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Tópico: Mod Admissão, BMC CDA "Trophy style"!

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
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    Padrão Mod Admissão, BMC CDA "Trophy style"!

    Bem, apesar de já estar contente com a nova colocação do filtro, o mais directo e curto possível, decidi melhorara entrada de ar do mesmo...porque senti que em ponta não estava admitir ar suficiente e com um pouco de imaginação e trabalho decidi meter as mãos à obra!

    Toca a desmontar o pára-choques e ópticas...


    E o apoio das ópticas...


    Depois de muitas marteladas e massa para tapar buracos, tinta para evitar ferrugem e alguns montes de fita cola...o que antes estava assim:


    Ficou assim:






    E a ligação da caixa do filtro em vez de se feita apenas com um tubo apontado para um buraco que além de entrar ar quente não entrava ar suficiente, que estava assim:


    Depois com um tubo de PCV rígido, muitos cortes, um pouco de calor do fogão e spray preto...Ficou assim:










    Aproveitei também para limpar o filtro que estava assim:


    e Ficou assim (já aspirou alguma areia que ficou presa no óleo):





    Aproveitei também e fiz a muda de óleo e filtro de óleo...e remendar o flexível que estava raspado por baixo...enfim, são os contras dos rebaixamentos!!!







    A pá que criei para ligar ao filtro está com fita provisória para testes e segurar a mesma...eu estou a tentar arranjar um apoio da ópticas dos 147 mais novos que já tem abertura de ar maior e mais larga, quando arranjar irei colar a pá sem fitas para que fique tudo mais esteticamente agradável.

    O suporte das ópticas que procuro é igual a esta da foto (tem uma tampa preta a tapar buraco):

  2. #2
    JmB
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    Vê se logo q andas por Gaia Como esta o teu parachoque!!

    Já agora parebens pelas mods q fizeste, ficou com mto melhor aspecto.

  3. #3
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    Citação Mensagem Original de JmB
    Como esta o teu parachoque!!
    Pois...qualquer dia ainda o vou mandar fibrar....mas é por baixo!!!

    Citação Mensagem Original de JmB
    Vê se logo q andas por Gaia
    Hum...Canidelo...és meu vizinho!

  4. #4
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    Ficou mto fixe, parabens
    Podias explicar melhor como fizeste o tubo PVC ficar assim mesmo tipo pá troféu?
    Ja percebi que levou calor, mas o que usaste para o moldar nessa forma, kto tempo de calor, é facil etc etc?

  5. #5
    JmB
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    Se calhar já nos cruzamos imensas vezes !!! Es de onde?

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de Jarodboy
    Ficou mto fixe, parabens
    Podias explicar melhor como fizeste o tubo PVC ficar assim mesmo tipo pá troféu?
    Ja percebi que levou calor, mas o que usaste para o moldar nessa forma, kto tempo de calor, é facil etc etc?
    O tubo comprei na maxmat ao lado dos tubos de saneamento e caleiras, etc...já tem mais ou menos aquela forma, só que era mais comprido 3cm no local do "O" tubo propriamente dito....e mais uns 8cm no local da abertura...
    O tubo é feito em PVC rígido branco e tem cerca de 0.5cm de grossura...eu cortei com uma serra até ficar com as medidas que queria e depois como é mais alto que o local onde batia o capot...antes de o pintar liguei uma das bocas do fogão e aproximadamente 10cm de distancia (cuidado que muito perto queima o plástico e fica preto torrado!), usei um dos bocados que sobrou do corte para ver até que distancia começava a queimar...e segurei no tubo a essa altura até o plástico começar a ficar muito mole...não em demasia senão...e depois coloquei a parte de fora contra a mesa de pedra e a parte de dentro com uma tipo espátula de ferro ia segurando a parte de dentro porque quando começa arrefecer o plástico tem tendência em enrolar...como arrefece lentamente até se consegue moldar ao nosso gosto...não usem é as mão...senão ainda apanha um escaldão!
    Fiz o mesmo do outro lado e ficou uma entrada à maneira!





    Citação Mensagem Original de JmB
    Se calhar já nos cruzamos imensas vezes !!! Es de onde?
    Moro em frente do campo de futebol de Canidelo…rua da Bélgica.

  7. #7
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    Ahhh entao isso já vinha +- com essa forma. Eu a pensar que tu eras o grande mestre do PVC e dum tubo redondo tinhas feito isso dando calor
    Ta muito fixe na mesma, excelente trabalho, essa CDA deve tar a apanhar ar da melhor maneira possivel

  8. #8
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    Citação Mensagem Original de Jarodboy
    Ahhh entao isso já vinha +- com essa forma. Eu a pensar que tu eras o grande mestre do PVC e dum tubo redondo tinhas feito isso dando calor
    Ta muito fixe na mesma, excelente trabalho, essa CDA deve tar a apanhar ar da melhor maneira possivel
    É assim, pegar num tubo e apenas num tubo normal e fazer isto...até dá...só que o problema é que o plastico depois ao "crescer" começa a ficar mais fino e nemos resistente...perferi fazer assim é bem melhor!
    O BMC CDA já o tive novamente à 3 dias atrás novamente no local original onde vem o filtro de caixa de origem e mesmo com o tubo a ir buscar ar à grelha debaixo do carro assim como este:

    …e posso te dizer que parece que perdi 10cv!!!

    Coloquei novamente no local como estão nas fotos em cima…e já ele respondia mal colocava o pé levemente no acelerador!
    O que me leva a pensar que muitos carros andam com um filtro deste mal aproveitado…cada vez mais chego à conclusão que quanto mais curtas e directas as tubagens da admissão…melhor!

  9. #9
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    impecável!!!

  10. #10
    JmB
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    Moro em frente do campo de futebol de Canidelo…rua da Bélgica.
    Entao es mesmo meu vizinho :P Mas nunca vi o teu carro por ai....

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de JmB
    Moro em frente do campo de futebol de Canidelo…rua da Bélgica.
    Entao es mesmo meu vizinho :P Mas nunca vi o teu carro por ai....
    Está escondido…é o que se chama carro do Underground…só saiu com ele à noite, fim-de-semana…ou quando tenho de vir trabalhar num horário diferente…senão ando de Pug 1.1 GTI Full stock machine!

    PS:
    Andam por lá à volta de 2 a 3 Alfa’s iguais ao meu…só que todos stocks!

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Alfa147
    É assim, pegar num tubo e apenas num tubo normal e fazer isto...até dá...só que o problema é que o plastico depois ao "crescer" começa a ficar mais fino e nemos resistente...perferi fazer assim é bem melhor!
    O BMC CDA já o tive novamente à 3 dias atrás novamente no local original onde vem o filtro de caixa de origem e mesmo com o tubo a ir buscar ar à grelha debaixo do carro assim como este:

    …e posso te dizer que parece que perdi 10cv!!!

    Coloquei novamente no local como estão nas fotos em cima…e já ele respondia mal colocava o pé levemente no acelerador!
    O que me leva a pensar que muitos carros andam com um filtro deste mal aproveitado…cada vez mais chego à conclusão que quanto mais curtas e directas as tubagens da admissão…melhor!
    Essa da foto parecia fixe...Mas se dizes que notas assim tanto a diferença, so resta acreditar. Eu se montasse iria fazer algo parecido a essa foto, obiviamente aplicado ao meu carro...Acho que filtro como tu tens deve tar espectacular para arranque mas em ponta é capaz de se ressentir...Chegaste a testar ponta com o filtro montado da maneira desta ultima foto?
    Em relação ao tamanho das tubagens, havia prai no TOL uma cena a explicar isso...Lembro-me vagamente da conclusão ser que 60cm de tubagens era o tamanho "perfeito"
    Ja agora, quanto custou akele bocadito de PVC?

  13. #13
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    Como podem verificar pela sequência das fotos...não coloquei assim admissão só por colocar...já tive montada de todas as formas e maneiras e cheguei à conclusão que como está agora é a melhor maneira!
    Stock (não tenho fotos dele montado no mesmo local que a caixa do filtro original mas era igual à foto mais acima)

    Primeiros testes num local mais fresco

    Isolamento das tubagens

    Curva nova, porque descobri que tubos flexíveis fazem com que o tubo encolha e estique e parece prejudicar a passagem do ar

    Teste com tubos de alumínio e pequeno filtro depois do CDA para puxar ar mais rapidamente

    Depois por fim andei assim muito tempo, é bom para a caixa porque não se suja muito e sempre apanha ar mais fresco que o normal.
    Foi umas das soluções que deu melhor resultado, só que a entrada de ar não era dinâmica e mesmo com um tubo até à grelha o comprimento de toda admissão fica enorme e não trás rendimento extra!
    Tinha também mais uma desvantagem...os tubos de alumínios depois aqueciam algum tempo depois ligar o carro!

    Por fim, resolvi o problema de vez, como não dava para montar em mais nenhum lado devido ou da bateria ou do radiador que vai de um farol ao outro, etc...decidi pegar uma rebarbadora e pronto...fiz um corte no apoio dos faróis e ficou assim.

    Agora o resultado final já com a nova entrada de ar e mais umas marteladas no apoio dos faróis, finito.



    Quanto ao tubo/entrada de ar de plástico...não me recordo ao certo mas acho que foi à volta de 5euros!

  14. #14
    TokeCRM
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    A uns tempos disseram-me que o filtro tinha que estar num sitio onde não apanha-se com água. Na posição aonde tens a boca da admissão é provavel que isso aconteça.

    O que me disseram é verdade, ou n tem qualquer problema?

  15. #15
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    É assim…pode dar e pode não dar…depende!
    Em cima deixo de ter o problema de o tubo de aspiração de ar não ficar muito em baixo e puxar apenas água nas grandes piscinas que temos nas nossas estradas…quanto à entrada directa de agua…felizmente por uma lado a frente dos 147, no local onde bate o capot é tão pequeno o espaço entre o capot e o pára-choques que praticamente não entra agua e a pouca que possa entrar bate directamente no interior do pára-choques…por outro lado infelizmente não entra tanto ar…é isso que queria resolver mas também que não entre muita agua!
    Como podes ver na foto…
    http://www.h3.dion.ne.jp/~hiroyam/alfa147.jpg
    Quanto a agua que possa ser aspirada, quando se efectua a limpeza do filtro, depois de retirar a sujidade é colocado um óleo que evita a entrada de poeiras e agua…uso o kit de limpeza da K&N.
    Curiosamente o CDA não isso hermeticamente as tampas da caixa…e por consequência a agua que possa ficar retido dentro da caixa, escorre pelos pequenos frisos das tampas!

  16. #16
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    EXELENTE!.....ja agora podias dizer o que sentiste ates do BMC CDA e depois do mesmo?

  17. #17
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    Sem dúvida alguma uma excelente mod, bem documentada para que no futuro alguém se possa inspirar em algo parecido. Um grande post, coisa que vai escasseando cada vez mais neste fórum.
    sócio TOL nº 58
    PUG 206 1.4XA HDI - BMC/KW/VCPower.
    Não te atrevas! AHAHAHA

  18. #18
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    Citação Mensagem Original de DieselPower
    EXELENTE!.....ja agora podias dizer o que sentiste ates do BMC CDA e depois do mesmo?
    Me pareceu ter melhores baixas...senti o motor a encher melhor...mas também como fazia muito mais ruído uma pessoa é facilmente enganado parecendo que anda muito mais, quando às vezes não é bem assim!

  19. #19
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    Mais um bom DIY... o q ia perguntar é se por acaso assim entrava água directa mas pelo q percebi no teu n há esse prob... só uma duvida a CDA n está montada ao contrario é q o filtro parece estar a receber ar na parte int e n na ext

    http://img194.exs.cx/my.php?loc=img1...sc006203nd.jpg

    Abraços

  20. #20
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    Citação Mensagem Original de Nuno1.1
    Mais um bom DIY... o q ia perguntar é se por acaso assim entrava água directa mas pelo q percebi no teu n há esse prob... só uma duvida a CDA n está montada ao contrario é q o filtro parece estar a receber ar na parte int e n na ext

    http://img194.exs.cx/my.php?loc=img1...sc006203nd.jpg

    Abraços
    E recebe ar pelo interior...depois passa para fora...repara na foto:


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