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Tópico: Civic 1.3 EG3 - Swap B18C4

  1. #1
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    Padrão Civic 1.3 EG3 - Swap B18C4

    Boas,

    Recentemente adquiri um Honda Civic EG3 (mecânica D13B2 - SOHC a carboradores), adquiri também há já alguns tempos um bloco nú B18C4, tenho também cá por casa muito material, desde uma cabeça PR3 (B16A2), colectores de admissão P73 (B18C/B18C6), cames ITR Spec 96 como também pistões P73-00 (B18C japonês), bielas P73 e cambota polida P73, cablagem B16A2 OBD1 com centralina P30 proveniente de um EG6.

    Visto que é um modelo com motor sem injecção electrónica preciso de saber se necessito de mais algo para o swap ser plug & play?

    O meu objectivo é fazer um projecto Poor man's Type R (Type R dos pobres) como é habitual nos EUA para track days.

  2. #2
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    cablagem interior talvez seja diferente e talvez bomba de gasolina... nao sei se os apoios de motor serao iguais....

    mas nao recomendo tal swap para uso em estradas publicas pois passar de um 1.3 a carb para uma mistura de 1.8 com 1.6 com inj multiponto é meio caminho andado para ficares sem carro e ja pa nao falar em inspeçoes pois sem a bela notinha nao passa.... e esta cada vez mais dificil de encontrar quem o faça por fora

    se fosse de um D16z6 pa um B16 ok tasse bem tas a tirar um 1.6 e meter outro 1.6 apesar de mudares de SOHC para DOHC ate podem deixar passar pois nao alteras-te cilindrada apesar de ganhares um monte de cv

    mas de 1.3 para 1.6 ou no teu caso 1.8 pa estrada nunca o faria agora se for para track day força nisso amigo

  3. #3
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    Citação Mensagem Original de fireTVD Ver Post
    cablagem interior talvez seja diferente e talvez bomba de gasolina... nao sei se os apoios de motor serao iguais....

    mas nao recomendo tal swap para uso em estradas publicas pois passar de um 1.3 a carb para uma mistura de 1.8 com 1.6 com inj multiponto é meio caminho andado para ficares sem carro e ja pa nao falar em inspeçoes pois sem a bela notinha nao passa.... e esta cada vez mais dificil de encontrar quem o faça por fora

    se fosse de um D16z6 pa um B16 ok tasse bem tas a tirar um 1.6 e meter outro 1.6 apesar de mudares de SOHC para DOHC ate podem deixar passar pois nao alteras-te cilindrada apesar de ganhares um monte de cv

    mas de 1.3 para 1.6 ou no teu caso 1.8 pa estrada nunca o faria agora se for para track day força nisso amigo
    Boas,

    Obrigado pela pronta ajuda.

    Realmente também pensei que fosse necessário a cablagem interior do EG6 VTi bem como a bomba de gasolina.

    Quanto ao passar de 1.3 para 1.8 não vai ser nada de outro mundo, o que não faltam é projectos americanos, nomeadamente EH2 e EH3 (EG4 e EG5 nos EUA e Canadá) com swaps que vão desde o LS/VTEC (Bloco B18A1 ou B18B1 com cabeça PR3 do B16A2 ou B18C-ITR ou P72 do B18C-VTI/GSR), B18C, B20/VTEC e até mesmo K20A e a curvarem tanto ou melhor que os ITR.

    O Integra com código chassis DC2 (modelo GSR que é equivalente ao nosso 1.8 VTi e Type R) é a evolução do chassis do Civic EG. Aliás, o Integra foi desenvolvido através da plataforma do EG.

    Eles por norma colocam as barras de charriot com sinoblocos frente/traseira do ITR, Barra AA frontal do CTR EK9/DC2 GSR (ou aftermarket) mais Barra AA traseira do ITR, conjunto de suspensão com amortecedor Kayaba e molas Eibach e travagem que vai do Integra GSR (a mesma do nosso Civic MB6 1.8 VTi só que com furação 4x100) ou a travagem do ITR Japonês (4x114,3) com servo freio sem ABS do CTR EK9. Ou seja, mudam quase tudo o que seja componente de segurança e estabilidade do ITR.

    Aliás, no programa japonês Hot Version, o Kenchii Tsuchia testa um EG6 com quase tudo do ITR e algumas peças aftermarket contra um ITR com uns toques na linha de escape e suspenção e o comparativo foi praticamente equilibrado.



    Quanto à ilegalidade do swap, não sairam muitos EG3 cá em Portugal e alguns são até mesmo importados, por isso não vejo as autoridades com muito conhecimento a nivel do design do motor embora que quem possua Civics por mais de origem que esteja é mandado parar em 9 em cada 10 operações STOP.

    Mas como estou numa de track days quero que o projecto tenha uma componente Kanjozoku.

    Abraço

  4. #4
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    nao meto em causa a fiabilidade do chassis pa suportar tal swap, a carroçaria EG ja tem mais do que provas dadas nesse aspecto
    é claro que os upgrades que falas sao mais que bem vindos, charriot, sinoblocos, Barras AA frontal e traseira, suspensão e travagem e sem duvida que ficas que ficas com uma bela maquina pos track day

    o meu unico "contra" seria a legalidade, ipo, operaçoes stop
    hoje em dia qualquer carro de "escafia" nao passa uma que nao seja mandado parar tal como disses-te, mas nao te esqueças que a BT de hoje em dia nao é a mesma de a 5 ou 6 anos atras que nem sabiam se um carro era a diesel ou gasolina :P
    eles sabem tudo amigo as vezes ate pelo barullho ja sabes se ta ou nao mexido, tanto andaram de volta que acabam por aprender
    so pelo barulho das logo nas vistas ne

    e se abres o capo nunca na vida nem por mais "burro" que seja o BT que ele vai acreditar que isto é um 1.3 carb



    e nem visualmente da pa disfarcar ne :P

    pois devia estar la um assim ne




    mas pa tracks day força nisso amigo e depois quero ver videos do bicho

  5. #5
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    São tampas de válvulas completamente distintas é verdade, entrentanto vou tentar adquirir uma tampa de válvulas de um B16A1 onde o simbolo "H" da Honda tem um formato mais quadrangular com legenda "Honda Motor Co." em vez de "Honda", desbastar as legendas "DOHC VTEC" e descartar a tampa dos cabos de velas para uma aparência mais natural, como por exemplo a tampa de vávulas do D16Z5 que saiu nos CRX ED9 1.6i16.

    Aliás, o melhor de tudo era ter um EG5 ESi e arranjar um bloco nú B16B proveniente de um CTR EK9, para quem não sabe o código do bloco é P72, o mesmo do B18C6 e B18C4, ou seja, no Japão há quem coloque o stroker kit da Spoon (internos ITR), ou seja à primeira vista parece um B16B mas lá dentro está um B18C. O único problema é que estes blocos são raros e quem os tem não vende por menos de 800€ o que é um roubo por um bloco completamente desarmado.
    Última edição por Kovas; 01-10-2016 às 16:07.

  6. #6
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    o problema nao é o desenho das tampas ou as letras que la estao...

    os problemas sao varios

    *Tamanho da cabeça
    *SOHC vs DOHC
    *carborador/filtro vs colector e barra de injeçao
    *espaço vazio vs filtro de ar

    na rua nao te safas mesmo, o swap é sempre complicado, ja foi tempo que um gajo podia fazer tudo e era na boa....

    o melhor era um eg vti e carregares um b18 la dentro... igual em tudo excepto uns 40 cv a mais lol de origem....

    num b18 metes umas cames soft, colectores, linha e electronica e sacas uns 220cv se quiseres abusar, recorrendo a internos mantendo N.A. tive um colega que tinha 240cv

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