Os construtores estão a disponibilizar aos proprietários ferramentas que lhes permitem aceder a mais dados de condução, com diversos tipos de alertas, mas que simultaneamente também permitem às marcas obter mais informações sobre a utilização do veículo.
É o caso do “Mercedes me Adapter”, um dispositivo ligado à ficha OBD de viaturas Mercedes-Benz com data de produção posterior a 2002 e que permite o acesso, através de um smartphone, a um vasto conjunto de informações da viatura a qualquer hora e em qualquer lugar, através de um sistema idêntico ao comercializado pela Norauto.
O importador em Portugal não anuncia nenhuma campanha especial para as empresas, mas este serviço é gratuito para qualquer cliente.
Para ter acesso basta, informa a marca, fazer o download da aplicação e efetuar o registo no portal “Mercedes me Adapter“. Após isso deve dirigir-se a uma Oficina Autorizada Mercedes-Benz para instalar gratuitamente o Mercedes me Adapter.
Através do smartphone, o utilizador passa a ter acesso a informações da viatura, tais como: o nível de combustível, a indicação do local de estacionamento e duração, registos de viagem, registo do reabastecimento com função de notas, entre outros.
A app Mercedes me Adapter permite também aceder a informações referentes aos serviços relacionados com a viatura: apoio rápido na eventualidade de um acidente ou avaria, pesquisa por Oficina Autorizada Mercedes-Benz, gestão dos serviços de manutenção com orçamentação personalizada para o próximo serviço e função de aviso de datas importantes, como a inspeção periódica obrigatória da viatura.
“Ao juntar-se à comunidade Mercedes me – o ponto de entrada digital para o mundo Mercedes-Benz – o cliente também terá acesso a outros serviços personalizados, informação sobre novos produtos e ofertas atrativas do lifestyle da Marca”, explica o comunicado.