Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Mudança de cabeça de motor

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Sep 2016
    Mensagens
    2

    Padrão Mudança de cabeça de motor

    Boas pessoal!
    Estava por aqui com umas dúvidas e pensei que me pudessem ajudar.
    Conduzo um SEAT Ibiza 1.4 8v de 97 com 60 cv,e andava a pensar em dar-lhe um pouco mais de potência.
    Vou-lhe comprar um filtro de ar cónico,assim como umas velas e cabos a condizer,e talvez libertar-lhe um pouco a linha de escape ( nada em demasia, não sou de andar aí a fazer um cagaçal enorme para alem de ter quase a certeza de que a mulher me matava )
    O que pensei depois foi:
    Sei que neste mesmo carro existia a motorização 1.4 16v com 101 cv.
    Será que conseguia meter a cabeça desse motor no meu?
    Seria um processo muito complicado?
    E vejo muita gente a falar de arvores de cames.
    Como procederia para as mudar,ou ate para escolher umas mais agressivas que se adaptassem ao meu carro?
    Muito obrigado desde já.
    P.S - Por favor,não venham dizer que não vale a pena. Estou plenamente consciente do carro que tenho e do dinheiro que poderia vir a gastar,isto é mais para analisar as possibilidades.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Mais te valia comprar o 16v completo. Motor e centralina deve ser aí uns 500€.
    Built, not bought!

  3. #3
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Sep 2016
    Mensagens
    2

    Padrão

    Boas, mas se encontrasse a cabeça do 16v por um preço tentador não seria uma instalação viável?
    E que tenho quem ma venda por um preço tentador

  4. #4
    Junior Member Novato Avatar de qyron
    Data de Inscrição
    Jun 2011
    Mensagens
    17

    Padrão

    Antes de mais: o que se entende por tentador?

    Não existe diferença de cilindrada, por isso vou arriscar que o ganho de potência entre modelos se deverá à diferença taxa de compressão do motor e ao aumento do número de válvulas que o motor dispõe por cilindro: mais compressão, com mais combustível disponível na câmara de combustão, teoricamente, levará a um ganho de potência.

    No modelo e fabricante mencionado não tenho conhecimentos de causa mas tive conhecimento de uma pessoa que com uma avaria catastrófica na cabeça do motor de um Opel Corsa séria A, de 1200cc, quando lhe deram a oportunidade de trocar para a cabeça de um 1600cc, não olhou para trás e dizia que o carro tinha ganho garra depois da alteração. Mas estamos a falar de um motor totalmente mecânico, sem ajudas electrónicas. Rectificar a cabeça do motor num carro desses já era normalmente o suficiente para notar diferença na prestação.

    E há que considerar que há mais custos para além da dita cabeça: juntas, parafusos, mão de obra (assumindo que não estás disposto/não te sentes confiante para fazer tu o trabalho).

    Havendo possibilidade, a troca completa do motor seria preferível, porque nem terias de pedir averbamentos no livrete, pois não estarias a alterar a cilindrada.

Tópicos Similares

  1. Mudança de motor do ibiza 6k
    Por RubenSanto no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 10-04-2015, 02:46
  2. Mudança de Motor
    Por afonso25097 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 3
    Última Resp.: 15-05-2014, 22:32
  3. Mudança de oleo do motor
    Por Chlorophant no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 29-03-2009, 17:52
  4. Mudança de motor
    Por platronik no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 23-11-2007, 03:05

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •