A Toyota Motors está a planear produzir veículos elétricos com elevada autonomia em grande escala em 2020. A meta é criar um carro capaz de percorrer mais de 300 quilómetros com uma única carga.


A Toyota Motor está a planear produzir veículos elétricos com elevada autonomia em grande escala. Os carros chegariam ao mercado em 2020 nomeadamente no Japão, avançou hoje o diário japonês Nikkei, numa tentativa de fazer coincidir o lançamento com a realização dos Jogos Olímpicos de verão. A Califórnia é outro dos mercados em vista tendo em conta que os fabricantes sã obrigados a vender uma percentagem definida de carros com emissão zero.
Esta seria uma mudança drástica na estratégia da marca campeã de vendas a nível mundial, que até aqui tem apostado em veículos elétricos para cobrir curtas distâncias — as tradicionais viagens de casa para o trabalho tendo em conta o elevado preço das baterias elétricas e o tempo que demora a carrega-las. Ao adicionar veículos elétricos com elevada autonomia, o fabricante nipónico está a mudar a agulha seguindo os os passos de rivais como a Volkswagen.
A estratégia da Toyota para encontrar uma alternativa ao petróleo tem sido carros híbridos que combinam combustíveis fósseis com baterias recarregáveis ou veículos movidos a hidrogénio, mas depois do escândalo da manipulação dos dados de emissões poluentes em vários modelos diesel optou por mudar o plano. Agora, a marca japonesa pretende entrar no mercado dos veículos elétricos com um modelo capaz de percorrer mais de 300 quilómetros com uma única carga. E espera que, em 2025, os veículos elétricos representem 25% das suas vendas totais.
O Nikkei, sem citar fontes, avança que a Toyota vai criar uma equipa, até 2017, dedicada ao desenvolvimento de carros elétricos. Nos planos da marca está a eventual utilização de uma plataforma já existente, tal como a do híbrido Prius ou do Toyota Corolla.