Resultados 1 a 14 de 14

Tópico: [DIY] Pintar jantes

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    378

    Padrão [DIY] Pintar jantes

    Ora boas!

    Sei que existe pelo menos mais 1 tópico sobre isto mas quis mostrar como o fiz...

    Compradas que estão as jantes do cup mk1, chegou a altura de as colocar impecáveis... Como as jantes estão impecáveis e não tão empenadas, apenas estão com alguns riscos (alguns passaram a camada de verniz) decidi arriscar e fazer eu as pinturas... Sempre se poupa algum guito...

    Material necessário:
    1 Esponja abrasiva de grão fino (AKI) - 1€
    2 folhas de lixa de pintura de grão 1000 (AKI) - 0,68€/unid
    Produto de limpeza/desengordurante
    Primário
    Tinta
    Verniz acrílico

    Vou mostrar imagens do tratamento feito à jante que estava em pior estado.

    Estado das jantes antes de começar o tratamento (vê-se no centro da jante perto do local de aperto uma zona mais escura que estava toda riscada, assim como alguns riscos nos raios):



    Estado da jante após ter sido lixada:



    Comparação antes e depois:



    Após primário:



    Apliquei já o primário para ter um bom tempo de cura enquanto a tinta não chegava...

    Entrretanto chegou a tinta, e comecei as verdadeiras pinturas.
    Lixar bem a superficie e lavar bem (muito importante), aplicar primário e deixar secar bem... dar várias de mão de tinta (não tentes pintar a jante à primeira pois a tinta vai escorrer e formar gotas, entre pinturas podes dar uma lixadela nalguma imperfeição que haja (com lixa de pintura) e por fim verniz acrílico... eu dei 3 de mão para proteger bem ...

    Já fiz a pintura à quase 1 ano e até agora ainda dura....mesmo com algumas raspadelas nos passeios a tinta não lasca....


    E já agora o resultado final:



    Pormenor:



    Cumps Geo

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    Bem, eu como sou mesmo dummy na matéria, gostava que explicasses um pouco mais ainda. Que tipo de primário e de tinta aplicaste? Aplicaste com compressor? Qual a diferença entre a esponja abrasiva e as folhas de lixa (ou seja, quando e em que caso se aplicam)?

    Isto por acaso interessa-me, pois comprei umas jantes de 16" do 206 GTi pró meu Xsara, mas uma delas tem a pintura um pouco "comida", e começa-se a notar o primário.

    Obrigado desde já.
    Cumprimentos!

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de luis_td
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Localização
    barreiro
    Mensagens
    1.123

    Padrão

    parecem estar fixes...
    mas podias ter posto qe tinta (e marca) usaste e o total qe gastaste em td

    cumps

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    378

    Padrão

    Desculpem...

    Todo o trabalho de pintura foi feito com material da MOTIP (comprado na Norauto).
    Primário para metal de cor branca +/-10€
    Tinta específica para jantes da MOTIP cor prateada +/-10€
    Verniz acrílico da MOTIP +/-10€

    Tudo foi aplicado com latas de spray cumprindo as indicações que vêm na lata (manter a distância e aguardar pelos tempos de secagem). Se vais fazer com pressa vai ficar um borrada...

    Inicialmente usei a esponja abrasiva para remover o verniz que as jantes tinham e anular imperfeições e riscos que as mesmas tinham. É muito mais fácil trabalhares com uma esponja do que com uma folha fina de lixa... pelo menos eu prefiro e em termos de durabilidade, eu usei 1 esponja em todas as 4 jantes e ainda tenho a esponja, ao passo que se usasse lixa gastava mais...

    Posteriormente às jantes estarem todas lixadas convém limpar muito bem todas as impurezas para garantir que o primário adira o máximo possível.

    O primário é aplicado a uma distância de +/- 30 cm sempre em movimentos circulares e não tenhas pressa em aplicar em toda a jante de uma só vez pois corres o risco de acumular "tinta" e causar escorrimentos e gotas... Eu ao total dei 3 de mão de primário.

    Após o primário estar bem seco dei-lhe com a lixa de pintura muito fina apenas apra acabamento para lhe dar um toque mais suave... Voltei a limpar bem as jantes para rmeover vestigios da lixagem e siga com tinta para cima.

    Ao pintar é preciso ter paciência e mais uma vez, não querer pintar tudo de uma só vez... Dei 2 de mão da pintura no total. Se porventura tiveres alguma gota que tenha escorrido é preferível deixares secar e depois lixares, não tentes tirá-la enquanto não está seca.

    Por final é aplicares o verniz... Dei 3 de mão de verniz para ficarem bem protegidas e nesta fase auxiliei com um secador de cabelo para ajudar no processo de secagem pois o verniz demora mais a secar e não queria cabelos/pelos/pó a agarrar-se à jante enquanto secava.

    No total devo ter gasto menos de 35€

    Qualquer dúvida que tenham perguntem...
    Feito!


    PS: Comprem sempre um primário de cor diferente à cor que têm nas jantes, torna mais fácil a sua aplicação e distinção dos sitios onde já foi aplicado... Como podem ver usei um primário de cor branca, se tivesse jantes brancas não ia distinguir o que era primário do que era tinta...

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    Obrigado, parceiro!

    Quando tiver um pouco mais de tempo tratarei das minhas jantes com o teu método!
    Cumprimentos!

  6. #6
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2010
    Mensagens
    40

    Padrão

    Mto boas.... há uns tempos tambem fiz isso
    as minhas

  7. #7
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Porto
    Mensagens
    49

    Padrão

    Bom diy.

    Um dia destes aventuro-me a fazer o memso as jantes do meu carro.

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de CorpsePT
    Data de Inscrição
    Oct 2010
    Mensagens
    119

    Padrão

    Antes de mais, parabéns pelo trabalho. Segundo, obrigado. Acho que me fizeste mudar de ideias e ser eu mesmo a pintar as minhas.

    Já agora uma pergunta:

    Este user pintou e usou verniz ao fim para "estancar" e preservar a tinta. Mas por exemplo, quem pinta de preto baço como é que a "estanca"?

    Cumprimentos.

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de BladeRunner
    Data de Inscrição
    Jan 2010
    Mensagens
    162

    Padrão

    Citação Mensagem Original de luis_td Ver Post
    parecem estar fixes...
    mas podias ter posto qe tinta (e marca) usaste e o total qe gastaste em td

    cumps
    Tens aqui outro DIY, mais pormenorizado. O total gasto pode ser reduzido... foi comprada lixa e mais material que não foi usado.
    É sempre um trabalho gratificante!

    http://www.tuning.online.pt/forum/di...t108406p2.html

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2011
    Mensagens
    11

    Padrão

    Já algum tempo que estou para fazer isto as minhas, acho que vou tentar

  11. #11
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    19

    Padrão

    Faltava-me mesmo esta explicação do material que usar, bom DIY! Esta semana ja pinto as minhas

  12. #12
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Oct 2011
    Mensagens
    30

    Padrão

    Acho que são demasiadas as variantes que podem fazer com que o trabalho corra mal....
    E nada melhor que a casa das jantes em Braga ou a metalurgica no Cacém (mais barato)

  13. #13
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2012
    Mensagens
    11

    Padrão

    Citação Mensagem Original de CorpsePT Ver Post
    Antes de mais, parabéns pelo trabalho. Segundo, obrigado. Acho que me fizeste mudar de ideias e ser eu mesmo a pintar as minhas.

    Já agora uma pergunta:

    Este user pintou e usou verniz ao fim para "estancar" e preservar a tinta. Mas por exemplo, quem pinta de preto baço como é que a "estanca"?

    Cumprimentos.
    usas um verniz matte

  14. #14
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Sep 2014
    Mensagens
    2

    Padrão

    ]Boas pessoal!
    Leio este forum à já algum tempo, e quero comprar tinta para pintar um honda crxde 91 vermelho e as jantes gostaria de saber valores das tintas e onde comprar eu sou de vila do conde

Tópicos Similares

  1. Pintar jantes
    Por Master_Aranha no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 3
    Última Resp.: 11-09-2010, 00:27
  2. de que cor pintar as jantes???
    Por lmg no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 11
    Última Resp.: 19-04-2009, 23:21
  3. pintar jantes
    Por tiagotb no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-06-2007, 14:21
  4. Pintar as jantes....
    Por volksg no fórum Geral Tuning
    Respostas: 7
    Última Resp.: 03-03-2007, 16:45
  5. pintar jantes
    Por Mini 1000 no fórum Tuning Virtual
    Respostas: 2
    Última Resp.: 26-01-2007, 00:43

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •