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Tópico: Montagem de kit de admissão

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de colemauro
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    Padrão Montagem de kit de admissão

    Inicialmente o material previsto para ser usado era este, depois com a montagem, acabou sendo necessário mais 2 braçadeiras, um filtro para o respiro e uma saca de braçadeiras plásticas bem como um tubo maior para o filtro do respiro do óleo




    O kit não trazia nada que ligasse o filtro à admissão, por isso e após conversa com entendido na matéria fomos comprar este tubo usado em canalizações! O tubo ficava muito largo, pelo que tivemos que trabalha-lo para que não houvessem folgas! Ainda deu muito trabalho, pois ou ainda faltava um pouco ou depois já haviamos fechado demais a ponta e tivemos que alargar o tubo ! Mas com paciência e algumas idas ao forno lá conseguimos! Ah e mesmo depois para o colocar foi preciso muita força pois preferimos que ficasse uma beca justo para depois não ganhar folga, como é um material muito duro, vimo-nos gregos



    Isto é muito importante, tirar qualquer aresta, além de permitir um fluxo de ar ideal, impede que com o tempo uma qualquer aresta se solte e entre no motor...



    A parte que estávamos a cortar era a que ia entrar no próprio filtro pois essa zona tinha uma parte mais larga que não cabia no filtro, por isso cortámos por ai



    Lixar muito bem tudinho para depois a tinta agarrar

    Temos pintor



    Para ganharmos maior espaço tivemos que desapertar este parafuso para desviar estes cabos



    Começar a montagem



    Apertar...



    A medida que fomos fazendo experiências reparámos que a parte debaixo do filtro ia roçar neste placa, por isso aproveitámos uma borracha que vinha com o tubo usado para ligar o filtro à admissão e pusemo por cima dessa placa, para que quanto filtro fosse colocado, a borracha o amparasse evitanto que deslizasse e sobretudo que arranhasse o filtro...


    Montar o filtro...Como podem reparar o tubo que vai buscar ar já está na zona onde vai ficar...



    Isto é o filtro do respiro tivemos que aumentar a largura do tubo para que o outro tubo coubesse neste...Estas cenas tem que se ter paciência senão faz-se asneira...



    Apertar o filtro



    Com o filtro no sitio e apertado, colocar os cabos no seu local de nascença



    Este já não está cá a fazer nada...



    Este tubo não nasceu para o filtro do respiro por isso tem que se fazer uma ligeira alteração cosmética...
    Nota: Já era noite à algum tempo



    Aparar as pontas



    Por o tubo no filtro e apertar tudo com braçadeira claro



    Aqui está o kit montado!



    Em 1º lugar coisas como o filtro de respiro e a maneira como segurámos o tubo que vai buscar ar ao choques são provisórias...
    No caso do filtro do respiro, colocámos onde deu para colocar, mas mal possa vou arranjar um tubo maior, para o colar na vertical e num sitio que caso pingue algo não caia em nada além do chão da estrada!

    Não tirei fotos da colocação do tubo que vai buscar ar à frente, pois já era noite e estávamos cheios de frio!Usamos ai muitas muitas braçadeiras de plástico, mas estámos a pensar usar aquela braçadeira enorme que era para ser usada para segurar o próprio filtro para segurar e afastar o tubo do radiador!

    Por fim a ponta deste tubo é redonda, estou a pensar pegar numa peça dum aspirador (aquelas pontas rectangulares que as nossas mães usam para aspirar ) e po-la na ponta para colocar na grelha e assim apanhar todo o ar fresco do mundo, pois neste momento (e por o tubo ser curto para o que queriamos) está encostado ao choques, mas numa posição que ainda não é perfeita...


    Os montadores



    E o sacana a roncar

    http://www.youtube.com/watch?v=ONu9roAh7ys

    Se por acaso o post for muito grande desculpem-me...

    Boas curvas

  2. #2
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    Muito bom. Ainda bem que gostaste

    ENERGIE


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  3. #3
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    parben muito informativo este post.. e rendimento notaste algum?
    de ke marka é essa cda?

  4. #4
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    simota?!

    XAD + XADT

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de colemauro
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    Obrigado pessoal!

    Sim é Simota!

    Quanto ao rendimento ainda não está a render...Comprei este kit sobretudo a pensar em futuros carros mais potentes que venha a ter...

    O filtro tem um bocal de 75mm e o bocal da admissao do carro e de 55 apenas, o que faz com o carro a partir dos 120 comece a ter dificuldades em respirar, devido à falta de força do motor para puxar o ar...

    Quando o meti notei melhorias em baixas e medias, e um ronco ligeiramente melhor, mas entretanto comecou a ter dificuldades a partir dos 120 por isso é um trabalho em progresso!


    Ainda nao tive tempo de pegar no carro desde que montei o kit, pois tenho que arranjar maneira de reduzir o tamanho do bocal do filtro de 75 para 55, mas de um modo que seja possivel depois voltar a por como estava sem danificar nada...Julgo que sera ai que realment irei ver o que rendeu o filtro neste carro!
    Se algum de voces tiver uma ideia de como conseguir isso estou aberto a sugestões claro

    No entanto não se esqueçam da velha máxima, quanto mais potente o motor de origem, mais efeitos irá ter a montagem de um kit d admissão...


    Boas curvas

  6. #6
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
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    já experimentaste sem o tubo a apanhar ar na fte?

    o ronco vai ser bem maior, mas vais estar a apanhar ar kente...
    mas se dizes k a partir dos 120 o carro perdeu, entao pode ser k assim fique melhor (sem o efeito d admissao forçada)... é um tiro para o ar... mas pode ser por isso...

    se ficar melhor é so pores o tubo num sítio k n apanhe ar directo... e até deixas d ter o problema d andar à chuva e o filtro apanhar mta humidade...

    XAD + XADT

  7. #7
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    Viva. Tenho pouco conhecimento na materia, por isso vou explodir com questoes :P antes de mais parabens pelo Tuturial. Eu brevemente terei bolide, e CDA e algo que valorizo imenso, acho quase fundamental. Agora, julgava que com esse aspecto apenas houvesse da BMC! Esse e equivalente? Provavelmente mais barato nao? A abertura de 55mm, e devido ao teu motor ser 1.2 certo? Num carro mais potente (e diesel ja agora), seria mais largo suponho, isso e sinonimo de mais rendimento perante o respectivo CDA? Obrigado

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de colemauro
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    ®_$¡|va"

    Assim que tiver tempo vou fazer experiências claro...essa que referes é uma delas!

    Mas julgo que o problema aki é mm do bocal do filtro, mas no proximo sabado se o tempo o permitir vou fazer uma serie de testes a ver realmente o k s passou e qual a melhor solucao para isto! Eu cm td o mundo estamos smp a aprender, por isso se algum tiver uma sugestao esta a vontade claro...

    fsilva

    É assim a CDA é a pioneira nestas coisas, e é sem duvida das melhores senão a melhor que o $$ pode comprar, a questão aki é que é uma qualidade reconhecida, mas com um preço, dai que já existem marcas concorrentes a produzir produtos semelhantes a preços mais baixos para fazer a referida concorrência!
    Fiz muitas pesquisas e a diferença entre a CDA e esta Simota é que a CDA oferece melhorias em altas e a Simota em baixas e médias!
    Cm o meu carro é um 1.2 obviamente nao ha milagres, dai ter comprado um filtro maior ja a pensar em futuras montadas mais potentes...
    Nao existe uma norma que te diz que quanto maior a cilindrada do carro, maior a largura do bocal da admissao...ela aumenta sim mas nao exponencialmente!

    No teu caso, nao sou grande entendido em tuning em motores a gasoleo mas se teu carro e de 2000 para frente e com turbo, tens mt por onde lhe sacar cavalos e sobretudo binario! Sinceramente nao sei d ng k tenha montado uma CDA num diesel, mas e uma questao de procurares!
    Sei que em Diesel turbo tirando o cat melhoras imenso, se melhores todo o sistema de escape, tb melhoras mt (pois qt mais depressa o turbo expelir o que tem que expelir mais rendimento tem), e dp tens a reprogramacao e posterior aumento do debito de gasoleo e da pressao do turbo! Tens mt por onde melhorar!

    Qq coisa apita


    Boas curvas [/quote]

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de colemauro
    ®_$¡|va"

    Assim que tiver tempo vou fazer experiências claro...essa que referes é uma delas!

    Mas julgo que o problema aki é mm do bocal do filtro, mas no proximo sabado se o tempo o permitir vou fazer uma serie de testes a ver realmente o k s passou e qual a melhor solucao para isto! Eu cm td o mundo estamos smp a aprender, por isso se algum tiver uma sugestao esta a vontade claro...

    fsilva

    É assim a CDA é a pioneira nestas coisas, e é sem duvida das melhores senão a melhor que o $$ pode comprar, a questão aki é que é uma qualidade reconhecida, mas com um preço, dai que já existem marcas concorrentes a produzir produtos semelhantes a preços mais baixos para fazer a referida concorrência!
    Fiz muitas pesquisas e a diferença entre a CDA e esta Simota é que a CDA oferece melhorias em altas e a Simota em baixas e médias!
    Cm o meu carro é um 1.2 obviamente nao ha milagres, dai ter comprado um filtro maior ja a pensar em futuras montadas mais potentes...
    Nao existe uma norma que te diz que quanto maior a cilindrada do carro, maior a largura do bocal da admissao...ela aumenta sim mas nao exponencialmente!

    No teu caso, nao sou grande entendido em tuning em motores a gasoleo mas se teu carro e de 2000 para frente e com turbo, tens mt por onde lhe sacar cavalos e sobretudo binario! Sinceramente nao sei d ng k tenha montado uma CDA num diesel, mas e uma questao de procurares!
    Sei que em Diesel turbo tirando o cat melhoras imenso, se melhores todo o sistema de escape, tb melhoras mt (pois qt mais depressa o turbo expelir o que tem que expelir mais rendimento tem), e dp tens a reprogramacao e posterior aumento do debito de gasoleo e da pressao do turbo! Tens mt por onde melhorar!

    Qq coisa apita


    Boas curvas
    [/quote]

    Hmm algumas das coisas que disseste eu sabia, mas de forma mais sintetica, obrigado pela explicacao. Efectivamente, conheco quem montou BMC CDA em diesel, mas o resto tambem esta mechido, no entando eu so tenho interesse no filtro para ja.. Precos, tens?

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de colemauro
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    Novo uma CDA anda para cima dos 200 Euros e pelo que sei (posso estar errado) só vem mesmo o filtro, é uma questão de pesquisares!

    Não sei se já vendeu, mas sei de uma CDA usada por 100 Euros, só que estava montada num carro a gasolina...Se quiseres posso tentar saber se ainda a tem


    Boas curvas

  11. #11
    Senior Member Super user
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    Citação Mensagem Original de colemauro
    Novo uma CDA anda para cima dos 200 Euros e pelo que sei (posso estar errado) só vem mesmo o filtro, é uma questão de pesquisares!

    Não sei se já vendeu, mas sei de uma CDA usada por 100 Euros, só que estava montada num carro a gasolina...Se quiseres posso tentar saber se ainda a tem


    Boas curvas
    Eu vi a dias tamem nos classifieds um, thks eu safo-me .

  12. #12
    Junior Member Novato
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    Smile Clio

    Boas, é a 1ª vez que posto neste forum, por isso não se admirem de fazer perguntas sobre coisas "basicas" para alguns. Mas como toda gente sabe, ninguem nasce ensinado . :P

    Colemauro assim que tiver abilitações para conduzir, a maquina será um Clio igual a esse (mas completamente de stock, e de 4 portas(logo +pesado/lento). Só quem anda numa maquina dessas entende o significado da palavra "lento"

    Nota se grande diferença com esta alteração?
    Sabes de outras modificações possiv€is para tentar aumentar a pouca potencia dele?

    Cumps.

  13. #13
    Brigada AntiXuning Average 2 Avatar de ReDaLeRt
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    O tubo flexível vinha com a CDA?

    Bom DIY.


    [[]]

    Fórum de Mecânica, Detalhe e Car Care.

  14. #14
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
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    Citação Mensagem Original de ReDaLeRt Ver Post
    O tubo flexível vinha com a CDA?
    [[]]
    Salvo erro tens um semelhante à venda na norauto!
    Custa é uns 30€, dasss...

  15. #15
    Junior Member Novato Avatar de MADLIMA
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    Por acaso, a asneira de separar o respiro do oleo da admissão é de quem?
    Sabiam que os vapores de oleo do respiro serve para lubrificar a borboleta da admissão e a própria admissão?
    O motor irá durar menos...

    Abr.

  16. #16
    Senior Member Average 2
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    Citação Mensagem Original de MADLIMA Ver Post
    Por acaso, a asneira de separar o respiro do oleo da admissão é de quem?
    Sabiam que os vapores de oleo do respiro serve para lubrificar a borboleta da admissão e a própria admissão?
    O motor irá durar menos...

    Abr.
    boas eu no meu tenho separado
    e ai nda n notei nada no motor
    cumps

  17. #17
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
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    Citação Mensagem Original de MADLIMA Ver Post
    Por acaso, a asneira de separar o respiro do oleo da admissão é de quem?
    Sabiam que os vapores de oleo do respiro serve para lubrificar a borboleta da admissão e a própria admissão?
    O motor irá durar menos...

    Abr.
    O ccv é um sistema anti-poluição.
    nada tem a haver com qualquer re-aproveitamento de oleo para lubrificação.
    Para alem de que no caso dos motores a gasolina, passa lá tudo menos oleo, ou se passa é em quantidades minimas.

    Cumprimentos,
    PR.
    Pedro Ramalho
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