Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 112

Tópico: [DIY] Intercooler em 307 1.4HDi.

  1. #1
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão [DIY] Intercooler em 307 1.4HDi.

    Boa tarde!!

    Aqui vão algumas fotos e detalhes da 1ª fase desta DIY, a instalação do IC no local.

    Para começar, eis alguns dos parafusos/molas necessários retirar:
    Os a amarelo apenas são necessário tirar mais à frente, para chegar o suporte dos radiadores para a frente e se poder trabalhar melhor!





    A remoção do dito cujo:



    Agora é necessário retirar esta tampa plastica do para-choques para que passe o ar para o IC.





    Local onde vai ser instalado:





    Algumas ferramentas usadas:

    Este conjunto ficou por 39.90€[8D]






    Depois foi necessário retirar a barra de reforço (ou lá como se chama) e também os faróis para poder trabalhar melhor o local.
    A vermelho são 2 dos parafusos para retirar a barra e a amarelo um dos para retirar o farol.




    Sem faróis



    Sem barra



    Depois de efectuado o primeiro corte no suporte plastico dos radiadores:





    Tubo do AC que esta a estorvar, foi-lhe dado um jeito com a mão para ficar mais espaço.





    Tive de fazer um suporte em aluminio para segurar na parte de baixo, uma vez que o IC é um pouco mais alto que o espaço disponivel:



    Foto no outro dia de manha:



    Aqui está ele já montado e devidamente fixado no seu lugar, faltando agora acondicionar caixinha a amarelo, que é a caixa dos relés da ventoinha e estava anteriormente fixada no lugar agora ocupado pelo IC.



    Caixa de controlo ventoinha devidamente fixada:



    E para acabar, eis algumas fotos do processo de "remontagem":





















    Fica a faltar a 2ª fase que é a ligação do IC ao motor, e que vem já de seguida!! Mas o pior e mais dificil já está feito!![]

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  2. #2
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão

    Boas!!
    Pois é, finalmente está pronto e a andar[]
    A 2ª e última fase era mesmo tão só e apenas ligar o IC ao motor!!!
    Ora então cá estão as fotos:

    Eis os locais onde vão ligar os tubos do IC:



    Os tubos de borracha protegidos por causa da proximidade (encosto) dos tubos de água do radiador:



    1 metro de tubo INOX 50mm largura por 1,5mm de espessura, custou 8€:



    Aqui os primeiros 2 tubos de borracha colocados (os da esquerda são também do 1.6HDi, 22,49€+IVA casa um):



    De outro ângulo:



    Os dois tubos de borracha já ligados no IC:



    Os dois tubos de borracha ligados do lado do motor, admissão/turbo:



    Agora o 1º tubo ligado do lado do motor. O tubo foi cortado com rebarbadora com disco proprio para inox, e depois foram limadas e lixadas as pontas para que não se liberte qualquer limalha. Foi também limpo por dentro com produto lava-motores. Os tubos têm de estar os mais perfeitamente limpo possivel.



    O 1º tubo já completamente ligado e o 2º ligado do lado do motor:



    Para acabar eis algumas do trabalho final, pronto a andar!! A tampa agora não é possivel colocar, mas mais tarde quando tiver a certeza que tudo está em ordem, vou dar-lhe dois pequenos cortes para poder colocá-la de novo no seu lugar.







    Bem, em termos prácticos, ainda não tive muita oportunidade para avaliar, ainda só fiz 30km!! Sei que as diferenças não são por aí além, mas que está diferente isso está
    Nessa pequena volta, quando parei fui verificar a temperatura dos tubos!! O tubo de entrada estava bastante quente, e o de saída estava morno!!

    Dúvidas, apitem!!

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    106

    Padrão

    nao é por nada, mas acho ke nao vais ganhar nada, se é ke nao vais perder mesmo, vito ke o inox com o motor kente vai akecer MUITO, o ke vai fazer kom ke o AR akeça na ida para o Intercooler, e VOlte a akecer na vinda, logo, ganho = 0 (zero)


    Digo eu ke digo coisas....,. Cumps
    SILVER TEAM:
    - Honda Civic EJ9 (1997), 90cv´s/6100rpm (stock)

    - Honda Civic VTI (199, 160cv´s/7600rpm (stock)

  4. #4
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Não é por aí ke o gato vai às filhoses..

    Quando somos nós a fazer as coisas é muito mais bacano.. Parabéns!

  5. #5
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    está bem porreiro

  6. #6
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap
    Não é por aí ke o gato vai às filhoses..

    Quando somos nós a fazer as coisas é muito mais bacano.. Parabéns!
    Obrigado Cap!!

    Isso é sem dúvida verdade, quando somos nós até parece que as coisas ficam melhor

    Citação Mensagem Original de Mata VTi
    nao é por nada, mas acho ke nao vais ganhar nada, se é ke nao vais perder mesmo, vito ke o inox com o motor kente vai akecer MUITO, o ke vai fazer kom ke o AR akeça na ida para o Intercooler, e VOlte a akecer na vinda, logo, ganho = 0 (zero)


    Digo eu ke digo coisas....,. Cumps
    Como dizes, isso és tu que dizes coisas, porque a realidade não tem nada a ver com o que disseste

    Tal como postei no final do 2º post, a diferença de temperatura entre o tubo de entrada e saída é bastante grande!!! Mas tudo bem, talvez os teus conhecimentos de física estejam um pouco enferrujados
    Qualquer das maneiras obrigado pela crítica , é preciso é esclarecer as coisas!!!

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  7. #7
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    porto, matosinhos -> Lisbon, Upgrade
    Mensagens
    1.604

    Padrão

    oh pa mt bom..em termos de explicaçao..nao so trabalhaste para ti..como te disponibilizaste a tirar fotos sempre para mais tarde vir aki descrever..nao é facil a paciencia..pk se ja é necessario apciencia para tudo dar certo..ainda adnar tirar fotos e faxer paint com rodinhas...dassssssssssss

    parabenssssssss

  8. #8
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão

    Citação Mensagem Original de luisinho
    oh pa mt bom..em termos de explicaçao..nao so trabalhaste para ti..como te disponibilizaste a tirar fotos sempre para mais tarde vir aki descrever..nao é facil a paciencia..pk se ja é necessario apciencia para tudo dar certo..ainda adnar tirar fotos e faxer paint com rodinhas...dassssssssssss

    parabenssssssss
    Boas e obrigado!!!
    Eu decidi fazer esta explicação/topico para partilhar o que fiz e o trabalho/material que usei, porque na altura em que andava a pensar fazer isto, procurei por todo o lado e pouco ou nada encontrei, e daí ter feito para que possa vir a ser útil a alguem mais tarde!!

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de Tiago M Car12
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    175

    Padrão

    Excelente DIY!!

    Parabens
    120d "DPF Spec"
    YZ 250 F" Kanguru Spec"

    www.smartchip-solutions.com

  10. #10
    Senior Member Senior Avatar de _zé_
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Lincolnshire/Braga
    Mensagens
    634

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Tiago M Car12
    Excelente DIY!!

    Parabens
    Faco do Tiago as minhas palavras.

    Passat 1.8T replaced by Audi A4 Avant TDI
    RST 1000 Mille Futura
    YZF 600R Thundercat

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Odivelas * Benedita
    Mensagens
    195

    Padrão

    Parabéns, boas fotos e exelente explicação!!!
    Agora uma leve repro nisso para aproveitar melhor essa mod é que era!

    cumps

    http://opelmantaportugal.blogspot.com/ blog dedicado ao Manta A
    Astra 2.0Di
    tol_4speed@yahoo.com

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão

    Boas,

    Parabéns pelo trabalho... está com mt bom aspecto.

    Bom a primeira vantagem de se utilizar Intercooler já lá está (baixar a temperatura de ar , aumentar a sua densidade). Se quiseres sacar mais potencia agora... concordo com o 4speed, dá-lhe com uma repro ligeira.

    Duas pergunta: onde arranjaste mala com as 3 ferramentas Einhell ??? Mt bacano.
    E que IC é esse?? É o de origem do 307 ?


    Abraço ao Fórum.
    Feliz Ano Novo

  13. #13
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    porto, matosinhos -> Lisbon, Upgrade
    Mensagens
    1.604

    Padrão

    boas amigo mais uma vez te dou os parabens....hoje resolvi escrever mais..."criticando" o 1º post de kem aki escreveu...criticando no bom sentido perguntando pk é kele diz ke n tens ganhos nenhuns?


    entao se tu dixes ke o ar no 1º tubo de saida ta a escaldar..e no segundo morno..ja tens bastantes ganhos na diminuiçao da temperatura..n entendo o post?


    depois...eu n sei ke tipo de intercoolers ha mas pk um ao alto e nao um deitado?n dava para mandar faxer um?tem de ser comprado ja feito?pk repara...ha ali uma zona onde esta a barra do parachokes perdes logo ali uma zona de ar..ja para n falar da barra para cima onde n entra ar...se colocaxes ao alto....o ar entrava todo pela grelha debaixo digo eu klaro n sabendo se é possivel

  14. #14
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PernaLonga
    Boas,

    Parabéns pelo trabalho... está com mt bom aspecto.

    Bom a primeira vantagem de se utilizar Intercooler já lá está (baixar a temperatura de ar , aumentar a sua densidade). Se quiseres sacar mais potencia agora... concordo com o 4speed, dá-lhe com uma repro ligeira.

    Duas pergunta: onde arranjaste mala com as 3 ferramentas Einhell ??? Mt bacano.
    E que IC é esse?? É o de origem do 307 ?


    Abraço ao Fórum.
    Feliz Ano Novo
    Boas tardes!!!

    Em relação a isso, não sei se já repararam na minha assinatura, mas já tenho o carro reprogramado há ano e meio!! Quando fiz a reprogramação o carro estava completamente de origem!! Deu cerca de 74cv de origem em banco, e no final ficou com cerca de 95cv! Claro que não sei até que ponto estes valores são realmente verdadeiros, mas o que me interessa é que ficou com 20cv a mais

    Depois da repro, apenas meti um filtro de caixa, desliguei a EGR (mas vou ligar novamente, não vale a pena estar desligada) e agora coloquei o IC!!

    Em relação às tuas perguntas, aquela mala de ferramenta comprei na loja do "tio belmiro" vulgarmente conhecida por continente, eheh.
    O Intercooler é o original do 1.6hdi

    Citação Mensagem Original de luisinho

    entao se tu dixes ke o ar no 1º tubo de saida ta a escaldar..e no segundo morno..ja tens bastantes ganhos na diminuiçao da temperatura..n entendo o post?


    depois...eu n sei ke tipo de intercoolers ha mas pk um ao alto e nao um deitado?n dava para mandar faxer um?tem de ser comprado ja feito?pk repara...ha ali uma zona onde esta a barra do parachokes perdes logo ali uma zona de ar..ja para n falar da barra para cima onde n entra ar...se colocaxes ao alto....o ar entrava todo pela grelha debaixo digo eu klaro n sabendo se é possivel
    Escaldar é quase o termo correcto, porque se andar a puxar é dificil segurar a mão em cima do tubo!!!

    Em relação ao intercooler até tens razão, porque ttinha espaço de sobra para colocar um maior!! Foram várias as razões que me levaram a colocar aquele!!
    - Foi uma oportunidade por bom preço em adquirir o do 1.6hdi;
    - As medidas e o local onde foi instalado é o mesmo do 1.6hdi;
    - As tubagens seriam muito mais curtas, se colocasse um maior seria muito mais dificil as passagens de tubos, curvas, etc...
    - O turbo é pequeno e acho que ia custar mais a encher tudo aquilo!
    Assim, apesar de haver outras soluções melhores, esta foi a mais barata e fácil

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    porto, matosinhos -> Lisbon, Upgrade
    Mensagens
    1.604

    Padrão

    n entendeste..eu n falava noutro mas sim o mesmo do mesmo tamanho mas noutra disposiçao..em vex de ser colocado ao alto..colocava ao comprido...em baixo...debaixod a barra...pk o ar entrava todo pela grelha debaixo....

    tu assim so tas a usar meio intercooler..ou nem meio 40% do total..pk da barra para cima o ar n entra

  16. #16
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão

    Citação Mensagem Original de luisinho
    n entendeste..eu n falava noutro mas sim o mesmo do mesmo tamanho mas noutra disposiçao..em vex de ser colocado ao alto..colocava ao comprido...em baixo...debaixod a barra...pk o ar entrava todo pela grelha debaixo....

    tu assim so tas a usar meio intercooler..ou nem meio 40% do total..pk da barra para cima o ar n entra
    Sim, sem dúvida que tens razão, mas como disse, isso iria dar muito mais trabalho!! Talvez na fixação não desse tanto trabalho assim, mas depois a passar tubos e etc ficava muito mais trabalho!!! Epá, se calhar tinha feito melhor da maneira que dizes.. mas olha, já está feito

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Excelente trabalho, excelente DIY!!

    Parabéns
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  18. #18
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Boas,

    307_hdi:

    sim senhor um trabalho bem feito, só tens que limar algumas arestas para ficar perfeito.
    mas de resto está impecavel e acima de tudo no bom caminho.

    Toca a ajustar essa repro, e altera os tubos que se encontram do lado do motor.
    caso vejas que o tubo após ic aquece muito arranja uma manga de protecção termica.
    mas penso que não vai ser necessário.
    Já agora faz um CCV by-pass.

    cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  19. #19
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Localização
    Estoril
    Mensagens
    65

    Padrão

    Citação Mensagem Original de pedro ramalho
    Boas,

    307_hdi:

    sim senhor um trabalho bem feito, só tens que limar algumas arestas para ficar perfeito.
    mas de resto está impecavel e acima de tudo no bom caminho.

    Toca a ajustar essa repro, e altera os tubos que se encontram do lado do motor.
    caso vejas que o tubo após ic aquece muito arranja uma manga de protecção termica.
    mas penso que não vai ser necessário.
    Já agora faz um CCV by-pass.

    cumprimentos,

    PR.
    Boas Pedro!!!

    Então dá lá mais umas dicas de melhoramento

    Já agora, explica-me lá o que é isso de "CCV by-pass"?

    Abraço
    Peugeot 307 XS Premium 5p 1.4 HDi ~100cv
    http://www.clube307.pt.vu

  20. #20
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Em relação às "arestas a limar", como já escrevi eu substituia os tubos de ligação ao motor por duas curvas tipo samco. No caso da ligação à admissão talvez o tubo que anteriormente ligava ao turbo, cortado de outra forma talvez fica-se melhor, já que o actual fica muito fechado o que não permite um bom fluxo de ar.
    Tenta verificar se não podes ganhar maior fluxo de ar para o IC, abrindo as alhetas do para-choques (aquelas que se encontram tapadas no lado do ic).

    Em relação ao CCV-bypass :

    Existe um tubo de ligação entre a cabeça do motor e o tubo de admissão após maf, que permite que os vapores de oleo sejam queimados nas camaras de combustão.
    pois bem estes gases ao passarem pelo ic, vão sujar este retirando-lhe alguma eficiência térmica.
    pois bem, basta desligares o tubo e direccionares este para uma zona mais ou menos escondida e assim os vapores passam a não entrar para o motor.

    Consulta outro DIY que se encontra neste dominio, e assim podes encontrar toda a info. que necessitas.
    por acaso no c3 não o tenho, no entanto no xsara tenho e até ao momento sem problemas.


    cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Intercooler 206 1.4HDI
    Por RSFerreira no fórum Do It Yourself
    Respostas: 52
    Última Resp.: 15-11-2010, 01:31
  2. c2 1.4hdi
    Por Luis_Corsa_GT no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 0
    Última Resp.: 09-06-2010, 00:34
  3. Intercooler em 206 1.4HDI
    Por RSFerreira no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 5
    Última Resp.: 19-11-2007, 14:33
  4. Intercooler e BMC CDA num 1.4HDI??
    Por C2VTR no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 41
    Última Resp.: 09-01-1970, 15:50
  5. 206 1.4HDi - VC
    Por S4 no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 18
    Última Resp.: 06-01-1970, 22:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •