Convem o carro estar homologado em PT. Se nao estiver podes sp pedir a Espanha.
Boas amigos!
Para quem já legalizou ou está a pensar em importar/ legalizar (o meu caso ), este Tópico serve para levantar dúvidas e explicar ou esclarecer questões sobre o assunto citado. Acho que vem em boa hora.
1º Há algum site por ai que esclareça legalizações?
2º É necessário, ou aconselhavél consultar o representante da marca em PT antes da importação da viatura?
O meu contributo é uma tabela de Imposto Automóvel cedida pelo Millenium BCP.
Cá vai:
http://www.millenniumbcp.pt/Simul/Im...utomovel.jhtml
Abraço!
Boas.
Site não conheço que esclareça todos os passoas para se legalizar um automovel...
Mas aquelas revistas de automoveis de formato pequeno, como Auto Guia, etc, têm lá uma secção em que explicam o processo de legalização...
Se eu tiver aqui alguma, durante o fim de semana tento transcrever para aqui...
Um abraço.
Sócio nº 42
Acho que tenho umas cenas lá no bules, mas se fizeres um search, encontras informação, porque eu sei que algumas dessas coisas já foram aqui "postadas".
Isto é realmente um tópico interessante !
Que tal alguem postar aqui os passos que se devem seguir, de forma pormenorizada para se legalizar um carro que tenha vindo do estrangeiro (U.E.) ?
eu sei... a ideia era juntar toda a informação num só post para a busca ser mais facil (contactos, importadores, legislação, etc...) e torna-lo Sticky... (á consideração do Rui). Penso ser um assunto de interesse geral...Mensagem Original de citro
Abraço
eu legalizei um MB. E foi muito fácil pk a MB vende os veiculos com um certificado de conformidade, pelo que n tens que mendigar ao importador nada para homologar a viatura.
Então é assim, chegas vais à alfândega dar conhecimento da entrada do carro em Portugal. Compras um impresso, que preenches, e levas o carro à inspecção. Pegas na folha de inspecção, vais à DGV entregas o tal certificado de conformidade com a folha de inspecção. Passados 2 dias recebes a homologação por correio e diriges-te à alfândega com a homologação e pagas o IA, caso o não tenhas feito ainda. são emitidas as matrículas e voilá.
No site do ACP tens lá muita informação.
320d, 300cv (mais 150 menos 150cv), 300 km/h (pelo menos eu sonho k sim), completamente stock (quer dizer, já me falta o resguardo dianteiro esquerdo...isso é tuning?)
Como prometido, aqui fica:
http://www.dgaiec.min-financas.pt/si...scal.html#como
Aí se não tiver tudo, tem quase tudo.
A outra cena que tinha, era a tabela do millenium BPC, que já aqui tinham posto.
P.S. - Acho uma boa ideia
Aproveitando este tópico vou colocar aqui a minha ideia....
Ir buscar lá fora um gasolinas daqueles bons e colocar-lhe lá um sistema de GPL.
depois tem-se o seguinte:
Os veículos equipados com motores híbridos que utilizem no seu sistema de propulsão quer GPL, gás natural, energia eléctrica ou solar, quer gasolina ou gasóleo beneficiam de uma redução de 40%.
40% é muito dinheiro......
Assim já equacionava ir lá buscar a alemanha um mercedes a gasolina carrinha banheira....
Colocava a GPL, que para mim vai ser o próximo combustivel que vai compensdar monetariamente, tinha desconto no IA que me pagava a instalação do GPL e sobrava dinheiro e trazia um carro com ainda menos valor comercial que os diesel
ia buscar uma coisinha destas....
Mercedes-Benz E 320 T Avangarde D3
EUR 12.950
http://bilder.mobile.de/images/autos...4570732_1.bild
Abraço Duobraçal
Volvo 850 2.0t 180cv infected by GPL com com 155000km
Renault Clio 1.2 Beebop infected by GPL com com 145000km
xiiiiiii skyline a gpl....
passava na VDG ainda diziam q era nitro!!!
Boas
Mais umas dicas que encontrei para adicionar ao assunto:
"Antes da compra, tenha sempre em atenção verificar se o modelo em causa está homologado em Portugal. Depois de adquirido o carro e de entrar em Portugal, o comprador deve, no prazo maximo de quatro dias, dirigir-se á instância aduaneira mais proxima, afim de pagar o respectivo Imposto Automóvel. A legislação de um automovel que tenha anteriormente circulado num outro pais da UE está regulamentada pela portaria nº 52/94, de 21 de Janeiro. Antes de Circular em Portugal todos os carros importados são sujeitos a uma IPO."
PORTARIA N.º 52/94, DE 21 DE JANEIRO
Atribuição de matrícula nacional aos veículos automóveis e reboques anteriormente matriculados noutros países
RECTIFICAÇÃO: Declaração de Rectificação n.º 26/94 de 28/02
(Mais tarde transcrevo o texto da portaria supra)
Redução de I.A.
1 a 2 anos----------18%
2 a 3 anos----------24%
3 a 4 anos----------32%
4 a 5 anos----------41%
5 a 6 anos----------49%
6 a 7 anos----------55%
7 a 8 anos----------61%
+ de 8 anos--------67%
PS. Estes valores são meramente informativos. Os calculos efectuados na tabela anteriormente citada (Millenium BCP), já possuem esta redução.
Telefones Uteis:
ACAP---------------------21 321 64 00
ACP(Ass. viagem)------21 397 90 14
ANECRA------------------21 397 85 04
*CALRA------------------21 795 16 96
DECO---------------------21 357 39 08
INS. SEG. PORT.--------21 793 85 42
* Centro Arbitragem de Litigios de Reparação Automovel.
Penso que esta informação está actualizada. Em qualquer caso, postem qualquer actualização/ informação actualizada.
VAMOS A CONTINUAR PPL!!!!
Bem... Parece que este tópico não esta a ter a aceitação que pensava... devo ter que mudar o titulo para: "Saxo Cup rata Skyline na VDG"
De qualquer maneira... cávai mais um documento que explica passo a passo tudo o que se deve fazer (incluindo pagamentos) a quando da importação de uma viatura:
http://www.autohoje.com/rcs_apo/exte...importacao.pdf
PPL... Vamos lá!!!!!!
essa questão do gpl
é mto boa
mas para isso tem que se instalar o GPL antes de o trazer para PT
ou entao instalar cá
e só depois o legalizar
http://uk.mobile.de/SID0ioc.0oQZjKr3...1111141519412&
M3 a GPL
2 mil cts
a legalização deverá ser á volta de mil cts
com abatimento de 40%
já só custa 600cts.
outro site de calculo http://www.jhflopes.com/secure/simular/simular.asp
Eu penso que ja esta +/- tudo dito quanto aos passos a tomar para fazer legalizacao.... Mas posso vos dizer que aqui ha uns anos,acho que em 1999, que foi quando o meu pai comprou o carro, andava com ideias de ir la fora buscar uma Passat, e 1 amigo metia.lhe aquilo legalizado por 100cts... Ou pensam que esses stands de carros so importados vivem do ar e de lucros de 100 ou 200cts... Na altura ate foi quando andavam ai os KA-KB etc...
www.ClioTeam.com
lolMensagem Original de ThE_KiLLeR
Conheçendo a lei como conheço... não m parece que possas trazer o carro e "dizer k depois metes o GPL"!!!!! Assim td a gente fazia isso p pagar menos... e depois não metia o gas!!
MEtes assim que chegares... ou ate se conheceres alguem ou algum mecanico que te "empreste"... era 1 bom metodo...
www.ClioTeam.com
a ideia
era mesmo trazer o carro pra pt
e antes de legalizares
efectivamente instalares o sistema GPL
e depois proceder á legalização
com o respectivo desconto!
boas
axo q o carro tem ja de trazer de fabrica o sistema GPL senao qdo punhamos cá o GPL tb nos deviam reembolsar do IA pago a mais.
Abraço
Até parece que as nossas leis são perfeitas e isentas de lacunas...!Mensagem Original de R0cketChef
António Monteiro
Sócio TOL n.º 14
Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!
Boas ppl.
Uma duvida, quando compramos um carro dentro da europa mas fora de portugal, apenas temos que pagar o IA, certo?