A Goodyear anunciou que a Audi selecionou o novo pneu de 16 polegadas EfficientGrip SUV para equipar o crossover coupé Audi Q3 de formato compacto. O pneu 215/65R16 98V está atualmente a ser montado nos modelos Audi Q3 em todo o Mundo.

O Audi Q3 é um crossover coupé de formato compacto de cinco portas que foi lançado pelo fabricante de automóveis alemão em 2011. O carro pretende ser um veículo com uma imagem mais urbana e desportiva do que as versões Q5 e Q7.

A Goodyear lançou o pneu EfficientGrip SUV em finais de 2011. Dirigido especificamente para os mercados dos veículos SUV e 4x4, o novo pneu combina as qualidades de aderência à estrada da gama, com uma capacidade ativa para proporcionar um consumo de combustível mais baixo, emissões de CO2 mais baixas e uma condução mais silenciosa. O pneu está disponível para uma sólida gama de veículos SUV e 4x4, desde veículos de dimensões e luxo/tamanho grande até às gamas normal, compacta e pequena.

Entre as novas características mais avançadas incluem as lâminas 3D na banda de rodagem, criadas para melhorar o contacto geral do pneu com a estrada e que reduzem a distância de travagem do veículo em vários metros. Trata-se de um composto avançado de banda que respondendo à procura de uma melhor aderência em superfícies molhadas, cozido na estrutura do pneu, este utiliza resinas de tração e que aumenta ainda mais a travagem em estradas com piso molhado. A sequência e o desenho otimizado dos blocos reduzem o nível de ruído do pneu.

Graças aos últimos avanços tecnológicos, a rigidez uniforme do EfficientGrip e a distribuição de pressão na superfície de apoio, cria um pneu que oferece uma melhor quilometragem. Um pneu com um peso total mais baixo, em comparação com os modelos anteriores, permite aos condutores uma condução e manobras com maior precisão.

O Audi Q3 é um novo veículo topo de gama que vem responder às necessidades crescentes de veículos crossover coupé de formato compacto na Europa.” - afirma Hugues Despres, diretor de marketing da Goodyear para a EMEA. “Como fabricante de pneus líder, a união entre a Audi Q3 e o EfficientGrip SUV da Goodyear, resulta na perfeição e esperamos manter uma relação duradoura com o Q3 e com a Audi”.

Com o crescimento do mercado de utilitários desportivos e 4x4 na Europa, espera-se que a procura de pneus especiais para SUV e 4x4 aumente. A Goodyear disponibiliza no mercado um dos mais vastos portfólios de pneus para SUV/4x4, quer para Verão quer para Inverno e continuará a investir nessa linha de produto durante os próximos anos, à medida que o mercado se vai expandindo.