Resultados 1 a 15 de 15
Like Tree5Gostos
  • 1 Escrito por kalaschnicov
  • 2 Escrito por Momo_X1
  • 1 Escrito por kalaschnicov
  • 1 Escrito por scummy

Tópico: Legalizar Swaps

  1. #1
    Very Junior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2010
    Localização
    Periferia de lisboa
    Mensagens
    163

    Padrão Legalizar Swaps

    Pessoal, ando aqui com umas dúvidas sobre swaps:

    1º: Swaps são legais quando o modelo é alterado para um motor que o equipou?

    Exemplos:

    - Polo 1.4 8v por um 1.4 16v;

    - Ibiza 1.9D por um 1.9 tdi;

    -Pelo que percebi estes dois podem-se fazer, porque o carro mantem a cilindrada, entre outros cujo aspecto não muda muito e o nº de cilindros é igual, como por um 1.4e no lugar de um 1.2e nos renault ou um 2.5 no lugar de um 2.0 num bmw.

    Agora por exemplo:

    - Jetta 1.3 por um 1.6td;

    - Jetta 1.3 por um qualquer tdi;

    - Polo 1.0 por um 1.4 16v;

    - Saxo 1.1 por um 1.5d;

    já não se podem fazer?

    A minha questão é se é possível, mas qual a diferença? É o dinheiro necessário para legalizar?

    Qual seria assim um valor por alto num exemplo de manter mesma cilindrada e combustível vs mudar ambas ou mudar uma das caracteristicas?

    E qual a diferença de custos para legalizar um motor que não equipou esse automovel?

    Isto pq? Vou dar um exemplo, compro um polo 1.0 e passado algum tempo o motor gripa por algum motivo e como todo o resto do carro ta em bom estado decido que devo mantê-lo e arranjá-lo, mas quero ganhar um pouco mais de performance, sai MUITO caro se meter um 1.4 8v ou 16v? Ou se ele for um 1.4 8v meter um 1.4 16v?

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de kalaschnicov
    Data de Inscrição
    May 2012
    Mensagens
    824

    Padrão

    s queres mais potencia legalmente tens de trocar de carro. s o motor gripar metes um igual, a questão de um ser 8v e outro 16v não vou comentar pk nao tenho info para tal. mas deixo-te um exemplo k meti moutro topico À bocado, nos hondas s quiseres meter o motor do vti (b16 com 160cv) num k tenha o motor esi (d16 125cv) em k ambos sao 16v ambos têm vtec ambos equiparam o mesmo modelos nos mesmos anos À uns anos podias trocar legalmente agora essa mudança é ilegal, mesmo k a faças na honda nao t vao legalizar....vais andar sempre com o motor diferente do k consta no livrete..........s quiseres posso dar-te mais detalhes por pm para nao escrever o mesmo 2vezes...passei em 2 stand e um stand\oficina tudo da honda e perguntei o mesmo em todos e a resposta foi sempre negativa, só é legal s o motor a trocar for igual (trocar b16a2 por b16a2 ou d16z6 por d16z6)
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  3. #3
    Yes I´m Senior SO Respet Senior Avatar de Rubenx
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Tarém
    Mensagens
    828

    Padrão

    atenção nao tenho bem a certeza mas se os motores tiverem +- as mesmas emissões axo ke passa

  4. #4
    Yes I´m Senior SO Respet Senior Avatar de Rubenx
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Localização
    Tarém
    Mensagens
    828

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Rubenx Ver Post
    atenção nao tenho bem a certeza mas se os motores tiverem +- as mesmas emissões axo ke passa
    isto é... há pessoal que faz swap de d16 para b16 e passa na boa pk as diferenças são poucissimas + 30 cv´s não altera muito o valor das emissões agora um swap de D15 para K20 por exemplo axo que é preciso ter sorte em ir a um centro com a maquina de verificação de emissões avariada...depois a há sempre o aspecto visual e um ispector que seja cabrão e saiba o minimo de motores tás fudido

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de kalaschnicov
    Data de Inscrição
    May 2012
    Mensagens
    824

    Padrão

    no caso dos hondas na passa...

    o k acontece é na ipo feecharem os olhos e deixarem passar mas s virem k o motor é um b16 num esi tás logo fod....o mesmo acontece numa operaçao stop pk o sr policia pode deixar passar mas eles tb gostam de hondas e s quiserem podem apreender o carro pk o motor nao pertence ali. o swap pode ser feito e até pode correr bem e nunca s dar por isso, mas legal nunca fica pk para isso era necessário a honda passar uma declaraçao em como o motor em questao é apropriado para o carro e k este tem tb os elementos de segurança (travoes pelo menos) k estavam presentes no modelo de onde veio o motor, entenda-se vti, no entanto esta é a parte dificil é k essa declaração a honda nao a passa. eu inclusive perguntei s comprasse todas as peças lá no stand e fossem eles a fazer o swap s no fim eu podia ir alterar o livrete e disseram sempre k nao k essa declaraçao já nao a dão.....
    no caso dos hondas o swap deixa-te sempre de coraçao nas maos pk até pode ser um dia k vais nas calmas e calha a seres mandado parar por uma questão de estatisticas e abres o capo e puff lá vai o carro apreendido....

    em renaults seats vw etc etc etc nao sei como funciona pk desses na perguntei mas honda é como falei
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de kalaschnicov
    Data de Inscrição
    May 2012
    Mensagens
    824

    Padrão

    nao é necessário ser um inspector cabrao, até pode ser um inspector fixe e chumbar-te pk viu k tinhas o swap mas tb viu kl só mudas-te o motor e continuas com os tambores atrás.....é tudo uma questão de sorte, e mesmo k o aspecto seja identico o numero de motor k tem o bloco e o documento unico sao diferentes, ai é começar a sacar coelhos da cartola e ver o pk de os numeros serem diferentes etc e dás por ti e foste caçado...mas uma coisa tb é certa, kem faz swap faz ipo por fora, nao k seja para ter menos rigor apenas para ignorar k o motor k ali vem devia tar noutro sitio.......

    a foda é mesmo a declaração pk s a honda passasse o documento unico ficava com o numero do motor b16 e tavas sempre descansado pk andavas legal, mas sem essa declaração nao consegues legalizar pk fica a faltar a aprovaçao da marca em como a viatura pode circular com o swap e k o mesmo foi bem executado e nao coloca nada em risco......agora há malta k anda na sorte e nunca correu mal, mas eu pessoalmente axo melhor aguardar e comprar um vti k fazer o sswap, o custo do material e mao de obra já cobre grande parte do preço do vti.....eu fui bombardear a honda com perguntas pois tinha visto um del sol esi muito estimadinho e a um preço bastante razoavel e tinha o motor b16a2, mas depois de ter tanto feedback negativo desisti pk nao havia forma de por esse carro legal a nao ser voltar a meter-lhe um d16z6

    mas volto a dizer isto nos hondas é assim as outras marcas nao sei e se calhar até passam a declaraçao numa boa
    designer anonymu gosta disto.
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de Momo_X1
    Data de Inscrição
    Jun 2009
    Mensagens
    1.174

    Padrão

    Só porque a Honda - Portugal - não passa declaração, não quer dizer que não se consiga...
    Podem ir junto do IMTT, buscar os impressos, pois alteração de motor, alteração de jantes, alteração de travões, alteração de carroçarias, etc... está tudo previsto na lei, basta seguir os tramites legais.
    O que por vezes acontece é que determinadas marcas recusa-se a dar o parecer sobre uma determinada alteração e ai tem-se de recorrer a um Eng. mecânico que faça ou assine a alteração.
    A LTA faz mais do que homologar jantes.

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de designer anonymu
    Data de Inscrição
    Sep 2012
    Localização
    + vila real +
    Mensagens
    1.120

    Padrão

    este tópico interessa-me quando tiver mais tempo irei ler este topico desde o inicio, na minha sincera opinião ter um carro 1.2 e querer meter 1.6 ya pode-se, o problema é quando se xega a uma ipo e vêm logo que se trata doutra cilindrada toca a ir trocar tudo de novo


    o que sei é que há $ em jogo e é preciso pagar uma certa quanta à direcção geral de viação, por exemplo um peugeot 106 1.4 a nivel de mercado já tem pouco valor imaginem ter que pagar 2000 ou 3000 euros para meter um motor 1.6 gazolina? agora imaginem um motor custar perto de 1000 ou 2000, tá aqui muito $ em jogo só para legalizar!!

  9. #9
    Senior Member Senior Avatar de kalaschnicov
    Data de Inscrição
    May 2012
    Mensagens
    824

    Padrão

    uhm esse caso desconhecia, então e o engenheiro mecânico pode ser um qualquer ou tem de tar relacionado com a honda??? e será k a aprovação desse mesmo engenheiro cumprirá todos os requisitos ou é necessário mais alguma papelada??? s a honda desse a declaração era levar isso ao imtt e preencher lá o k fosse preciso e depois ipo b e tava feito, mas neste caso como a honda nao passa a declaraçao será preciso mais algum papel???? e se o carro já tiver o swap feito pelo antigo dono conseguesse legalizar deste modo?? é k na honda a declaraçao nao era passada aos k já vinham com o motor trocado

    agradeço teres exposto esta situaçao momo_X1 pk de facto eu apenas me dirigi aos stand e oficina\stand e como eu nao ia fazer um swap apenas saber s valia a pena ou nao comprar um del sol esi com motor b16 eu acabei por nao procurar mais info, mas tou bem contente com o meu del sol esi e o seu d16z6.............

    olha s nao fosse pedir muito será k podias por info um pouco mais detalhada acerca do processo de legalizar swap sem a declaração da marca?? nao o peço para mim mas sim para kem queira fazer um swap e pretenda andar legal...... e ainda bem k pode ser feito assim pk caso contrário kem optasse por "swapar" um honda tinha k andar sempre de coraçao nas maos por nao o conseguir legalizar................................
    carloscorleone gosta disto.
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2007
    Mensagens
    12

    Padrão

    Muda de carro .
    sky gosta disto.

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Coimbra
    Mensagens
    134

    Padrão

    Interessante.........

    Pode ser mais interessante legalizar o swap... do que trocar de carro...

    mais ainda.. quando o motor e o resto que está la dentro... vale mais que o carro em si
    O que Deus fez de melhor, foram as curvas...
    Seja nas estradas.... como nas Mulheres....
    Ai como é bom ver, sentir e usufruir dessas curvas.....

  12. #12
    Very Junior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2010
    Localização
    Periferia de lisboa
    Mensagens
    163

    Padrão

    Este tópico criei pq supostamente nao poderei comprar um bom carro, mas talvez um mais fraco. E se o mesmo estiver ou ficar em bom estado na minha mão e eu o quisesse melhorar um pouco (quando falo um pouco é deixá-lo com uma performance mais razoável, um motor mais capaz, nada para andar ai a correr e etc) e gostava de saber quanto custaria.

    Pq tb é preferivel gastar em algo que se conhece e que sabemos que está bom do que comprar algo que não conhecemos. Pelo menos para mim.

  13. #13
    Senior Member Senior Avatar de kalaschnicov
    Data de Inscrição
    May 2012
    Mensagens
    824

    Padrão

    sabendo k o preço dum swap por norma e elevado pondera os gastos k teras entre fazeres um swap ou meteres veneno, kem sabe ate consegues encontrar uma motorizaçao intermedia onde podes investir pouco e ter melhores ganhos e sempre evitares gastar tanto no bruto da familia.....convem e lembrar k toda e qualquer alteraçao k faças tem de ser bem pensada e o mais perto possivel da legalizaçao para evitar problemas, e claro descriçao tb ajuda muito......boa sorte com a maquina
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Nov 2012
    Localização
    Madeira
    Mensagens
    109

    Padrão

    ou seja, não é fácil, mas com euros suficientes consegues legalizar (pagas o projecto ao eng, taxas, impostos e tal)...isto desde que seja um motor que existia nesse modelo, como o caso dos honda que foi aqui falado.
    POr outro lado, existem motores em que só a cubicagem é que muda e o exterior é exactamente igual (como o CG10 e o CG13 da Nissan) e na IPO os valores de CO passam bem. Só havendo duvidas é que irão ver o nº do motor e a referencia do bloco, que está num sitio felizmente pouco visível
    Última edição por c3black; 22-02-2013 às 23:03.

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de artomitive
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Mensagens
    661

    Padrão

    mas muitos carros nem sequer fazem referencia ao motor usado.
    é sempre uma questao muito relativa com pontas muito soltas.
    mas no caso de swaps, é sempre bom tentar fazer a devida legalizaçao, pelo menos para se proteger o que la esta investido.
    o resto dos adereços nos carros dao sempre para esquivar, um motor é que nao.

Tópicos Similares

  1. Legalizar J17 Peugeot 308
    Por jmv_driver no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 3
    Última Resp.: 10-07-2010, 12:37
  2. legalizar camaro de 79
    Por ghostbuster no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 5
    Última Resp.: 24-01-2010, 17:57
  3. legalizar ajuda!!!
    Por filipermr no fórum Geral Tuning
    Respostas: 4
    Última Resp.: 08-04-2008, 05:07
  4. legalizar jantes
    Por badboy1 no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 3
    Última Resp.: 06-03-2008, 13:06
  5. duvida...legalizar...
    Por dave_cia no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-02-2008, 17:58

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •