Esse motor é SOHC...
Se não tens ideias em lhe montar 1 turbo ou algo tipo isso, pensa sobre mudares a cabeça dele para DOHC!
Por exemplo, tens cabeças DOHC para o motor D16 nos seguintes motores/carros:
D16A1
Found in: 1986–89 Acura Integra (USA)
- Valvetrain: DOHC 16-valve (four valves per cylinder)
D16A3
Found in: 1986–89 Acura Integra (Australia)
- Valvetrain: DOHC 16-valve, four valves per cylinder
D16A8
Found in:
- 1988–1995 Civic/CRX/Concerto (UK/Europe/Australia)
- 1992–1995 Rover 216/416 GTi (UK/Europe)
- 1993–1997 Rover 216 Sport Coupé (Europe)
- Valvetrain : DOHC (4 valves per cylinder)
D16A9
(Same as D16A8 but without a catalytic converter)
Found in:
- 1988–1991 Concerto (UK/Europe)
- 1988–1991 CRX 1.6i-16 (UK/Europe/South Africa)
- 1990–1992 Ballade 160i-DOHC (South Africa)
- 1988–1991 Civic 1.6i-16 (UK/Europe)
- 1992–1993 Civic GTi (New Zealand)
- 1989–1992 Rover 216/416 GTi (UK/Europe)
- 1992–1995 Civic Si (Japanese, European and Peruvian version)
- Valvetrain : DOHC 16 valve (4 valves per cylinder)
D16Z5
(Basically the same engine as the D16A9, but now with a catalytic converter and lambda sensor)
Found in: September 1989 – 1992 Honda CRX (European market)
- Valvetrain: DOHC, four valves per cylinder
Mas também podes sempre trocar de motor, para por exemplo 1 dos seguintes: B16, B18, B20, F20, F22, K20, K23, K24...
E então só depois de teres uma melhor base/motor, investias nesse!
E claro, podes sempre também meter turbo em 1 desses outros motores, pois até para isso são melhores bases.
Porque por exemplo, os motores D16 têm bore = 75.0 mm e stroke = 90 mm. Isso significa que é 1 motor mais rectangular, e isso é mais optimo para torque a baixas rotações. Comparado com por exemplo, um motor K20 que tem bore = 86 mm e stroke = 86 mm. Isso significa que é 1 motor 100% quadrado, e isso é mais optimo para altas rotações. O que estou a falar chama-se bore/stroke ratio!