cames - piper - caro mas optimo
admissao - bmc
linha, cat-off
so c isso ja fica engraçado ^^
Boas pessoal, tenho um 147 1.6 TS ha ja uns 4 anos e gostaria de começar a fazer-lhe algumas modificaçoes uma vez que ainda conto ficar com ele bastante tempo.
Gostaria de fazer gradualmente mas primeiro , gostaria de proceder a algumas alteraçoes a nivel de motor. N percebo muito do assunto e por isso peço aqui a vossa opinião, ou melhor, as vossas.
Gostava de ideias que tivessem e me podessem dar. Naturalmente que se ouvem sp uns zums zums tipo arvore de cames do 2.0 TS no 1.6 fica mtt bem dp outras partes dizem o contrario etc...esse genero de contradiçoes que se uma pessoa n percebe fica a perceber ainda menos.
Gostaria que, se possivel, me dessem tanto hipoteses caras como baratas bem como as localizaçoes para a realizaçao das mesmas uma vez que gosto também de seguir o caminho da relação preço-qualidade... ja vi ser pedido aqui em alguns posts soluçoes tunning baratas mas o certo eh k barato e bom n eh mt usual e regular )
abraço
cames - piper - caro mas optimo
admissao - bmc
linha, cat-off
so c isso ja fica engraçado ^^
começa por melhorar
o sistema de admissao: um filtro de caixa KN mais tomada de ar o mais directo possivel, ou entao BMC (nao sei se funciona bem nestes motores)
o sistema de escape: remove o catalizador e mete uma linha ate ao fim. podes ir pa marcas tipo supersprint ou bastuck
as diferenças nao devem ser muitas mas o motor ja vai ficar mais solto. se ja tiveres contente com a diferença deixa-te ficar por aki. é k daki pa frente é sempre a aumentar os custos
para uma preparaçao mais agressiva podes ir para uns colectores de escape e trabalhar o colector de admissao mais a borboleta.
em termos de motor podes ir pa pistons cabeçudos (maior taxa de compressao), bielas (mais leves e maior fiabilidade para o motor aguentar mais rotaçao), trabalhar cabeça e adicionar um kit de cames e molas de valvulas + chapeus de valvulas (das melhores marcas europeias k conheço é a schrick)
a isto vais ter k adicionar uma reprogramaçao a centralina de origem (se for possivel) ou entao ir pa uma electronica programavel para modificar mapas de debito e avanço de igniçao adequados aos tempos das novas cames
depois disto talvez tb teras k por injectores maiores e velas um grau mais frias
com isto deves conseguir entre 190 a 200 cv's e a fazer 8000 rpm's
mas obviamente k o orçamento para o material mais mao-de-obra para a montagem e afinaçao é puxado. conta com 5000€ mais ou menos
nao sei se valerá a pena
em vez de tudo isto podes ver se da para meter no teu o motor+caixa+centralina e respectiva cablagem do 2.0 ou o 2.2 JTS, ja k o 1.6 é uma base um poco fraca pa tanto investimento
procura pelo utilizador alfa147, ele tem um alterado
UNIJET Rominator!
TM
onde posso ir buscar a arvore de cames pra este motor??
Cams tens da Colombo & Bariani, agora não sei quem é que distribui deste material para PT
http://www.colombo-bariani.com/catalogo.php
http://www.colombo-bariani.com/popup...id_prodotto=20
a nivel de escape recomendo-te a supesprint
como podes ver pelos testes de potencia no site deles o carro de origem acusa 126cvs ,e com o material supersprint (Colectores, Catalisador desportivo, panela central e final) acusa 134.4 cvs.
http://www.supersprint.com/USPG0000ar1471.asp
http://www.supersprint.com/USP0000ar1471.asp
a solução mais economica era colocares os colectores e a panela final supersprint e tiraste o cat.
no fundo repeti o que já te disseram, mas era so para te indicar tambem os graficos de potencia do site da supersprint...
Abraço
Ibiza 6l 130 Sport
Eu tenho um 2.0TS stock. O processo de melhoria seria o mesmo não?