Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Luz do Óleo

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Question Luz do Óleo

    Boas pessoal, mais uma vez tenho que vir pedir ajuda a nossa comunidade ^^

    Acontece que aqui há uns dias a luz do óleo acendeu.
    Já andei com o carro umas poucas vezes e o diagnóstico é o seguinte...

    Quando ligo o carro a luz acende e permanece acesa, o carro tem o relantim estranho (maior parte das vezes acelerado) e eu ouço um barulho de algo a espumar ou como se custasse a passar num tubo ou algo do género.
    Após umas aceleradelas e de o levar a rotações mais altas (ie 4k ou 5k) a luz apaga e o carro fica com o funcionar normal e sem barulhos estranhos.

    O carro é o meu Colt de 93 (1.6 glxi), o anterior dono não devia mudar o óleo há que tempos... pois quando mudei o óleo e o filtro de óleo estavam ambos negros como a noite e o filtro cheio de óleo espesso.

    A minha teoria é: se há barulhos e mudanças no funcionamento, logo não é problema do sensor de pressão, pois algo se passa realmente... o que penso é que o óleo novo possa (ao longo destes 2/3 meses) ter "limpo" o motor e ter levado o óleo que ficou incrustado para o filtro fazendo com que a pressão neste aumente até que a temperatura do motor sobe e ele fica mais liquído, facilitando assim a circulação do mesmo e assim a luz apaga e os barulhos e funcionar estranho vão-se...

    De qualquer forma agradecia uma opinião ou ajuda antes de entrar em despesas ou aventuras.

    óleo usado: castrol 10w40 magnatec
    filtro: norauto (carissímo, nunca mais)

    Portem-se mal
    Última edição por Nevric; 02-01-2015 às 16:43.

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de mdsc5050
    Data de Inscrição
    Sep 2014
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    334

    Padrão

    Eu lembro-me desta tua historia.
    Como o oleo que ele tinha estaria já grosso talvez tive-se sido boa ideia ter-lhe metido 5w40 pois seria mais fino e deluiria melhor os restos.

    Agora o que pode estar a acontecer possa ser sugidades.

    Se calhar pensa em trocar-lhe o oleo + uma vez mete filtro novo lá está. pode ser do mesmo 10w40 porem mete um filtro de uma outra marca.

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    até poderia ser, mas só depois de uns 10 minutos para o carro aquecer.. sim, o óleo novo ajuda um quito a limpar, mas não faz milagres se estiver cheio de borra por dentro, só mesmo com um flusherzito de limpeza e mesmo assim... Já espreitaste para dentro do motor pela tampa do óleo? (se der para ver alguma coisa, por norma costuma estar cheio de sujidade preta)
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  4. #4
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Padrão

    Por acaso ainda não espreitei, mas pela vareta nota-se queo óleo está demasiado escuro... eu puxo bem pelo bixo, todos os dias ele toca na red line mas penso que em 2/3 meses o óleo não ficava assim a não ser que esteja a limpar o motor.
    Amanhã já vou investigar

  5. #5
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Padrão

    Bem já espreitei e o óleo está muito parecido com o que tinhas antes mas nota-se que está menos espesso.
    De qualquer forma não vi nenhums detritos ou "bocados" de nada... vou então arranjar um filtrozito da bosch e óleo 5w40 e trocar aquilo tudo.

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Nevric Ver Post
    Bem já espreitei e o óleo está muito parecido com o que tinhas antes mas nota-se que está menos espesso.
    De qualquer forma não vi nenhums detritos ou "bocados" de nada... vou então arranjar um filtrozito da bosch e óleo 5w40 e trocar aquilo tudo.
    Usar filtro norauto não é recomendável de todo, ainda por cima quando compras bons filtros de óleo a preços bem em conta.
    Relativamente ao óleo, não achas que isso pode ser só uma impressão tua? Já viste mais óleos de carros? Eles são espessos a frio.
    O óleo quando começa a perder propriedades tente a ficar mais liquido e não mais espesso

    É japonês, mas a tocar todos os dias no redline, não vai durar muito...
    Tocar no redline não faz grande sentido, ainda menos sentido faz quando o fazes todos os dias

    Cumps

  7. #7
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Padrão

    Eu vi o óleo não muito depois de ter parado o carro e sim desde pequeno que sempre ajudei atrocar óleos de carros por casa, portanto tenho uma ideia.
    A questão aqui é que o carro teve um dono bastante negligente e o óleo que lá andava já devia lá estar há algum tempo e criado alguma sludge que não saiu quando o troquei há dois meses e pode ter saido entretanto entupindo-me o filtro.

    Quanto ao comentário da red line... é uma questão de tipo de condução. Não sou um perigo na estrada mas não consigo andar com o carro à espera que ele me peça para meter uma abaixo, se é que me entende (conheço muita gente assim).
    Normalmente conduzo à volta das 3k que é onde ele é mais poupado e tenho as 4k ali perto que é o ideal para progredir para a próxima de maneira progressiva... só o puxo lá acima às 6/6.5k quando entro em ICs ou coisas do género, simplesmente porque sinto-o a pedir... é um carrito que puxa por nós.

    De qualquer forma obrigado pelas observações e acredite tenho o carro há 7 meses (comrpado para desenrasque durante o curso superior), o dono disse-me que durava 3 anos e durou-me 4 meses até ter que substituir junta, pernos, bomba de àgua, filtros, correias, calços... para um carro que era só por gasolina e andar -.-*
    Agora que ele está a ficar bonzito as pequenas mazelas da idade estão a aparecer... são 215k kms e 21 anos em mãos negligentes.

  8. #8
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Padrão

    Só um pequeno update!
    Há dois dias que a luz deixou de acender e se deixou de sentir os barulhos e o relantim estranho... se isto é bom ou mau? Ainda não sei dizer e já estava a ficar assustado pois recentemente o carro já ia abaixo se não lhe desse gás em marcha lenta, mas depois da luz apagar ficava tudo bem.
    Mas agora mesmo de manhã com o carro coberto em gelo e um frio do caraças já não há problema nenhum.
    Amanhã vou trocar o óleo e o filtro de óleo assim como rever uns problemas eléctricos causados por uma lavagem de motor parva.
    Depois deixo noticias.
    Última edição por Nevric; 14-01-2015 às 00:11.

  9. #9
    Junior Member Novato Avatar de Nevric
    Data de Inscrição
    Nov 2014
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    21

    Padrão

    Parece-me que o problema ficou resolvido.
    Não ha mais exitações nem problemas ou luzes de óleo.

Tópicos Similares

  1. [vendo] Radiador oleo VW 1.9TD com suporte e sonda pressão oleo
    Por sky no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 27-03-2013, 16:45
  2. Óleo Long-Life ou Óleo "normal"
    Por petterdasilva no fórum Manutenção
    Respostas: 3
    Última Resp.: 22-02-2013, 19:18
  3. Gasóleo tem óleo e oleo facilita a penetraçao em motor diesel
    Por Black Smoke Raio Azul no fórum TOLices
    Respostas: 49
    Última Resp.: 23-03-2009, 13:24
  4. [VENDO] Manometros IGR [Press. Turbo e Oleo; Temp. Oleo]
    Por p][m no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-04-2008, 02:54
  5. oleo
    Por ivovicente no fórum Manutenção
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-04-2007, 16:40

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •