ideias pessoal...
Onde andam os gurus?
A vossa ajuda, para o meu GOLF IV AJMPD115@150:
A frio, especialmente no Inverno, se arrancar abruptamente, o motor engonha, falha, e deita fumo branco....tipo trabalhar 3 cilindros....
Desligando e tornando a por trabalhar, nada se passa....
A quente, ja tal não acontece......excepto, algum "embrulhar" a puxar mais a fundop até +- as 2900rpm`s...
A partir daqui porta-se e puxa mto bem, indo até aos 210km sem problemas...
Ontem, uns 7 minutos após ter saido do emprego...numa pequena recta a subir, em 2ª, começo a puxar desde rotações baixas...e chegando as 2800, de repente ouço um grilar no motor tipo algo a moer/curto circuito e perda de potência
Levanto o pé e nada mais de anormal se passou....
Turbo 1749MV dá os 1.7b estáveis e solicitados....
Actuador está ok
N75 nova
MAP novo
MAF ok
Tubos, tubinhos e tubagens ok e sem fugas
CCB-by pass e EGR OFF
Combustivel e filtros sempre mudados, e so do melhor....
Sem fugas de liquidos ou no motor.....
O meu xipador diz que é das valvulas lixadas e quer-me meter um cabeça dum PD 160......
Afasta a hipotese dos injectores....
Outra situação, um tanto ou qto insólita: Em 6ª, em AE num subida ligeiramente inclinada, exactamente entre as 2000 e as 2100 rpm`s, se calcar ligeiramente, tipo poupar gota, entra por vezes em safe...
VAG nada me acusa, excepto os tais desvios de pressão, qd entra em safe em AE as tais 2000rpm em 6º...
Resumindo:
Em frio, se calcar a fundo, especialmente de manha e no Inverno, motor falha, embrulha e deita fumo branco...
Embrulha se puxar a fundo até as 3000rpm`s, não mto notório...notando-se um melhorar do motor após as 3000....
Aceito qq sugestão...para o mês queria resolver esta porcaria no meu AJM
Cabeça toda ?
Compor a minha?
Última edição por Supergolf; 28-04-2010 às 14:13.
ideias pessoal...
Onde andam os gurus?
não vejo pk pôr de lado a hipótese dos injectores...
XPOWER REPRO - ELECTRONIC PERFORMANCE
0-100 4S 0-400M 12S
Megasquirt Builder - ECU performance
http://xpower.blogs.sapo.pt/
Compraste o raio azul ?
Fazer um testezinho de compressão primeiro que tudo, não ?
Eu comecava por aí
cumps
Boas d-zaster
Ainda não.Ficar sem o carro de um dia para o outro para o motor "arrefecer", deixou-me um pouco nervoso....mas estou a ver que o tenho de fazer...
Vou ver se consigo marcar desta sexta para sábado, ali para os lados da zona industrial do Porto...na Bosh.
Bem caso meta a cabeça, já fico supostamente com algo superior, pois estes PD`s 115, são para o fracote......e ao abrir as entranhas, logo se tirava todas as dúvidas, não?
OFF:
Conheço o Raio Azul pessoalmente, do qual tive o prazer de contactar.
Qto mto, compraria ummotor ARL "virgem" para kitar....
(Sem ofensa RA, mas os €€€ andam curtos )
Nao será mesmo problema de injectores?
Alguma touche hidraulica...
N.Matias
Sócio TOL nº28
NMEngineering
1.7 para ter 150cv?
Bem isso nao interessa... para mim so tens 3 opçoes. Injectores , cabeça (tens de abrir e ai ver valvulas guias touches etc) e turbo.
Se ha fumo branco so pode ser oleo a passar ou gasoleo fora de tempo.
Escolhe agora o que queres fazer 1º.
Fosse meu tirava o turbo fora para verificar passagens de oleo e depois se n tivesse nada tirava injectores para testar... e no fim tirava a cabeça fora.
Mas para mim , é injectores ou ate os sensores que dao a info a centralina ...
Cumps
Depois do arranjo que levou, podes crer que está tudo bem e o próximo dono ficará satisfeito.
Um dos potenciais interessados ficou agradado com o test drive que realizou no dia de ontem
Supergolf, faz o que o Artur diz, podes crer que ele sabe do que fala
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
Antes de mais, obrigado pelo ajuda, Artur.
Ainda hoje tive aqui a falar com malta amiga....e acho que vou seguir esta ordem:
- Compressão.
- Caso esteja OK, sigo para os injectores.
- Para o fim, cabeça e abertura do motor, ou salto logo para esta etapa, caso a compressão não esteja OK.
Chato, mesmo chato, é ser algum injector a mancar, e entretanto, ja ter feito alguns estragos.....e aqui a coisa complica-se...
Artur:
De facto tenho alguma passagem de óleo no turbo, embora nem a um mês, que me apercebesse, não tinha folgas nenhumas....
Sensores:
MAP150 - novo e ja o de origem, tinha os mesmo sintomas...
Sensores de temperatura da praxe, já metidos novos...
Resumindo:
Vou medir a compressão e depois os injectores, e mediante os resultados, é que terei de optar....e não me precipitar...
Caso sejam injectores, espero é ir a tempo de os reparar.....pois os dos PD115.....
Obrigado!
injeção na lenta ! precisa de ser corregida !
Boas.
Não digo que não o seja, mas sinceramente algo se passa para além da injecção/repro..
Mesmo sem a mesma, diz o senso comum que se deve apostar na fiabilidade e evitar futuros graves problemas...
Um carro mesmo stock com 230k, deve-se pensar em revesionar certos componentes, nomeadamente injectores...
Penso eu de que...
Começa pela compressão, se estiver ok é passar para a injecção, como já se tinha visto na altura a injecção não está a 100%.
Quanto mais cedo for verificado melhor, menos estragos pode provocar no motor, um injector manco para dar cabo de um pistão e cilindro não é preciso muito, com a electrónica que esta deveria estar melhor, mas electrónica não faz milagres quando a mecânica não deixa....
Deixo-te aqui fotos de um dos problemas semelhantes num motor pd 115(este e vários que já conheci...), um injector de um amigo meu que desmontei, estava partido, felizmente não houve danos para o motor mas podia ter havido, conheço muitos outros que não tiveram a mesma sorte, e até andavam stock tal como este das fotos, tinha 215mil km's 100% stock.
By Mario_Marques at 2010-04-29
By mario_marques at 2010-04-29
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By mario_marques at 2010-04-29
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By mario_marques at 2010-04-29
By mario_marques at 2010-04-29
By mario_marques at 2010-04-29
O bico na foto já tinha levado com tira-gorduras pois antes disso até metia dó, completamente entupido.
Havia mais peças partidas mas não tirei fotos.
P.S. esse carro não tem 150cavalos....
Última edição por Smoker; 29-04-2010 às 13:13.
Peças manutenção, performance & serviços especializados de asistencia a oficinas grupo VAG, Porsche & Mecânica Wankel
Olá "Smoker"...
É isso tudo.
Mesmo "stock", tudo pode acontecer....
Vou ver se hoje consigo marcar uma ida ao tal posto da Bosh e combinar aquilo....
Mediante os resultados, é que posso chegar mais facilmente a uma conclusão, e decidir melhor a direcção a tomar...
Qto aos 150cv, é capaz de ter um bocadinho mais......lolol
So irei mexer novamente na mesma, qd solucionar este problema....
Caso seja um injector, espero não ter já ter estragos no motor...
Agora cabe a mim mexer-me.
Depois partilharei com a comunidade as minhas conclusões e desenvolvimentos
*EDIT*
Marcação para esta segunda feira, no serviço Bosh, uma leitura da compressão.
Não vai passar a noite ao relento, nem respeitar as 12 horas...mas é o que se pode arranjar..
Depois digitalizo os resultados....espero que bons.
Última edição por Supergolf; 29-04-2010 às 17:52.
vê se a geometria esta a trabalhar como deve ser...tive esse grilar que falas no meu GT18 e era a geometria
Humm.....
O turbo é hibrido, mas penso não ser dai, pois tem menos de 1 ano e a geometria mexe-se bem......
Uso bons combustíveis e todas as semanas levas uns esticões na AE de poucos minutos....embora não seja de afastar totalmente este componente.
No momento do grilar, a pressão andava salvo erro em cerca de 1b....que me recorde...
No máximo estabiliza perfeitamente a 1.7b, segundo o meu VDO.
Não digo que não esteja acertada a 100%, tipo stock, mas não parece ser daqui a lebre...
abc
O grilar assusta-me mais, mas é raro....
Agora a frio, acelerar e o motor descomandar, já me preocupa mais....
Por etapas, irei solucionar isto.
Venha segunda-feira.
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Última edição por garces; 02-05-2010 às 23:05.
Boas.
Bem entre motor e injectores, a ter problemas, que sejam estes últimos...
Daqui a dois dias posto resultados.
Obrigado pelo feedback