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Tópico: Motor corsa 1.2s

  1. #1
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    Padrão Motor corsa 1.2s

    Bem, aproveitando o pouco tempo livre que me sobra vou ver o que se passa neste motor...opel corsa 1.2s:

    Então, sintomas:
    - Falta de água constante no depósito de expansão...
    - Muito fumo branco pelo escape mesmo com o motor já quente...
    - Gordura tipo caramelo no óleo...

    Prognóstico: Junta da cabeça queimada, ou cabeça estalada ou bloco rachado...

    O carro está parado já à uns meses e nem sequer dá sinal de arranque, suponho que o motor de arranque também tenha colado... é mais uma coisa para verificar!

    Bem, nada como fotos:

    -> Motor original 1200cc com 50 ou 55cv, nem sei bem...



    -> Vareta do óleo a indicar kker coisa:

    ...

  2. #2
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    O motor de um carro é tipo puzzle, primeiro tiram-se as peças, arranja-se e depois é só montar tudo de novo!

    Alguns procedimentos rudimentares que vão ver aki não são para seguir, são apenas sinais da minha preguiça e eu sei o que estou a fazer! Eu vou avisando...

    O motor é extremamente simples, não sei se se recordam do outro diy que fiz do motor do golf tdi, mas aki é precisamente a mesma coisa só que com menos peças... o procedimento é sempre o mesmo...a mecânica é coisa simples.

    1º desliga-se a bateria:



    Depois tira-se da frente tudo o que esteja a atrapalhar! É o caso da caixa com o filtro de ar:



    Carburador... sujo...logo se limpa...ainda não sei se será preciso tirar os colectores antes da cabeça ou se tire tudo junto...

    ...

  3. #3
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    A tecnologia é uma coisa maravilhosa!
    Aquelas letras OHC, têm um significado brutal em termos de avanço tecnológico, pois antes da árvore de cames ser colocada na cabeça do motor, era colocada na lateral do mesmo... ficava "lá por baixo" e dava muito mais trabalho, exigia mais atenção no manuseamento das peças móveis que também eram em maior quantidade...nos renault supercinco, por exemplo, ainda é assim que funcionam! Imaginem o trabalho num GTTurbo...

    Bom, aqui o objectivo ainda é fazer "desaparecer" da frente tudo o que atrapalhe!

    Ainda não disse mas o objectivo é tirar a cabeça do motor para verificar o que estará danificado.

    Aqueles tubos de gasolina têm que sair dali, desliga-se a bomba de gasolina que é comandada pela árvore de cames (Não, ainda não é eléctrica!), desligam-se os cachimbos das velas (complicado...muuuuuuito complicado!), as velas têm um cachimbo doido que pode não sair à bruta... de tal forma é preciso desligar os cabos dos cachimbos e depois desapertar o cachimbo rodando-o... o da vela mais à esquerda não sai assim tão facilmente, é preciso tirar a placa metálica que protege do calor 1º...

    Tubos da bomba de gasolina fora:



    Cachimbos de vela fora:



    Placa antifogo para fora:

    ...

  4. #4
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    A protecção da correia de distribuição também sai:



    Se não sabem o que fazer aos parafusos que apertam as peças, tentem deixá-los no local de origem depois de tirar a peça que eles seguram, assim não se perdem...

    Agora que já saiu a placa antifogo de cima dos colectores de escape, já se podem rodar os cachimbos todos das velas e tirá-los, depois é só desapertar as velas.

    Eu apertei as velas novamente nos cachimbos e nos cabos, arredadas, mas ficam lá no cofre para as não perder!

    A seguir desapertam-se os colectores, com uma chave 13 de caixa e pode acontecer isto:



    Partiu... vou ter que levar a cabeça a um torneiro para tirar o resto do parafuso e mandar fazer 4 parafusos novos porque axo k a opel já nem fabrica peças para este modelo...

    Junta de escape, vêm algo estranho aki?!

    ...

  5. #5
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    Depois de desapertar da cabeça os colectores de escape, falta saber o que será mais fácil: tirar os colectores de admissão ou desapertar a cabeça e sacar tudo junto...Eu decidi tirar tudo junto... mas 1º, tem que se tirar a correia de distribuição.

    Importante: Não sejam azeiteiros como eu e vão ao autodata confirmar os pontos do motor...eu markei a posição com marcador branco pk sei onde fica o PMS de cor... também é importante marcar o sentido do movimento da correia:





    Caso não consigam decifrar bem onde é o ponto da came: os 2 buracos laterais eskerdo e direito têm que deixar ver os parafusos que estão por trás deles, ok?
    Se mais dúvidas houver, tirem a tampa da arvore de cames e vejam se o 1º cilindro do lado eskerdo está em PMS, é fácil ver, tem que estar os 2 lobulos virados para cima em forma de W...ok?! Se não estiverem assim, peguem no rokete e numa chave 17 e rodem o motor (Tem que estar desengatado!) no sentido dos ponteiros do relógio, pela polie da arvore de cames até ao 1º cilindro ficar em PMS.

    ...

  6. #6
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    Depois de acertado ponto do motor e marcado (se kiserem senão nem precisam de marcar), desapertem a polie da came..

    Precisam de trancar a polie, eu usei uma chave num dos parafusos para a não deixar rodar.

    ...

  7. #7
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    Está a ficar um excelente DiY, continua com o processo até ao fim...
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Está a ficar um excelente DiY, continua com o processo até ao fim...
    X2.. Muito bom!
    TD70

  9. #9
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    Obrigado!!

    Quando houver tempo continúo...

    Entretanto vou desejando que seja a cabeça estalada para lhe poder meter a cabeça do 1300. Também estou a ekuacionar a hipótese de uns carboradores, já vi uns de uma cbr 600 mas ainda não consegui dados suficientes para saber o que preciso mais, é que em principio, com 4 carburadores terei gasolina a mais e afinar akilo é para sábios e já não é tarefa para mim pk n percebo nada disso...
    ...

  10. #10
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    Também tive um motor desses, e nem o bloco nem a cabeça racharam mesmo com muito escáfia. Mas há um pormenor que me chamou a atenção que foi o do carro não dar sinais de arranque. Esperemos que seja mesmo o motor de arranque, no meu caso foram pistons partidos e empenados.

    Depois de desmontado nem sei como aquilo andou tantos kms.

    Espero que o teu caso seja bem mais simples.

    Continua com o DIY

  11. #11
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    Muito bom trabalho.
    Estou a adorar.

  12. #12
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    Isto vai demorar...

    Mais uma peça solta, o alternador e um fiozito que nem sei o que é...







    Tudo o que está ligado à cabeça tem que se desligar...

    Vou trabalhar e quando tiver tempo e se houver sol, continuo...
    ...

  13. #13
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    Se alguém mais tiver interesse no upgrade deste motor:

    Dados das cames:

    Lift:
    Admissão - Escape
    12ST - 5.1mm - 5.5mm
    13S/SB 6.0mm - 6.0mm

    Compensa meter a came do 1300GT...mas a cabeça penso que não é bem igual...alguém tem praí umas fotos para comparar...?
    ...

  14. #14
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    Bom trabalho,continua !
    Isso faz me lembrar de quando tirei o meu curso de mecanica

  15. #15
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    Tenho um Kadett 1300 ali parado a enferrujar....

    Motores do caraças.....aquela terceira a 140km`s......

    Ainda me arrepia

  16. #16
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    boas, quero trocar o termoestato num motor 1.2 identico a este,
    o termo fica por tras da polie das valvulas sei que tenho que remover todas polies( 2) mas não sei que ferramenta usar!
    Tenho que pedir emprestado um saca polies, ou é só desapertar e retirar á maõ??

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