é uma boa base e parece que já tens tudo planeado. Parabens.
bem, ainda nao tinha aberto o topico do meu outro chavanco por isso aqui vai:
tinha e tem alguns pontos a reparar, coisas estragadas do antigo dono.
mas de chassis encontra-se bom, o motor até a data ainda nao pariu, no entanto quando o comprei tinha o turbo gripado.
o que mais trabalho deu foi o rebatimento dos farois, estava tudo enferrujado nos parafusos
uso do carro é para trackday - time attack
....info....
carro: nissan 200sx S13 mk1
ano: 1991
c.c: 1800cc turbo
km: 200mil
4 cilindros
173CV
229NM ás 4000RPM
1190KG
codg. motor: CA18DET
comprado em abril 2012
aqui algumas alteraçoes ja efetuadas:
modificaçoes efetuadas até á data:
-walbro pump 255l/h
-embraiagem 6 pastilhas ceramica
-kit completo admissao direta com entrada ar no para-choques
-intercooler SAAB 9000 frontal
-linha de escape completa em inox da moongose 60mm
-oil catch can
-velas NGK IRIDIUM IX
-farois transparentes fundo negro + olho de boi (ainda nao foram aplicados)
objetivos:
-eletronica completa NISTUNE
-capas bielas e cambota ACL RACE CALICO
-turbo swap para garrett GT2860RS
-injetores 444cc rb26det
-maf do Z32
-intercooler frontal de maior capacidade
-intercooler de oleo
-controlador eletronico de boost da gizzmo
-innovate wideband mtx-l
-egt's
-injeçao metanol
-bateria seca odyssey
-travagem completa do nissan 300zx com conversao da furaçao de jante para 5 pernos
-pernos rodas ARP
-tomadas ar arrefecimento travoes
-saias laterais
-coilovers tein flex + EDFC
-jantes 17, algo leve
-pneus federal 595RSR
-apoios motor nismo
-diferencial + LSD NISSAN S14a
-cardan transmissao oco
-apoio caixa nismo
-barras anti aproximaçao frente e tras e inferiores
-2ª barra estabilizadora, fixa na de origem
-rollcage 6 pontos
-forro do cofre do motor com manta termica refletora
-celula gasolina ATL de 40L
-reforço do chassis nas barras longitudinais
-paineis removiveis, capot, mala traseira, tablier em carbono
-tunel de ar para intercooler
-radiador aluminio
-skid plate
-difusor traseiro e asa traseira fixa
-bucket seats bride
para ja é o objetivo, muito ambicioso de concretizar, mas passo a passo la vai.
podera estar na mesa a hipotese de trocar este motor por um SR20DET, isto porque o CA18DET ja é um motor antigo, ja tem muitos kilometros e ja é um motor com pouco mercado aftermarket em material do aço
nao tem muitas fotos, mas comentem a vontade
é uma boa base e parece que já tens tudo planeado. Parabens.
muito bom parabens.
Pedro Ramalho
RACECOMPdiesel
Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL
Tens ai uma bela lista. Quanto ao SR20DET é sem duvida melhor motor que o CA18DET tanto em potencia como em fiabilidade,mas lembra-te que tanto num caso como no outro vais ter provávelmente que os reconstruir. Cumps.
Últimamente andam a passar-me muitos 13's pela vista...
Está aí a faltar uma mod nas já efectuadas...
Cumps,
JCastro
Os meus records:
N16_1.5_Luxury - 5,96 L / 100 Km's (57L = 956,7Km's)
N16_2.2_DDTi __ - 4,98 L / 100 Km's (65L = 1306,4Km's)
Raieta chamado a caixa
Vw Golf mk4 1.9 TDI 19X.Xhp 4XXnm
Mercedes C270 CDI Stock 4 now...
é nesse seguimento de ideia que me ando a basear, pois é um facto que mesmo o ca18det precisa de uma reconstruçao, devido aos anos e kilometros que ja tem.
e pondo de parte o factor do dinheiro necessario para comprar um SR, o dinheiro de reconstruçao é mais bem empregue no SR, é aquela questao de gastar e ter o trabalho uma vez e nao ás pingas.
e este CA18 parece já ter aquele "BELO" cantar de capas que estes motores nos proporcionam :p
o meu impasse reside aqui.... trocar, nao trocar...
qual mod Jcastro?
de momento estou a negociar o material para fazer a conversao para 5 furos.
como tenho de comprar jantes, é outra coisa que fica ja de uma vez, assim as ENKEI rpf1 nao ficam excluidas
caso faça negocio com a conversao, os travoes tambem ja estao na mira, 300ZX em ferro fundido, melhor dissipaçao de calor relativamente aos de aluminio.
ficando a faltar para esta conversao uns tension rod's em condiçoes.
À recepção Diogo Gil Bocagiano
Faz como eu fiz e tira as dúvidas sobre o estado do motor
No meu caso fiquei radiante pois estava á espera de ter no máximo 170 cvs
Relativamente á reconstrução para o turbo em questão, parece-me que caso o motor esteja de boa saúde como o meu e seja bem estimado, não deve ser preciso reconstruíres
Sinceramente no meu caso e visto ter um charuto igual ao teu, caso o projeto vá para a frente, prefiro arriscar e dada a utilização que lhe dou e como os objectivos serão superiores ao stage 3, fico com o ca18 que aguenta muito mais rpm que um sr20
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
Essa lista promete..
RPM's nao sao tudo.... binario my friend, binario
mas tens um mercado aftermarket ja algo limitado para o ca18. o ca18 nao é um mau motor, mas ja é uma tecnologia com 20 e tal anos. ha que mudar para uma coisa mais recente e mais forte
mas uma intervençao nas capas e cambota quase que aposto que é necessaria... e sao mais 400 ou 500€ que lá se vao. tenho de fazer uma pesquisa para compra de SR e caso apareça um bom negocio nem penso 2 vezes.
no caso do SR estou a falar do SR do S15, a versao com 250CV. coisa que para atingir num CA18DET ja precisa de uns bons goodies.
mas como disse, para já vai andar assim, nao anda muito mal, a preocupaçao de momento é fazer upgrades a nivel de chassi.
Muito bom, vem aí um projecto de deixar qualquer um babado!
Outro projecto à maneira, com pés e cabeça Vai dando noticias.
Excelente! Vai-te dar muitas alegrias
Sim entendo amigo...
Por acaso andei num s13 com sr20 que era de facto muito divertido com um binário fora de série mas tinha diferencial s13, parecia um diesel
Há dias vi um sr20 por 2000 euros que é o preço deles, só que prefiro aproveitar as potencialidades do ca18, porque aqui sei que o motor aparentemente está bom e mesmo que necessite duma intervenção sinto que pode ser o melhor para mim
O sr20 achei um motor mais suave e dócil com um binário muito plano, enquanto o ca18 acho mais bruto e mais rotativo
Os meus objectivos são semelhantes aos teus caso avançe mas ainda com mais ambição
Boa sorte
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
sim é mais ou menos o preço deles...
sao opçoes... mas o ca18 é um bom motor sem duvida, um camarada já nosso conhecido daqui e de outros foruns tem um com 500cv se nao me engano.
mas para la chegar foi preciso muita fruta lá dentro e muito € investido.
com o mesmo investimento num sr conseguias uma margem maior é so esse o meu ponto.
acho que vai de uma preferencia pessoal, ha muitos que preferem CA, outros SR.
quanto a ambiçao, nao tenho uma meta delineada, nao delimitei uma potencia a atingir pois o céu é o limite.
o carro como vai ser usado para correr, muito provavelmente estara sempre em alteraçoes
a ambiçao será sempre ter o carro mais rapido possivel a sair de curva, toneladas de GRIP, binario e rapido como um foguete.
vai-se trabalhar para isso.
Cada vez mais gosto do S13.. provavelmente seria a minha eleição para um projeto do género.. tendo em conta que não há hipóteses de apontar para algo acima (nem a este.. quanto mais).
Está na calha aqui um grande projeto, se documentares tudo direitinho, podemos ter aqui mais um How To excelente para o S13.
Boas sorte.
Audi A4 TDI "Black Baron"
http://www.tuning.online.pt/forum/au...d=1#post810721
Audi A4 TDI "Black Baron"
http://www.tuning.online.pt/forum/au...d=1#post810721