grande trabalho, também já fiz no meu mas fiz da maneira mais fácil, comprei tudo de órigem e instalei mas este kit requer muito mais trabalho
Introdução
Depois de da instalação do destrancador de mala, instalei um KIT fecho central.
O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).
Etapas
Os passos necessários são os seguinte:
1 – Instalação dos motores nas portas.
2 – Ligação à corrente.
1 – Instalação dos motores nas portas.
Começa-se por retirar a cartela da porta. Para isso é preciso retirar o puxador da porta, o manípulo do vidro e a parte do destrancador da porta.
O puxador da porta tem apenas dois parafusos. Quanto ao destrancador da porta, depois de retirar o parafuso, é necessário empurrar no sentido da seta. O manípulo do elevador do vidro tem uma mola que deve ser retirada no sentido indicado na imagem.
Na imagem seguinte é possível vem mais em pormenor a mola que segura o manípulo já um pouco de fora.
Em seguida, é necessário retirar a cartela que está presa por molas. O meu conselho para esta operação, é sempre que possível auxiliar com uma chave de fendas ou outra ferramenta de preferência de um material que não risque a tinta.
Depois de desprendidas todas as molas é só puxar a cartela para cima.
Depois de retirar o plástico, que tapava a porta colocou-se o motor no sítio. Tal como no primeiro DIY, foi preciso inventar um pouco para fixar o motor. A barra de alumínio de 20 mm voltou a entrar em acção.
O cuidado principal na aplicação do motor é fazer com que a acção deste, seja paralela ao sistema existente.
Como este carro não tinha nenhuma instalação eléctrica, nem passa-cabos, foi necessário colocar. Foram utilizados passa-cabos iguais ao existente na porta da mala.
Retirou-se a porta e marcou-se o local onde se iria fazer a furação. Depois fizeram-se pequenos furos (broca 4 mm) para recortar.
Em seguida é só cortar com uma “talhadeira” e limar.
O resultado final é o seguinte:
Agora é necessário realizar a operação equivalente na porta. A risco amarelo que se pode ver na imagem serviu como guia para a marcação na porta. O furo da porta foi realizado ou pouco mais abaixo do que a posição natural do passa-cabos para comprimir um pouco a borracha e dar-lhe assim maior raio de acção.
O processo de furação foi idêntico ao realizado na carroçaria. Depois foi só colocar a porta no seu sítio e passar os cabos.
Os passos descritos foram repetidos para a outra porta (neste caso só haviam duas portas), faltando apenas ligar à corrente.
2 – Ligação à corrente.
Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.
No 1º DIY, já tinha deixado um ponto de energia directo da bateria. Não é obrigatório, mas sempre que possível é aconselhável.
Como o kit já tem fusível, não foi necessário nenhuma instalação adicional.
Liga-se o fio vermelho ao positivo e o preto à massa.
Liga-se o borno à bateria.
Conselhos
• Sempre que possível soldar as ligações
• Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.
• Experimentar sempre bem o sistema antes de colocar as cartelas no sítio.
• Deixar o fusível num local acessível (de preferência perto da caixa de fusíveis existente)
O meu segundo DIY. Espero que seja útil...
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André Pinto
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grande trabalho, também já fiz no meu mas fiz da maneira mais fácil, comprei tudo de órigem e instalei mas este kit requer muito mais trabalho
Este só deu trabalho pq nao tinha passa cabos.
Qnt ao resto... julgo que o preço compensa bem a tarde perdida...
ai pois se compensa, dá um grande jeito o fecho central, no caso do meu carro também não tinha cabos nem nada, comprei a cablagem de outro igual ao meu mas a versão já com esses extras, apliquei a cablagem, pistolas e um relé que controla o fecho
Este KIT já traz tudo.
Centralina para controlar o sistema, cablagem c/ fusível e ferragens.
falta o mais importante... :P
quanto custou e onde compraste o kit?? :P
cumps e parabens pelo trabalhO!
1991 Citroën AX Ten 1.0
exacto...
onde ek se arranja um kit desses e principalmente por quanto?
esse kit é tipo "universal" ou existe para as diferentes marcas/modelos de carro?
bom DIY!
fica bem!
XAD + XADT
Arranjam-se >aqui<. Sou mesmo quem os arranjaMensagem Original de [Panda
Fiz estes DIY (este e o do destrancador de mla) para o ppl que me tem comprado. Como não sou invejoso, resolvi partilhar com toda gente. Independentemente da origem
exelente iniciativa, previne esquecimentos contra os amigos do alheio!
boas,
esclarece-me umas duvidas sff...
1- esses kits dá para ir buscar alimentaçao ao rádio? isso dá muito jeito nao tem de se inventar ligaçoes à bateria...
2- como é que passas os fios para as embaladeiras para eles passarem para as portas? atraves dos plástico interiores dá?
se me agradar a instalaçao... talvez te compre um kit desses
cumps
Viva.
O dar dá, mas não aconselho pq vai ser mais uma carga para essa linha que está perfeitamente pensada e calculada para tal. Para não teres o trabalho de ir buscar uma linha directa, podes optar por ir buscar a energia imediatamente antes da sua entrada na caixa de fusíveis que já se encontra no interior do carro.Mensagem Original de Shinwa
Tudo fica no interior inclusivé a centralina que ficou por trás do tablier. Podes passar os fios por baixo do tablier e deixar coberto pela forra do chão. Foi assim que eu fiz. Depois por cada coluna onde estão as dobradiças das portas, passas o fio para as portas.Mensagem Original de Shinwa
Andre
Na minha toyota os fios onde dizia que podias ir buscar a energia antes da caixa de fusíveis é aqui:
hmmm ok... mas a alimentaçao disso nao é 12V?
eu nao percebo nada de electrecidade auto mas pensei: a alimentaçao do fecho central so deve ocorrer quando se abre e fecha o carro (confirma-me isto ), ora em andamento quando se leva o radio ligado normalmente nunca se fecham as portas portanto nao devia haver problema, mas realmente ligado ai tambem nao é mal pensado
quanto as portas o problema é que o meu carro nao tem colunas nas portas nem tenho cabos a passarem para la...
cumps
Sim é 12V.
Eu não disse que não podias ligar ao rádio. Era só um conselho.
Quanto à passagem dos fios... faz como eu. Parece mais trabalhoso do que é na verdade.
Bem, excelente DIY! Ando a pensar inventar um fecho centralizado para a minha Transit de 1986, espaço para motores e para passar cabos não falta
Ainda arranjas os kits?
Segundo quem tentou o problema é a alavanca de abrir a porta servir também para trancar e descrancar a porta (leia-se fechar/abrir "à chave").
Para a porta de correr não haveria problema porque arranja-se sempre contactos para a porta.
Se fores daqui da zona posso te dar motor da porta e ferragem para tentares uma solução. nao tem centralina, mas dá para testar ligado a 12V.
Pois, há tempos tive de tirar as forras da porta para endireitar a chapa duma cacetada e acho que é o mesmo "arame" sim... De qualquer modo posso confirmar um dia destes. Se bem que não devia ser muito difícil adaptar 2 arames, era só manter o que já lá está e adaptar outro para o motorzinho fazendo-o caber no encaixe simultaneamente que o actual e fixá-lo ao motor... "Nada" é impossível, às vezes acontece é ser trabalhoso demais para o resultado lol.
Não me tinha ocorrido isso, obrigado pela ideia
Agradeço imenso a disponibilidade, a sério. Mas moro perto de Lisboa...
Boas. Eutou A Pensar Fazer O Mesmo No Meu Comercial. é Um Seat Ibiza De 1995 E Gostava De Saber Se Esses Kits Dao Para Este Carro
Cump...