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Tópico: Conselhos para 1o TrackDay

  1. #1
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    Ora boas... como tenho visto por aqui temos ja bastantes users que realizam trackdays, com ou sem carro proprio. No meu caso como a minha carrinha nao ta em condicoes para tracks por enquanto.... comprei 1 bilhete para dar em 9 voltas divididas em 2 sessoes num lotus exige na pisa de silverstone... e dakeles track experiences...

    o que quero saber... que dicas... dao a nivel de conducao de um carro em pista... como vai ser a 1a vez.... sempre e bom ter algumas ideias.

    thx
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  2. #2
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    Ora boas... como tenho visto por aqui temos ja bastantes users que realizam trackdays, com ou sem carro proprio. No meu caso como a minha carrinha nao ta em condicoes para tracks por enquanto.... comprei 1 bilhete para dar em 9 voltas divididas em 2 sessoes num lotus exige na pisa de silverstone... e dakeles track experiences...

    o que quero saber... que dicas... dao a nivel de conducao de um carro em pista... como vai ser a 1a vez.... sempre e bom ter algumas ideias.

    thx
    Quando e que la vais?
    Diz qualquer coisa que se calhar tambem la apareco.
    Tens que ter cuidado nas seccoes de Stowe (nao facas a esgalhar e preparate para o carro entrar en slide na curva) e nas seccoes entre a Bridge e Woodcote, de resto podes fazer quase tudo a fundo.
    Lembra-te...."vira p a esquerda p ir para a direita!"
    345hp/390lb......189Mph....alguem quer brincar?

  3. #3
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    tou a espera que o tempo melhore para marcar o dia... tenho ate dia 31 de marco para usar o bilhete... ke este tempo de neve fez... estragos..
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  4. #4
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    Amigo..queres ouvir uns bons conselhos????

    Então ve este video

    http://www.youtube.com/watch?v=fL6uOP6R9rY

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  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de WolfDesign
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    Citação Mensagem Original de Drift King Ver Post
    Amigo..queres ouvir uns bons conselhos????

    Então ve este video

    http://www.youtube.com/watch?v=fL6uOP6R9rY
    bom conselho
    ja tinha visto explica fixe. devia ter legendas pq nem tda a gente percebe ing.

  6. #6
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    Mas quem vai a silvertone tem de ter alguma base de ing

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  7. #7
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    Exclamation Track Day

    Olá!

    Vou deixar aqui alguns conselhos que me deram quando fui ao primeiro Track Day foi de mota mas muita coisa é verdade para as duas situações. Nunca entrei com o carro na Pista.

    Acho que o importante é não te preocupares muito com as linhas, os pontos de travagem e etc. Por experiencia dá umas 3/4 voltas à pista e em cada volta vai aumentando o ritmo mas com alguma segurança. Eu na primeira vez que fui a 3 volta entusiasmei-me e fiz mer** na VIP e ia derrubando um amigo meu..É muito fácil seres surpreendido pela pista.
    Por isso vai lá e disfruta o carro não te preocupes muito com promenores porque isso acaba por vir naturalmente mais coisa menos coisa e não estás ali para ser o Senna. Experimenta o comportamento do carro. Experimenta as reacções. A pista é larga

    Evita andar em grupos é o pior que te pode acontecer e não olhes para os espelhos, não sei como é no carro mas até te aconselhava a desviar o espelho interior, quem vem atrás é que tem de ultrapassar, tu deves facilitar mas estás ali para desfrutar.

    Acho que é mais ou menos tudo.

    Grande Abraço e desfruta essa máquina e essa pista!

  8. #8
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    Cool

    Pois eu não aconselho desviar o espelhos, nas motas sim trás reacções inesperadas que se traduzem em pequenos sustos o que associado à inclinação é perigoso.

    Nos carros ajuda a teres uma noção se vem alguém mais rápido e dar um pequeno jeito na trajectoria de modo a facilitar aos 2 pois ninguém quer atrapalhar ninguém.

    Tenho ideia que no UK há regras sobre ultrapassagens por isso ainda mais simples é.

    Como disseram para quem não fez nenhum TD, ou já fez mas não conheçe a pista, o ideal é começar devagar, ver os pontos de travagem e de entrada em curva, ver onde deves tocar ( ou não) o centro da curva e linha saida da curva em acelaração forte o suficiente para não perderes tracção.

    Basicamente não te excederes de modo a estragares-te a ti e ao carro e e evitar toques por não te aperceberes do que se passa á tua volta na pista.

    Qto a poupar o material é simples:

    - evita as travagens prolongadas ( travagens de 300 sem tirar o pé ajuda a aquecer os travões mais depressa) ou travagens mto fortes ( a não ser para tirar tempos travar em cima da curva tb vai sobrecaregar a travagem e pneus).

    - alterna voltas rápidas com mais lentas de modo a arrefecer o material ( andar sempre a fundo a não ser que tenhas o material indicado em pneus e travões vais andar sempre com os pneus sobreaquecido assim como a travagem fazendo com que falhes as trajectorias mais correctas

    - evitar o redline ( mais uma vez a não ser que seja para tirar tempos esgotar as mudanças no redline em todas as voltas não se vai traduzir em real melhoria de condução, mas aumenta o desgaste por isso em recta despacha as mudanças cedo e escolhe a mudança certa para cada curva de modo a não esgotar a meio.

    Tb concordo com o não andar em molhadas, mas se conseguires encontrar um carro com um ritmo parecido é mto engraçado fazer umas voltas em conjunto ( mesmo com 2 ou 3 carros de diferença dá para ver a diferença em trajectorias, travagens, acelaração etc).

    Acima de tudo disfruta do carro, da pista e do ambiente saudável.
    Um abraço e muito boas curvas!!!

  9. #9
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    http://www.silverstone.co.uk/html/dr_lotus.php

    e isto mais concretamente o que vou fazer
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  10. #10
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    Estes Ingleses são lixados!!!

    A quantidade de coisas que eles põem lá à disposição do povo! Fantástico!
    Parece quase o nosso circuito do Estoril Isto de certeza que dá pasta, não percebo a falta de investimento Nacional...

    AtitudeJim, fizeste uma boa escolha! Vai com certeza ser mto bacano, eles lá de certeza que te vão dizer quase tudo que precisas de saber Have fun!
    Black Bullit S2k '01!
    The Dream come true!

  11. #11
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    Olha aqui um vídeo bom

    http://www.youtube.com/watch?v=fL6uOP6R9rY

    Expliquei-me mal no assunto dos espelhos, o que queria transmitir é que
    deves utiliza-los mas sabe quando os utilizas, olha para eles depois de saires das curvas e a meio das rectas nunca durante a travagem ou no meio da curva ai precisas de mais atenção.

    Abraço e obrigado pelas correcções.

  12. #12
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    este tópico entusiasmou-me

    gostaria de saber os preços e como funciona mais ou menos os trackdays no estorial porque gostava de lá ir um dia esperimentar a sensação

  13. #13
    HSC
    HSC está desconectado
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    boas...
    eu também planeio fazer umas experiências em Pista no UK nomeaqdamente nos Exige...eu já andei em Lotus cá em Portugal (sou fanático pelos mesmos!!!!) só que há uma questão que especialmente os que estão ou foram ao UK podem ajudar...

    é uma grande diferença conduzir com volante à direita?
    é necessário recomendável fazer uma adpatação antes tipo alugar um carro normal e andar um bocado? dicas?

    eu queria o Exige mas a questão do volante está-me a fazer pensar que o single seater seja mais intuitivo de conduzir....
    eu iria fazer o teste na thruxtonracing que foi eleita pela Autoexpress a melhor escola para velocidade na qual a silverstone ficou menos bem classificada pois o próprio circuito não é o de silverstone mas sim uma pista pequena ao lado com outro nome que não me recordo...pesquisem em autoexpress e encontram as avaliações e análises de prai 15 escolas...

    Lotus Power!!!!

    Fiquem bem

  14. #14
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    Eu vou fazer pela 1ª vez um trackday em braga,dia 25 mas o meu maior receio é o desgaste do material.tenh os travoes de origem,embraiagem etc etc,sera q aguenta bem,se nao puxar mt por ele?
    Como é o 1º trackday vou fazer aquilo com calma,para o relax,curvar umas curvas nada de mais..
    obrigado
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  15. #15
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    Citação Mensagem Original de bakuuu Ver Post
    Eu vou fazer pela 1ª vez um trackday em braga,dia 25 mas o meu maior receio é o desgaste do material.tenh os travoes de origem,embraiagem etc etc,sera q aguenta bem,se nao puxar mt por ele?
    Como é o 1º trackday vou fazer aquilo com calma,para o relax,curvar umas curvas nada de mais..
    obrigado
    Presumo que vais no G40...certo???

    Então se tens o material em perfeito estado para rular nas ruas tugas não vais ter problemas...o unico conselhor que te dou é usar uns pneus sliks...se não tiveres uns usa uns em bom estado e não forçes muito nas curvas...assim evitas desgaste e alguns sustos...faz 2 ou 3 voltas para conhecer o traçado e depois foça um pouco mais por cada volta dada...de lembrar também que na ultima volta antes de recolher as boxes tenta fazer uma volta de "relax" para deixares o carro respirar um pouco de "ar fresco"...


    ...a unica regra que deves respeitar é: "Ultrapassa o mais rapido" ...não te metas em despiques desnecessarios pois por vezes rolam carros sem seguro e affins e a coisa pode ficar feia...para alem da cobertura dos seguros não cobrirem danos em eventos como este


    Espero que tenha ajudado.

    Cmts

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  16. #16
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    Citação Mensagem Original de Drift King Ver Post
    Presumo que vais no G40...certo???

    Então se tens o material em perfeito estado para rular nas ruas tugas não vais ter problemas...o unico conselhor que te dou é usar uns pneus sliks...se não tiveres uns usa uns em bom estado e não forçes muito nas curvas...assim evitas desgaste e alguns sustos...faz 2 ou 3 voltas para conhecer o traçado e depois foça um pouco mais por cada volta dada...de lembrar também que na ultima volta antes de recolher as boxes tenta fazer uma volta de "relax" para deixares o carro respirar um pouco de "ar fresco"...


    ...a unica regra que deves respeitar é: "Ultrapassa o mais rapido" ...não te metas em despiques desnecessarios pois por vezes rolam carros sem seguro e affins e a coisa pode ficar feia...para alem da cobertura dos seguros não cobrirem danos em eventos como este


    Espero que tenha ajudado.

    Cmts

    vou num lotus exige, e uma dakelas experiencias ke te dao o carro faco 2 sessoes , 5 voltas na 1a e mais 4 na 2ª depois vou a pendura no mesmo carro mas com um instrutor la de silverstone ke faz 1 speed lap ride.

    dia 14 de abril... ate ja tou a contar os dias... :P
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  17. #17
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    vou no G40 sim em principio.
    Como vai ser o 1 trackday vai ser mm po relax fazer aquilo devagarinho so mm para saber qual a sensaçao
    as peças q vou verificar antes vao ser os discos/pastilhas,embraiagem,pneus e amortecedores e motor(oleos,água etc)
    penso ser o fulcral.
    so espero q corra tudo bem
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  18. #18
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    vou no G40 sim em principio.
    Como vai ser o 1 trackday vai ser mm po relax fazer aquilo devagarinho so mm para saber qual a sensaçao
    as peças q vou verificar antes vao ser os discos/pastilhas,embraiagem,pneus e amortecedores e motor(oleos,água etc)
    penso ser o fulcral.
    so espero q corra tudo bem
    Só se trava 6 ou 7 vezes (depende do grau de velocidade e toleira), por isso tás à vontade.
    Se quiseres um navegador experiente apita. Conheço a pista de cor e salteado.
    LOL
    Última edição por SquareWheels; 10-04-2007 às 20:37.

  19. #19
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    O SquareWheel é a Sabina do autodromo de braga

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  20. #20
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    Citação Mensagem Original de AtitudeJim Ver Post
    http://www.silverstone.co.uk/html/dr_lotus.php

    e isto mais concretamente o que vou fazer
    Bem.. muito fixe!! Epah não penses muito nas cenas que tens de fazer..pois segundo o programa, eles vão te dar uma aula de 30 minutos sobre segurança e ténicas de condução em pista.

    Have Fun
    Toyota Yaris (Rock in Rio)

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