvida que merece lugar de destaque na secção principal DIY do site

  4. #4
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    Novamente, 5*

    Um dia destes ainda viras mecanico

    Parabens novamente e um abraço

    Pedro
    318is 140cv full extras!!!

  5. #5
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    Olá Pessoal.

    Obrigado pelas vossas respostas.
    Este tópico n existe só para divulgar este DIY, pelo que se alguém quiser discutir ou falar desta Mod. , à vontade façam o favor de entrar e de "se servirem a vós mesmos um copo".

    Agora n tenho mais mod's a publicar, apenas coisas pequenas.
    A próxima cena trabalhosa vai ser o alarme.
    Vou lançar uma votação do que o pessoal dos CorsasB e não só quer ver publicado mediante uma lista de opções do que já fiz no carro. ehehheeheheh


    Abraço ao Fórum

  6. #6
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    Pernalonga .... parabens... Ficou mto fx.
    + um DIY made in pernalonga ..de qualidade garantida

    JDM Algarve ...Smoke Tires.. Not Drugs... Flickr

  7. #7
    Junior Member Novato Avatar de palma
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    estou maravilhado gostava d perceber d mecanica como tu percebes p eu proprio fazer as revisoes e saber arranjar sem ter q ir ao mecanico. parabens

  8. #8
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    Parabéns mais uma vez! foi o melhor e talvez mais proveitoso DIY para ti!

    Cumps
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  9. #9
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    Boas! NÃO paras de me espantar! Fabuloso... Não tenho mais palavras, aposto que podes dar lições de know-how a muitos e muitos mecânicos pro este mundo fora!

    Keep up the good work!

    Cumps e abraços ao UNIVERSO TOL!!

  10. #10
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    magnífico! parabéns!

  11. #11
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    Obrigado ppl. Sois mt amáveis.

    Mas também gostava de ver perguntas/dúvidas sobre isto....de quem queira fazer etc...n fiz isto própriamente para show-off.


    N tem piada se n houver discussão.

    Abraço ao fórum

  12. #12
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    linda-a-velha
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    espectaculo, mesmo, parabens...
    fiesta club portugal

  13. #13
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    Parabens, muito fixe...

    Mas também gostava de ver perguntas/dúvidas sobre isto....de quem queira fazer etc...n fiz isto própriamente para show-off.

    Fixe

    Ainda bem que dizes isso, pois o meu carro tb tem uma 5ª velocidade muito curta, não tão curta como a do corsa, mas para a potençia do carro poderia ser ligeiramente melhor...

    o carro a 200kmh vai as 4500RPM
    corta as 4800-4900 quando pouco passa dos 210..
    Ou seja com uma pequena descida já vou perto das 5000
    Gostava mais que fosse tipo a 200kmh @ 4000RPM


    Já andei a estudar muito por alto que outros modelos vÊm equipados com minha caixa e a minha 5ª é mesmo a mais longa
    Por isso não sei se será assim tão facil arranjar o carreto primario de outra medida.
    Ou então só se alterar o secundario, tb não existirá problema????

    Se tiver que mandar fazer tenho outro problema que é a dureza, será que aguenta perto de 300NM?? é que a caixa dizem que só aguenta 240NM que é o binario de origem. DAdo que o carro ja tem mais ums CVs (Poucos..) Poderá então depois partir carretos?

    Vou então estudar melhor assunto e apareço quando tiver mais duvidas.

    Um abraço
    Rover 25 2.0 TD
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  14. #14
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    Se eu fosse a ti n mexia nisso... já está bastante bom.

    Esse motor corta a que RPM de fábrica ??
    Se eu fosse a ti tentava jogar com isso.. velocidade máxima.

    No que eu puder ajudar.

    ABraço

  15. #15
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    Boas,

    Então é assim o carro quando foi reprogramado foi-me aconselhado a apenas mexer até a marca do redline (4500RPM) e assim foi feito.
    O carro desenvolve muito bem até aos 200KMH@4500RPM mas em qq descida ele passa disso...

    O corte está o de Origem, 4800-4900. O que faz que ele bata nos 210-212 e não passa, mesmo em descida.... se bem que aguenta depois a essa velocidade a direito. pelo menos os 210..., mas o mal é que para fazer os 210 vou muito perto das 5000RPM...
    Se a relação fosse um pouco mais longa (apesar de perder um pouco de arranque) de certeza que dava um pouco mais de 200 sem mexer na reprogramação...

    O pior é que manter a linha de potencia a partir das 4500 penso que não seja muito saudavel para o motor...

    Talvez uma relação que permitisse chegar aos 210KMH@4500RPM
    Penso que não iria perder muita aceleração e quase de certeza que conseguia essa velocidade a direito....


    Um abraço
    Rover 25 2.0 TD
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  16. #16
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    Meu amigo, mexendo na 5ª até consegues pôr o teu carro a dar 250Km/h. A questão é....precisas de mt mais tempo para lá chegar pq perdes torque.

    Bom isto quer dizer que se quiseres mudar a quinta podes-o fazer mas já sabes que perdes força, esforças o motor sem necessidade e estás sujeito a partir carretos.

    O carro desenvolve muito bem até aos 200KMH@4500RPM mas em qq descida ele passa disso...
    Talvez uma relação que permitisse chegar aos 210KMH@4500RPM
    A mudança que te propões fazer é relativamente curta que n justifica o custo: penso eu.

    O pior é que manter a linha de potencia a partir das 4500 penso que não seja muito saudavel para o motor...
    Tens toda a razão: e aliás o limite está logo ali ao lado (4900RPM).

    Eu no teu lugar, aproveitava para melhorar acelerações e deixava como está a 5ª.
    Vai dizendo coisas.
    Abraço

  17. #17
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    o meu corsa A,em 5ª as 3000 vou a 125. axam normal?? k caixa será?? ja andei a ver se havia alguma referencia mas nada...

    numa curva perto de ti...

  18. #18
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    Eu gostava de fazer essa modificação no meu 206, acho que a caixa é um tanto ou quanto curta para o motor que é pouco rotativo (potência máxima 4.000). Vamos ver se consigo descobrir um carreto da 5ª um pouco mais longa aí com 200 rpms de diferença já era muito bom...
    sócio TOL nº 58
    PUG 206 1.4XA HDI - BMC/KW/VCPower.
    Não te atrevas! AHAHAHA

  19. #19
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    Estão a aqui as relações todas da minha caixa com respetivos tamanhos de carretos.

    1st 2nd 3rd 4th 5th Rev F/Drive Speedo
    3.250 1.894 1.222 0.848 0.648 3.000 3.937 1.150
    (12/39) (19/36) (27/33) (33/2 (37/24) (13/39) (16/63) (20/23)

    Será que é possivel trocar os carretos de uma mudança para outra??

    Ou seja eu dado que eu quero uma velocidade superior tenho de ter uma relação menor.

    Ou seja onde tenho 37 Dentes poderia por um carreto com mais 1 ou 2 dentes, ou onde tenho 24 trocar por um com menos 1 dente ou 2...

    Com os carretos que vem na minha caixa está la um com 39 dentes, seria possivel trocar esse por o de 37?

    mesmo carretos de outra caixa o mais perto é mesmo um de 19 dentes e seria possivel então trocar esse?? que é um carreto da 2ª.
    mas o de 37 teria de trocar por um de 31. ficaria com uma relação de
    0.61. tenho de ir fazer as contas da velocidade vs rpm com a nova relação.

    Mas para isso tb tinha de ver se na rover seria possivel arranjar apenas um carreto o que acho dificil, ou então tinha de procurar uma caixa de um usado.


    um abraço.
    Rover 25 2.0 TD
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  20. #20
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    Olá.

    Humm trocar carretos das outras mudanças...a ser possível deve ser em algumas marcas, embora seja desaconselhável : pois envolve abrir a caixa toda (ainda por cima desnecessáriamente).
    O aconselhável será recorrer a um torneiro para que ele te faça um jogo de carretos com as alterações que pretendes (densidade e relação...)

    N conheço oficinas que façam isto: mas está um tópico no TOL que fala sobre isto.

    Sim.. se queres uma velocidade superior terás de ter um carreto primário com maior nº de dentes e um secundário com um menor nº de dentes.

    Cumprimentos,

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