Serão às centenas no 12.º Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época e, entre elas, várias raridades mundiais - algumas a atingir facilmente verdadeiras fortunas - vão saltar à vista, a partir desta sexta-feira (e até domingo), na EXPONOR.

O
Lancia Flaminia Sport Zagato é uma das joias que estará em exposição. Existem muito poucos no mundo e, neste domínio, a raridade tem influência no preço. E muita… Herdeiro do “sex-appeal” do design italiano do início da década de 70 do século passado, o coupé enganou o tempo e surge magistralmente renovado, graças aos “mágicos de serviço” das oficinas do conhecido restaurador de clássicos Juan Lumbreras, de Vigo.

Está bom de ver que a viatura transformar-se-á numa das “estrelas” do AutoClássico 2014. Mas o 12.º Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto desta sexta-feira a domingo, fornece centenas de motivos. Um deles aparecerá com “asas de gaivota”… Falamos do Mercedes 300 SL Gullwing, um dos maiores ícones da indústria automobilística, que celebra este ano 60 anos desde o seu surgimento.

O certame organizado pela Eventos del Motor, que atrai todos os anos muitas centenas de espanhóis ao Porto (incrementando assim o turismo e a imagem da cidade nortenha), assinalará, aliás, várias efemérides durante o acontecimento: os 50 anos do Ford Mustang (o que pertenceu ao Eusébio não faltará, entre vários modelos que fizeram história), o meio século do Fiat 850 (no espaço do Fiat Clássicos Clube de Portugal, no Pavilhão 3, serão várias as versões expostas); os 80 anos do Citroën Traction (no stand da Filinto Mota, que, vive igualmente os seus 80 anos de existência); as nove décadas da Morris Garage (com a colaboração do Maia MG Clube e da empresa Robalo & Macedo, no Pavilhão 2); e os 110 anos da Rolls Royce (que será também evocada através de alguns modelos).

O AutoClássico é, recorde-se o maior evento do género em Portugal, e um dos mais significativos da Península Ibérica. Enche, desta feita, 30 mil metros quadrados com cerca de 300 expositores (de diferentes nacionalidades).

Markku Alén, Rally Targa Clube e concentrações multimarcas

Não se esgota, no entanto, por aqui a festa dos clássicos sobre rodas. Muitos dos seus momentos maiores curvam na pista do Motorshow (pavilhões 4 e 5 da EXPONOR, e respetivas zonas exteriores), este ano mais dinâmica fruto da renovação empreendida no traçado.

O elenco de pilotos volta a estar recheado, e tem Markku Alén (de regresso à prova, agora com 63 anos) como figura de cartaz, ao volante do Mitsubishi Evo X. A competir pelo troféu “Piloto Motorshow” estarão os portugueses Pedro Leal, João Barros (Ford Fiesta R5), Joaquim Santos (Ford Focus RS), Miguel Barbosa (Mitsubishi Evo X), Ivo Nogueira (Subaru Impreza) e Joaquim Bernardes (VW), entre outros.

Fiel ao seu compromisso de oferecer um programa variado de atividades, o certame transformará a Feira Internacional do Porto no ponto de partida e chegada do Rally Targa Clube AutoClássico, prova de regularidade histórica incluída no Troféu ACCAN/Jorge Spratley, que terá lugar no dia 4 (sábado).

O fim de semana acolhe, aliás, variadíssimas concentrações de veículos clássicos (como as que têm previsto organizar os clubes Fiat, Porsche, BMW M, Mini, entre outros) e coloca a EXPONOR como princípio e desenlace do XIII Passeio de Clássicos Citroën, numa iniciativa do Grupo Filinto Mota.

Horários do AutoClássico Porto 2014:
Dia 3, sexta-feira: das 15:00 às 21:00;
Dia 4, sábado: das 10:00 às 21:00;
Dia 5, domingo: das 10:00 às 20:00.