A publicação britânica «Top Gear» escolheu o Citroen DS3 como… «Carro do Ano 2010». A equipa da conhecida revista britânica divulgou a sua lista dos melhores carros do ano, distinguindo o compacto francês como o «Carro do Ano» e o «Melhor Compacto de 2010». Também Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond, o trio de apresentadores do popular programa da BBC, divulgaram as suas escolhas.


“A edição de 2010 foi bastante difícil”, afirmou Charlie Turner, editor-chefe do «Top Gear». “Mas estou satisfeito com os resultados e, especialmente, pelo prazer de anunciar o DS3 como Carro do Ano”.



O júri contou também com a participação dos três apresentadores do programa da BBC, Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May. Os três «estarolas», como são conhecidos, não se ficaram por meias medidas e escolheram três dos melhores carros de sonho do ano. Jeremy Clarkson manifestou o seu amor pelo Pagani Zonda R, James May escolheu o rapidíssimo Bugatti Veyron Supersport e como seria de esperar Richard Hammond optou pelo Porsche 911 GT2 RS.


Os vencedores de cada categoria e os motivos da redacção:


Carro do Ano e Compacto do Ano: Citroën DS3
"A maioria dos carros parece ter sido editada a partir de outros. O DS3 não. É um assombro devido ao seu conjunto de capacidades."



Super-carro do Ano: Koenigsegg Agera
"Um dos carros mais avassaladores alguma vez construídos. Assemelha-se à detonação de uma bomba de 1300 kg, mas o Agera é ainda mais sofisticado que o seu bombástico motor sugere."


Descapotável do Ano: Maserati GranCabrio
"Pode não ser muito mais que um grande descapotável refinado, mas o GranCabrio ainda é um Maserati: genuinamente italiano, sedutor e rápido."


Berlina desportiva do Ano: Bentley Continental GT
"Um GT avassalador, capaz de proporcionar a velocidade de um super-desportivo e o luxo e conforto de uma limousine."


Compacto desportivo do Ano: Volkswagen Golf R
"É difícil saber por onde começar a elogiar este carro, porque ele é extraordinário em tantos aspectos..."


Carro familiar do Ano: BMW 520d Touring
"Se o 520d Touring colocasse um anúncio num site de encontros, os pretendentes pensariam que se tratava de um mentiroso. Tem tantas qualidades que tudo seria bom demais para ser verdade..."


Motor do Ano: Fiat TwinAir
"Um pequeno conjunto de força, charme e racionalidade para provar que o nosso bom e velho amigo, o motor a gasolina, ainda está vivo."


Coupé do Ano: Peugeot RCZ
"Um carro muito equilibrado, fácil de conduzir a alta velocidade. O RCZ devora estradas com uma simplicidade e facilidade que a maioria dos «hot hatch», simplesmente, não consegue igualar."


Carro de luxo do Ano: Jaguar XJ
"Muito raramente um carro novo consegue ser tão arrasador. Um Jaguar genuinamente ambicioso, um sopro do futuro em vez do passado."



Carro do ano para Jeremy Clarkson: Pagani Zonda R
"Quando estiver com a cabeça colada ao encosto, os ouvidos a sangrar e assustado com a velocidade, agressividade, e a emoção... quem está preocupado se não serve para ir às compras num dia de chuva?"


Carro do ano para Richard Hammond: Porsche 911 GT2 RS
"Insano, absurdamente rápido e capaz de ir contra tudo o que eu já falei sobre o 911. O que me faz parecer um macaco."


Carro do ano para James May: Bugatti Veyron Super Sport
"Se consegue conduzir, vai conseguir conduzir este Bugatti. Pode parecer irrelevante, mas não poderia ser mais pertinente."


Os melhores do ano para a «Top Gear»:
- Supercarro do Ano: Koenigsegg Agera
- Descapotável do Ano: Maserati GranCabrio
- Berlina desportiva do Ano: Bentley Continental GT
- Hot Hatch do Ano: Volkswagen Golf R
- Carro famíliar do Ano: BMW 520d Touring
- Motor do Ano: Fiat TwinAir
- Coupé do Ano: Peugeot RCZ
- Carro de luxo do Ano: Jaguar XJ
- Carro do Ano e Compacto do Ano: Citroën DS3


Favoritos dos apresentados do programa «Top Gear»:
Jeremy Clarkson: Pagani Zonda R
James May: Bugatti Veyron Supersport
Richard Hammond: Porsche 911 GT2 RS