Resultados 1 a 6 de 6
Like Tree1Gostos
  • 1 Escrito por Danilo_RSC

Tópico: [DIY] Reparar tampões das jantes

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de Danilo_RSC
    Data de Inscrição
    Oct 2011
    Localização
    Braga
    Mensagens
    22

    Post [DIY] Reparar tampões das jantes

    Bem há cerca de dois meses pus mãos a obra e decidi restaurar os tampões do corsita e decidi agora fazer este DIY, esperando ajudar quem queira realizar esta "simples" tarefa.
    Não tenho muitas fotos porque nao tive muito tempo para isso, mas espero que as que tenho ajudem.



    Para isto utilizei (material adquirido no AKI, preços aproximados):
    -2 Panos de algodão bastante macio
    -Desengordurante
    -Lixa grão 800 - não chega a 1€
    -Lixa grão 1600 (se não estou em erro) - não chega a 1€
    -Primário para plásticos (spray) - 5€
    -Tinta, optei por uma cor parecida (spray) - 5€
    -Verniz acrílico (spray) - 8€
    -Uma boa dose de paciência e resistência física pois fiz tudo à mão!


    Devo desde já salientar, como referido acima, que todos os tampões foram lixados a mão, daí a elevada exigencia fisica, e o resultado poder não ser 100%, mas fiquei bastante satisfeito, valeu bem o esforço! mas logicamente quem tiver meios de lixar com maquina é meio caminho andado!


    Aqui os tampões em belíssimo estado:




    E agora a parte que realmente interessa:

    1º Retirar os símbolos, caso seja o caso e lavar bem o tampão com desengordurante e deixá-lo secar completamente!


    2º com a lixa grão 800 remover toda a tinta e riscos superficiais que possam existir. Nos riscos profundos, insistir mais, lixar com maior velocidade, ate que o risco desapareça, o que se pode tornar numa dor de cabeça. No meu caso tinha duas rachadelas, pelo que as colei com super cola 3 (usei bastante), e de seguida lixei de modo a tirar a cola e rugosidade que ficaram ao de cima, deixando o tampão liso nesse local assim como nos outros. (fotos tiradas a meio do processo)




    3º sacudir o tampão com leves pancadinhas e passar um pano para remover o lixo e pó restantes.


    4º lixar novamente todo o tampão com a lixa grão 1200, o que o irá alisar. É importante alisar bem a totalidade do tampão para a tinta agarrar melhor! Ir passando a mão por ele até o resultado ser o desejado - liso


    5º Lavar o tampão novamente como no 1º passo e deixar secar ao natural, completamente!


    6º Dar a 1ª demão de primário uniformemente pela peça toda, a uma distância de 25cm/30cm, e começando num lado ate ao outro, pintando cima/baixo-cima/baixo e assim sucessivamente. É crucial neste e nos restantes passos não ter pressa e fazer as coisas calmamente! Deixar secar consoante o tempo indicado na embalagem. Em seguida repetir este procedimento respeitando sempre as instruções. Eu dei 3 demãos de primário mas penso que 2 serão suficientes.


    7º Dar a 1ª demão de tinta respeitando as mesmas instruções da aplicação do primário. Relembro que a calma e paciência são essenciais e os tempos de secagem devem ser cumpridos! Após secagem dar a seguinte demão. Voltei a dar 3 mas 2 talvez sejam suficientes.


    8º Depois de seco passar um pano de algodão bastante macio pela superfície pintada de maneira a retirar potencial pó da tinta que tenha ficado que poderia impedir o verniz de agarrar como devido. Não sei se isto se deve fazer, mas no meu caso a tinta deixou bastante pó na superfície, talvez por 3 demãos serem demasiadas.


    9º Dar a 1ª demão de verniz da mesma maneira do primário e da tinta. Deixar secar conforme as instruções do produto. Dar a 2ª demão. Se no final acharem pouco deem a 3ª. Penso que nao deverá fazer mal, mas se sim, corrijam-me ohmygod


    10º Colocar os símbolos novamente com cuidado.


    Resultado final:




    PS: Como se vê ainda se notam um bocado certos riscos que eram bastante profundos e não consegui tirar por lixar a mão..


    10º Aconselho a lavar e limpar bem as jantes (de ferro) do carro antes de colocar os tampões de volta, caso contrário o "brilho" dos tampões (também lavei o interior) não dura por muito tempo, no meu caso estavam bastantes sujas com o típico pó castanho, dos travões e sujidade comum.


    E pronto, penso que o resultado até que ficou bastante bom. De referir que cada tampão destes, na opel custa 25€ e o restauro dos 4 me ficou mais barato que comprar apenas 1!
    Última edição por Danilo_RSC; 03-10-2011 às 19:45.
    tuningonline gosta disto.

  2. #2
    Junior Member Novato Avatar de Danilo_RSC
    Data de Inscrição
    Oct 2011
    Localização
    Braga
    Mensagens
    22

    Padrão

    Como faço para meter mais imagens? diz que o url e invalido nas outras não sei porque, estão exactamente iguais a estas

  3. #3
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    estas a fazer attach, o melhor é fazes assim:

    1. clicas no icon da imagem
    2. Certificas-te que fica seleccionada a opção "from url"
    3. tiras o visto do "Retrieve remote file and reference locally"
    4. colocas o endereço da imagem.

    Outra opção é criares um album e carregares as fotos lá. depois podes copiar o link de cada uma para por aqui. Se tiveres duvidas avisa.

  4. #4
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    entretanto tradizi essa parte do forum.

  5. #5
    Junior Member Novato Avatar de Danilo_RSC
    Data de Inscrição
    Oct 2011
    Localização
    Braga
    Mensagens
    22

    Padrão

    Bem já fiz o edit acho que assim esta bom, obrigado

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    entretanto tradizi essa parte do forum.
    nao percebi..

  6. #6
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    eu coloquei aqui os passos em ingles, mas o que fiz depois foi traduzir o texto da janela para portugues.

    2. Certificas-te que fica seleccionada a opção "from url"
    3. tiras o visto do "Retrieve remote file and reference locally"
    4. colocas o endereço da imagem.

Tópicos Similares

  1. Reparar Jantes
    Por Vitorfz no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 1
    Última Resp.: 20-09-2009, 13:04
  2. Jantes Megane + Pneus +Tampões
    Por JMM no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 31-05-2009, 12:12
  3. Reparar Jantes
    Por canuco no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 29-08-2007, 09:24
  4. reparar jantes
    Por vntpower no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 7
    Última Resp.: 14-07-2007, 01:45

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •