boa mododificaçao
Alteração a concurso: Kit intercooler frontal Allard
Marca: Volkswagen
Modelo: Golf TDI
Ano: 1999
Descrição:
Desde que comecei a participar no TDIclub e depois aqui no tuning.online.pt que sempre tive uma paranoia em trocar o intercooler do carro por um frontal. Com o evoluir das modificações no carro e depois de ter estabelecido contacto com o Lloyd Allard, então sabia que tinha que ser AQUELE kit que teria que colocar. A tentativa de colocar o intercooler do tdi 150 não foi bem sucedida.
O intercooler veio debaixo do braço de um amigo desde Inglaterra. A qualidade do material e do intercooler em si é espectacular, nota-se até na soldadura. O peso é também de destacar. O core do intercooler tem as medidas 500x320x60 mm. Embora o Allard venda o kit completo, apenas fiquei com um dos tubos que acabou por não ser utilizado e o intercooler. A montagem foi feita na Vilauto.
Não foi fácil, tem que se chegar diversos componentes para trás e cortar algumas peças. Os tubos foram feitos em uma só peça. Um deles é até muito difícil de tirar e requer algum trabalho, pois tem bastantes curvas. A montagem obrigou também a mudar o colector de admissão para o outro lado. Com isto ganhei um mais curto trajecto do ar até à admissão.
Os ganhos foram visíveis em banco de potência e na estrada.
Algumas notas:
• Com 140cv e intercooler de origem, a temperatura de admissão chegava a passar os 100 graus num teste de potência. Com este intercooler e já com 242cv, a temperatura de admissão nunca ultrapassou os 43 graus. Isto traduz-se obviamente em ganhos de potência e fiabilidade.
• Não sei quanto o intercooler conta para a potência obtida, no entanto e com o sistema de tubos novos e de diâmetro constante a resposta do carro é impressionante.
• A fiabilidade foi também melhorada. A prova é também o facto de que não tive problemas mecânicos até ao momento. O carro tem 160000km. As temperaturas de combustão diminuem com a diminuição da temperatura de admissão o que é bom para o motor.
• O carro não aquece mais por ter o intercooler em frente do radiador. Antes pelo contrário, consigo um arrefecimento da temperatura de água melhor.
• Esteticamente o carro ganha com o intercooler frontal.