Resultados 1 a 5 de 5
Like Tree4Gostos
  • 2 Escrito por tuningonline
  • 2 Escrito por tuningonline

Tópico: Xenon Já não exige lava-farois e autoniveladores?

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão Xenon Já não exige lava-farois e autoniveladores?

    Comprei ha 2 semanas um Corsa E 1.3CDTI Cosmos, entre outras coisas veio com xenon de origem.
    Quando o fui levantar ao stand estranhei não ter lava-farois ao que me responderam que vinha equipado com um novo tipo de lampadas de "baixa frequencia" e que isso já não exigia esse equipamento, esse e os autoniveladores. Sim, o carro tambem vem com regulação manual da altura dos farois... Fiquei espantado!

    Hoje fui com um carro de um cliente á IPO e perguntei ao inspector se a legislação tinha sofrido alterações e expliquei-lhe o caso.
    Qual não foi o meu espanto quando ele me garantiu a pés juntos que isso era impossivel sair assim de fabrica, que continuava a ser obrigatório possuir lava-farois e autoniveladores e que o carro estava fora da lei! Chamou outro colega e até o chefe dos inspectores e todos me disseram a mesma coisa!!! Disse-me ainda que o mais provavel era o xenon ter sido montado já cá em PT para escoarem unidades mais rapidamente... WTF???

    Depois de uma breve pesquisa reparei que ha mais modelos a sair assim para o mercado, entre eles o Skoda Rapid ou o Mercedes Benz Class E.
    Alem disso ha varias referencias em foruns em UK que tambem falam que os Corsa novos vêm sem esses equipmentos lá no mercado deles (provavelmente em todos os mercados, claro). Alem disso, numa pesquisa por imagens de Corsa´s de facto não aparece nenhuma versão com lava-farois.

    No sabado, se o centro de inspecções tiver aberto vou lá "esfregar-lhes" o carro na tromba, depois quero ver o que me dizem.
    Outra coisa, será que isto vai abrir alguma brecha na lesgilação que abra portas para que o pessoal começe a meter xenon de "baixa frequencia" outra vez? Já tenho saudades do meu outro bote, o Fiat Stilo, quando andava com xenon, andei com ele alguns anos mas acabei por tirar pois eles adavam a apertar com isso na estrada.

    E como está a lesgislação em relação ás lampadas de LED? O que diz ela? Já ponderei meter lampadas de LED mas sei lá...

  2. #2
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Não é nada de novo os inspectores não saberem a legislação ou não estarem a par de novidades tecnologicas. Lembro-me bem há uns anos quando apareci com uns pneus diferentes e jantes em que o inspector não sabia a lei e se os 2.5% era para a medida das jantes ou pneus...
    LeNnOxLeWiS e fermamar gostam disto.

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2015
    Mensagens
    11

    Padrão

    a optica tem "olho de boi"?? se sim segundo o que sei não é preciso lava farois nem auto nivelador.

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de fermamar
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    472

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Black_P Ver Post
    a optica tem "olho de boi"?? se sim segundo o que sei não é preciso lava farois nem auto nivelador.
    Sim, tem olho de boi e é lampada bi-xenon. Mas onde está isso escrito na lei?

    Hoje fui lá ao centro de inspecções e tiveram que mudar o discurso radicalmente mas o que me disseram não fez qualquer sentido. Primeiro disseram que não necessitava de lava farois porque o vidro do farol é de plastico. Conversa da treta, farois de plastico começaram a sair na decada de 90 do milénio passado e massificaram-se, haverá poucos modelos que tenham saido com xenon e que sejam em vidro. Depois vieram com a treta que apesar de ser de regulação manual devia ter autoniveladores. Mais uma vez a tentarem disfarçar a total falta de conhecimento....

    Bom, daqui a 4 anos, na altura da primeira IPO logo se verá.

  5. #5
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

Tópicos Similares

  1. [VENDO] Kit Auro-Regulamento+Lava Farois
    Por _xp_ no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 45
    Última Resp.: 10-12-2012, 23:33
  2. [Compro] Lava farois do Punto GT
    Por Dranz666 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-08-2009, 20:12
  3. lava farois.
    Por sooker no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 5
    Última Resp.: 10-05-2009, 13:27
  4. [Procuro]Lava-Farois
    Por dafonso24 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 12-03-2009, 17:55

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •