muito bem exemplificado, obrigado pela colaboração.
Este diy não tem fotos por ai além pois quando me lembrei de as tirar já tinha acabado o serviço no carro do cliente á muito, este diy é simples para quem tiver ferramenta adequada e algum jeitinho e ajuda a poupar um bom dinheiro pois é uma reparação relativamente cara e até simples.
Este diy ajuda também quem precisar de trocar um fole de transmissão e limpar a homocinética quando rasga o fole para que ela dure uns bons anos.
Passos:
1.Com o carro travado e desengatado acente no chão, remover o centro da jante, necessitam de uma chave estriada número 30 como esta da foto.
2. com ajuda de um ferro como se vê na foto, desapertar a porca central no sentido contrário aos ponteiros do relógio até se sentir que ficou aliviada, para facilitar, especialmente em carros importados, antes de desapertar convém limpar com escova de aço a rosca para não a moer e aplicar lubrificante
3.aliviar as porcas das rodas e depois colocar o carro no ar em segurança, eu usei preguiças, quem não tiver preguiças não o coloquem no macaco de origem pois aquilo é um perigo, usem uma jante e tábuas fortes e coloquem o carro com o charrion em cima com altura boa para poderem trabalhar, ai sim depois removam a roda.
4.Remover a porca central da transmissão.
5.Caso o carro não esteja suspenso no ar dos dois lados, metam alguma coisa a calçar o braço do lado em que estão a trabalhar(de preferencia um macaco bom) e depois desapertem o tirante da barra estabilizadora.
6. com auxilio de uma peça de madeira maciça e um martelo batam na ponta da transmissão para ela recuar
7. desapertar os 3 parafusos da rotula do braço e a rotula de direcção, lubrificar sempre e limpar roscas antes de desapertar, remover as abraçadeiras do fole, a anterior e a posterior, desligar ficha do abs com muito cidado, não tentem tirar o sensor do abs pois quase de certeza o que vai acontecer é que não o vão tirar(pois com os anos aquilo agarra) e vão parti-lo todo e aquilo ainda custa 56euros
8. com ajuda de um maço ou do nosso amigo pau que apareec ai nas imagens de madeira de cerejeira, bater como mostra no esquema para sair, é preciso bater com força e segurem a transmissão para ela não desencaixar na outra ponta(lado da caixa de velocidades) quando baterem ai pois se isso acontecer em vez de um trabalho têm 2 e o segundo é bem pior pois se não tiverem um bom stock de ferramenta duvido que tenham a chave para desapertar o outro lado.
9. com ela fora agora das duas uma, ou reparam ou trocam, para montar é só inverter o processo com precisão, ao aplicarem um homocinética nova certifiquem-se que ela fica bem presa, atenção as anilhas que ficam na manga de eixo
Deixo agora aqui umas fotos que podem ajudar a compreender um pouco mais.
No fim do serviço a direcção do carro deve obrigatóriamente ser alinhada!
Peças manutenção, performance & serviços especializados de asistencia a oficinas grupo VAG, Porsche & Mecânica Wankel
muito bem exemplificado, obrigado pela colaboração.
devias ter posto isto á 2 meses lol
agora nao gasto mais dinheiro
mt bom, obg
http://img18.imageshack.us/img18/985...arasairdu6.jpg
Que programa é esse? cumprimentos
Peças manutenção, performance & serviços especializados de asistencia a oficinas grupo VAG, Porsche & Mecânica Wankel
Entao quer dizer que para ver o manual tem que se pagar certo? cumprimentos
Última edição por Gotcha_06; 04-01-2012 às 20:46.