Tudo dá, a questão é o dinheiro que estás disposto a gastar amigo.
Acham que dá para substituir um KKK K14 por um KKK K24 num Rover 418 SLD?
Tudo dá, a questão é o dinheiro que estás disposto a gastar amigo.
Achas que já lagga pouco com o k14?
O K14 é dos turbos com menos lag que há... No meu Golf anda lá sem LDA e não se nota lag nenhum! E às 2000rpm já entrou!
Mas o K24 é outra liga, faz mais pressão, tem mais caudal e é um turbo "duro"!
Eu tive um 205 1.8td com o k14 e era uma lag-machine de todo o tamanho mas ok.
Seja como for, não vejo vantagem em ter o trabalho de mudar o turbo a um carro para colocar um ultrapassado.
A trocar era por algo mais recente, mas depois como controlas a geometria? É um turbo ultrapassado, mas para motores "mecânicos" é dos mais usados!
O meu K14 está num 1.6, se calhar até são turbos com a mesma designação mas diferentes...
Não precisava de ser um de geometria, apesar de poder ser controlada por pressão. Há turbos bem porreirinhos de wastegate, como por exemplo um GT17 que saia nas renault master 2.8 se n me engano.. O GT20 dos mercedes c220 cdi de 125cv é outro exemplo.. Para vôos mais pequenos mas com uma resposta muito boa o GT15 dos 1.9 TDI 90cv. Há muito por onde escolher mesmo antes de ir para geometria variável.