Por acaso isso era giro. Ter entidades certificadas para comparar modelos iguais com equipamento diferente..Mensagem Original de Pxgo
Se foxe possivel saber o k e preciso para apresentar o projecto para k o carro seja homolgado pa circulaçao? Gostaria k o noxo eng mecanico se prenunciasse sobre ixo
Uma coisa para levarmos isto para a frente deviamos fazer um comparativo um carro de stock e um carro igual mas modficado( esse teste consistia ver distancias de travagem comportamento em curva etc etc)
Por acaso isso era giro. Ter entidades certificadas para comparar modelos iguais com equipamento diferente..Mensagem Original de Pxgo
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Eu proponho começar com um caso concreto de alguém que necessite de instalar algum acessório ou peça na sua viatura.
Amanhã vou (tentar) falar com o Engº da DGV para lhe por questões.
A ver se amanhã ou depois já consigo indicar alguma coisa.
ok faz isso so assim e k podemos levar isto pa frente e k eu kero meter no meu polo o motor vr6 e nao tou pa pagar a uma empresa francesa 50000e por um vwpolo 6n vr6 enquanto eu faço essa alteraçao por 7000e
Todos tem razão. mas fica aqui uma questão. se não é permitido fazer alterações porque se vende o material???
Só para o estado meter mais algum ao bolso com a venda dessas peças?
Todo o metrial vendido temn que ter a sigla C.E.
Bom eu alterei o meu. Devido ao arrefecimento do intercooler ser deficiente montei uma entrada de ar no capot, sem arestas agressivas, totalmente do tamanho do intercooler sem nada de mais.
telefonei para a D:G:V para saber o que fazer, tinha que preencher um impresso n.º não sei quantos, mais 120€, mais uma carta do montador que tenho, mais dezenhos de varias prespectivas do carro com a alteração.
perguntei se era possivel fotografias pois são a copia mais legetima.
Não é possivel.
Ora entrei em contacto com alguém que me fizesse as tais prespectivas e desenho do carro.
Mais 200€.
Ora fazendo as contas, paguei 240€ pela alteração +120€ pela documentação e mais 200€ pelos desenhos.
É este o preço que tem que se pagar para fazer uma simples alteração???
As casas montam o material , mas não se responsabilizam pelas questões legais, tem que ser o consumidor a mexer-se!!!
SE não tratam de toda a questão legal, então porque permitem esta actividade onde entras com um carro legal e sais com um ilegal.
Por caso não apanhei nenhuma multa, mas tive que ir comprar um capot a uma sucata para o carro passar na inspecção, + 100€.
E no outro dia apanhei um macaco que estava mesmo com vontade de me apreender os documentos do carro, só pela simpatia do colega é que não fiquei sem documentos.
Esta é a minha situação, apesar de estar ja resolvida pois desisti da alteração, vou deixa-lo assim não tenho paciencia para estas merdices.
Ainda hoje falei para um dos Engºs da DGV e falei com ele sobre isto mesmo.
Um Engº Mecânico juntamente com o utilizador de uma viatura a transformar (mas só em certos casos) pode muito bem apresentar o projecto (SEM PASSAR PELO IMPORTADOR!!), tem que assinar responsabilizando-se pela alteração efectuada, e fica homologada essa alteração !!
Paga-se dinheiro, mas legaliza-se !!
As alterações que muita gente faz aí, como pôr cavalagens exorbitantes num pequeno carro sem ser devidamente alterado chassis, travões, suspensões, etc. PURA E SIMPLESMENTE NÃO PASSAM !
Mensagem Original de LB
N me parece q seja assim, nem todos os engenheiros sao "aceites", pelo q percebi bem podes ir la com um amigo teu eng. mec. e nao te aceitam o projecto... mas pode bem ser um "mito urbano".. n sei. tou a achar essa legalizaçao que pintaste ai mto facil.. mas n vou dizer nada pq eu nc tentei fazer isso.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Desculpa-me discordar:
falei especificamente, com esse Engº no caso de transformar um automóvel para réplica de outro de competição, mencionando por exemplo o S40-T4 que trás jantes no máximo 17, para jantes de 20" (!!)
Ele disse-me que podia ser possível, mas com a assinatura e responsabilidade de ou da firma importadora ou do Engº com projecto que se responsabilizasse por essa transformação.
Até acredito que nem tudo passe desta forma, pois se não, estávamos nos Esatdo Unidos, ou em Inglaterra, mas da própria DGV dizerem-me isto.... acho não estamos longe de podermos fazer transformações legalizadas.
podes discordar á vontade. E eu so espero q tenhas mesmo razao! Em termos de inglaterra que mencionas as coisas estao a mudar... no caso deles como ja era demasiada "anarquia" com mini's V6 e outros q tais estao a regredir e a cortarem com as legalizaçoes.. mas pronto, vamos ser invejosos e dizer q o problema é la com eles.Mensagem Original de LB
Arranjar um eng. mec. q se responsabilize e depois que a dgv aceite o projecto parece-me demasiado facil mas mais uma vez digo ESPERO que tenhas mesmo razao!!!
Vou falar com um e vou avançar com o projecto entao. so nao sei em que moldes precisam eles do projecto.. mas isso depois ve-se.
abraço
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
isso e facil por isso vale a ideia do compararito dois carros um com a versao de stock e outro alterado. E a nivel de motores como e k ta a legalizaçao? pegamos no exemplo do polo no em a motorizaçao maior e o 1.6gti e a alteraçao de 1.0 para 1.6 e facil mas na alemanha frança e inglaterra existe o polo1.8gti so k nao saiu em portugal como e k se fazia essa legalizaçao. e na minha peskisa aki na net depareime com duas empresas alemas a vender o polo com o motor vr6 eu sei k o motor cabe no polo agora como e k as empresas legalizaram?
Vamos por partes:
para o LeNnOxLeWiS:
Não queres relatar no tópico "REALIDADE DE CADA HOMOLOGAÇÃO", que está a "zeros" o que pretendes fazer (tipo de carro, projecto, atitudes a seguir, documentação, entidades a contactar, etc)??
Seria um começo real do fim a atingir!
Eu pretendo ter um reunião com o Engenheiro da DGV, com exemplos práticos e reais, para inicio.
Para o Pxgo:
O teu caso é de certeza um pouco (é favor...) mais dificil; ou seja o Importador irá de imediato dizer que não, porque NÂO SE QUER RESPONSABILIZAR !!
Porque não metes o teu caso no tópico que abri e falei anteriormente, relatando o que pretendes e vais fazer?
Vou dar-te uma indicação que também já fiz e vou voltar a fazê-la: vou comunicar com o fabricante, explicando-lhe o que pretendo e peço o conselho para obter a forma de legalização correcta, via casa-mãe - importador - DGV; se não der através do importador, porque esse é que faz a homologação em Portugal, vai-se directo da casa-mãe - DGV (foi o que fiz e resultou).
Olha isto e o seguinte
Eu tenho o meu carro ja todo alterado e agora gostava de o legalizar todo
O que e que eu preçisava de fazer para começar
que alterações é que foram feitas e em que carro?
Boas...
Primeiro, louvar o esforço de algumas pessoas...
Eu tambem ando a tentar arranjar formas de legalizar algumas coisas...
O caso de 1 cliente meu...
Fiat Uno mk2( nao é o turbo i.e., mas tb nao sei qual o motor) que tem entre outras coisas,GPL, jantes 14, e agora ker legalizar um RollBar... O GPL e as jantes já estão.
Ao principio foi dito k a rollbar, apenas poderia ser homolgada, com papeis da marca...
Arranjou.se os ditos papeis, colocou-se na DGV, e depois de quase 5 meses e de ter ido para Lisboa, disseram k apenas poderia homolgar aquilo atraves de um centro de homolgações...
Para ja, andamos a procurar os ditos centros e depois vamos ver o k vai ser preciso...
Isso das jantes é bom, mas é pena ficar bastante dispendioso homolgação...
Cumprimentos...
Clube MLTuners
www.Minibus .pt (Porto)22.510.59.20
Os centros de homologações são chamados os "LAB"s que lá fora promovem as homologações chamadas "diferentes".
Esse tipo de transformações pode ser feito de 2 maneiras:
1-com carta do importador com material homologado CE, que além do material também autoriza a sua montagem !!!
2-indo a um desses centros de homologação (presumo que em Espanha há, mas em França, Alemanha e Inglaterra, existem e não são nada baratos), que promovem esse tipo de homologações com um caderno de homologação que às vezes (dependendo do tipo de transformação, claro..) chegam a ter o tamanho de 2 páginas amarelas.
Ando a tentar saber quais são e penso que nesta semana que vem já as consigo dizer.
A ver vamos, porque posso-vos dizer uma coisa:
EM PORTUGAL TAMBÉM SE PODE FAZER MUITA COISA A NIVEL DE TRANSFORMAÇÃO AUTOMÓVEL E HOMOLOGÁ-LAS; MAS O QUE É VERDADE É QUE AO COMUM MORTAL FALTA-LHE TODA A INFORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA O FAZER (mesmo dentro da própria DGV existem Engºs que não o sabem - já comprovei isso - portanto estão a ver...).
Isto à martelada, com água dura em pedra mole e um bocado de paciência consegue-se, mas o que nos falta a todos é a pachorra e isso não ajuda....
Ainda bem que alguém refoça o que eu referi em relaçao à questao das homologaçoes através de Engº Mec. e DGV no tópico em que se falou do fecho da 2ª circular.Mensagem Original de LB
Em termos mecanicos,tipo suspensões e travões,o pessoal tem de começar habituar-se a pedir os papeis para homolgação...
Cumprimentos...
Clube MLTuners
www.Minibus .pt (Porto)22.510.59.20
Bom..... cá estou de novo para vos dar informação:
Neste tempo em que não dei notícias, foi porque eu e o dono de um Corsa B que também é um user deste fórum estivemos a tratar de tentar a homologação do seguinte:
- Alteração dos pneus de 165 x 65 x 14 para 185 x 60 x 14
- Alteração de motor de 1.4 para 1.6
- Alteração da altura da viatura para menos 6 cm (rebaixamento, claro...)
Bem: considerando que nada disto é uma vitória nem tão pouco nada de especial, considera-se apenas informação para quem queira saber como foi feito; assim:
As duas primeiras alterações foram AUTORIZADAS PELO IMPORTADOR, por esta ordem obrigatoriamente: 1º muda-se de motor se fosse para o GSI e depois autorizam a mudança de pneus; claro que a caixa de velocidades, suspensão e discos tem que acompanhar toda esta alteração.
A ultima não foi (claro) autorizada.
Comecei da seguinte forma: falei com 2 Engºs da DGV que me deram indicação de como proceder com o Importador e daí partir com a devida homologação, ou seja avançar com a homologação com documentos autorizando a transformação a partir do importador.
Esta não é nem foi a melhor homologação que se quer, mas foi a que se obteve de forma legal e de forma rápida em Portugal.
Contras: DEPENDENCIA DO IMPORTADOR, para se fazer qualquer coisa.
Não se faz aquilo que se deseja na totalidade.
A favor: rapidez.
Por exemplo: na questão dos pneus, torna-se mesmo bizarro pois não é possível fazer a homologação dos pneus sem alterar primeiro o motor, dado tratar-se de "ser uma decisão burocrática".
Assim a única coisa correcta e certa a fazer será:
1º Comprar peças "CE" homologadas para cada viatura e tentar homologá-las directamente na DGV (há quem já fizesse)
2º Tentar homologar num Centro de homologações europeia e trazer essa homologação para entrega na DGV.
3º Exportar a viatura, homologá-la lá, trazê-la, legalizá-la, pagar IA e apresentar a homologação à DGV.
4º Fazer um projecto em portugal com um Engº assinar e entregar à DGV.
5º Esperar pelo aparecimento de um LAB em Portugal
6º etc.
7º etc, etc
8º.........
9º....................
10º Correr com os políticos, advogados, legisladores, etc. para dentro dum barco, como o Marquês de Pombal fez e afundá-los...
Tirando isto, a Federação que está a aparecer em portugal, neste momento é a unica entidade que está a seguir a linha usada na Europa, ou seja vai tentar homologar as viaturas transformadas, mas para isso irá precisar de um LAB e quem sabe.... se não serão eles próprios a fazê-lo.
Note-se que sendo ela uma Entidade Federada, terá que infomar tudo e todos das capacidades de realização e de como as faz e logicamente só os federados terão acesso a esse tipo de autorizações.....
A favor: resolução dos problemas
Deixa de haver chatices
Contra: só para federados
tendência para ser um clube e não federação
Isto é apenas informação que acho alguns já sabem mas muitos ainda não.
Enfim ... pelo menos 1/5 das coisas a serem feitas nos nossos carros podem ser feitas de forma rápida; as outras nem por isso.
ASSIM PERGUNTO: somos cidadãos, temos direitos e deveres, pagamos impostos... Para quando RECLAMAR O QUE PRECISAMOS??????????
pois é nao pude deixar de opinar.... eu concordo com tudo o que o LB disse...mas a verdade e que todos sabem que e pura verdade...é que muitos tuners vao a uma loja de peças e comçam a ver qual ficava mais giro no carro deles ou por exemplo que ficava mais giro umas jantes 16" em vez das de origem 14" e nem pensam em se dar ao trablho para tentar legalizar 1º aquelas peças...NAO eles querem mesmoe que fique bonito (todos queremos) e la vao eles todos cotentes pa rua com akilo....e depois ta claro que sao mandados parar e a policia implica com eles...entaoo que eles fazem???REVOLTA , DIZEM MAL DOS POLICIAS...ETC ETC!!!!
a culpa nao e dos policias e de quem nao tem as peças legalizadas..claro que muitas vezes os policias abusam em certos casos...mas isso ja e otra cosa...
ja agora gostava tamem de comentar o seguinte:
nao sei se conhecem ou ja viramn nas conecntraçoes ou ate mesmo em revistas akeles dois carros dakeles cotas praí de 50anos (marido e mulher) os carros sao :
audi tt (verde) e uma bmw (cromado e cor de rosa)...a meu ver bem bimbos (os carros) mas o que e certo e que tudo e homologado!!!e tenho a certeza que nao foi preciso mai nada alem de dinheiro e mais dinheiro para os legalizar...por isso nao me admirava nada que quando os vendessem, vendessem com o preço a triplicar (devem ter gasto poco dinheiro a legalizalos devem...)...alias eu vejo esses carros bastantes vezes em cascais/estoril e tb muitas vezes parado ao pe do casino!!!!!
resumo:
nao deem motivos a policia pa embirrar ...querem por uma cena no carro?muito bem primeiro tratamde saber se e legalizavel e qual o preço e so depois aplicam...
eles so vos mandam parar pk teem ordens para tal....
e nao nao sou policia
bem esta foi so a minha opiniao...alguns concordam otros nao .....mas nao pude ficar calado perante esta situaçao