já fizeste aqui uma pesquisa? havia alguns modificados aqui no forum.
Boas pessoal, sou das ilhas (São Miguel)
e tenho um fiat Bravo TD100 de 98 e quero carregar um pouco ate pelo menos 160/180 cv
Tou a pensar trabalhar a bomba e quero meter outro turbo e fazer uma repro.
Mas pelo que andei a pesquisar vejo topicos em que repro's nesta versao de carro nao da para fazer
outros dizem que da com uma Powerbox.
queria uma pequena ajuda através do vosso conhecimento sobre a repro...
E queria tambem saber que turbo aconselham a meter?
Cumprimentos
já fizeste aqui uma pesquisa? havia alguns modificados aqui no forum.
Sim, já....
mas pelas pesquisas que fiz nada é seguro e é so suposiçoes....
ñ vi nada que me deia a certeza que o que posso fazer vai dar certo...
nao confundir com o 1.9 jtd de 105cv sao ambos 1.9 e apenas 5cv de diferenca mas nada a haver um como outro
o teu é um simples td o jtd ja é common rail....
no corsa 1.5td fazes repro? nao ne...
a receita é simples:
-turbo grande qb (converter para geometria variavel de preferencia)
-êmbolo maior
-ic frontal(nada de grandes abusos)
-linhas mais solta directa ou nao
Que turbo aconselhas?
E não percebo o que queres dizer com linha mais solta?
Com maior diâmetro.
se nao tou em erro o teu um 14 ou 15 de origem fixo, se fosse eu a fazer e pa ficar uma coisa bem feita faria a conversao para geometria variavel e metia um 17 dos tdi de 130cv
linha mais solta que dizer que seria uma linha de escape de restriçoes, tipo cat, panelas com labirinto e assim, ou seja nao quer dizer que tenha de ser linha directa a fazer um barulho de trator como toda a gente tem o habito de fazer... se vires o meu "projecto" a minha linha ta basicamente como se fosse directa mas nao faz barulho, tem o cat oco e eu alterei a panela final tem os beneficios de uma linha directa mas sem barulho, tem la videos e tudo pa ouvires como fica.
o teu td com esse 17 e mais debito de gasoleo deves tirar na boa uns 160/170cv fiaveis, so nao sei a tua bomba de origem tera debito suficiente para isso, dai ter falado em mudares para um êmbolo maior, e claro nao esquecer um ic bacano...
Boas tb sou de São Miguel.
Ja tive um Bravo, mas era um jtd105, ora sendo a tua motorização 1.9TD100, esquece repros e box porque simplesmente nao tem utilidade nessa motorização, aconselho te a arranjar uma bomba injetora do 1.9TD75, pois já é uma bosch, tem mais debito e é em tudo melhor que a tua. A tua é lucas e alem de não ter grande debito tem alguns problemas de fiabilidade.
Se conseguires ultrapassar o problema da bomba, arranjas um turbo e intercooler frontal e ja consegues algo em torno dos 160/70 cv .
Cumps
Pelas panelas com labirinto, referes-te às de origem, com aquela curva fatela no final? sempre li nos livros de performance, que as linhas se queriam com o mínimo de restrições possíveis. Podes ter ou não panela, desde que não restrinja o diâmetro do tubo, em relação ao resto da linha. O turbo também tem de estar preparado para isso, se não vais rebentar vedantes, embora até se aguentem a maior parte desde que não levem muita patada.
E agora que falamos de mexer em fiats a diesel, sou só eu a achar ou sempre houve muito pouca informação online? Em comparação a motor do punto gt/uno/coupe?
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quando falei em labirintos ou restriçoes estava a falar de estrangulamentos internos.... a curva final nada mais é que uma ponteira....
rebentar vedantes do turbo por causa da linha?? a unica coisa parecida com vendantes, sao retentores de oleo e em nada sao afectados pela linha, os retentores so la estao a para manter o oleo no veio do turbo e evitar que ele para seja para a parte quente ou fria do turbo, a linha nao vai alterar nada que faça reduzir a vida util dos mesmos... agora se andares a mexer em pressão de turbo e assim ai ja é outra historia....
motores diesel fiat sao bons mas devido a nao ser uma marca de escafia (vags bms e assim) a muito poucos mexidos, a verdade é que ate andam bem mt bem mesmo, so que quem os mexe nao anda por ai a dizer a receita ne...
Tenho de procurar o tópico, mas há uns anos tinham-me falado disso e eu não acreditei. Foi até ter posto linha super direta no meu e ter comprovado isso mesmo. E depois o turbo ficou a fumar, depois de quente, o óleo.
E sim, esses estrangulamentos são precisamente o que o povo faz, que se deve evitar!
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isso do turbo fumar depois depois de meteres linhas secalhar deve-se ao facto de antes de teres linhas nao dares muito tratamento ao bicho e depois da linha directa ja da gosto carregar o pedal da direita e por consequencia mais aquecimento e se calhar o teu turbo ja nao tava a 100% dai ter-se queixado