Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 25

Tópico: Legalidade dos farois diurnos ?

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão Legalidade dos farois diurnos ?

    Gente,

    No sentido de partilhar informação, deixo-vos a minha questão e a resposta do IMTT sobre a instalação de faróis diurnos.

    O meu Email:

    A minha questão prende-se com uma duvida simples: Existem já no mercado diversos produtos para a instalação nos veiculos de faróis diurnos.

    Estes dispositivos mais não são que barras de Led para substituir as luzes de presença/minimos.

    O produto a que me refiro em especifico está homolgado para circulação em estrada com a necessaria indicação dos certificados "E" e "CE".

    É legal a sua utilização nas viaturas? Existe já alguma legislação sobre este assunto em especifico?

    Resposta IMTT

    Na sequência do seu pedido de esclarecimento, informamos:

    1. A instalação de quaisquer luzes ou dispositivos de sinalização luminosa num veículo, que não esteja prevista pelo fabricante do mesmo, e que por conseguinte não conste da sua homologação de fábrica é considerada uma transformação não autorizada.

    2. Para além disso, o sistema em causa viola o ponto 6.9.2. do Regulamento UNECE n.º 48, respeitante à instalação de dispositivos de iluminação e sinalização luminosa nos veículos, que refere que o número de luzes de presença da frente é de duas. Assim, a instalação de tiras ou barras de LEDs como luzes de presença da frente aumentaria o n.º legalmente prescrito deste tipo de luzes.

    --- // ---

    Não posso obviamente concordar com a resposta, por argumentos tão simples quanto estes:

    - É legal instalar faróis de nevoeiro em carros que não os trazem de origem, têm é de ser modelos homolgados e estar devidamente regulados.

    - Segundo o IMTT uma "tira" de leds não conta com uma luz de minimos, mas como várias, se assim é... como fazem os Audi, Lancia e Mercedes ???


    Enfim... por hora vou continuar a andar de médios acesos, quando for legal instalo então os faróis diurnos.


    Um abraço
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de ERICS3
    Data de Inscrição
    Mar 2008
    Localização
    Algés - Lisboa
    Mensagens
    158

    Padrão

    Boas eu tenho esse tipo de leds tipo S6 no meu S3 em baixo nas entradas de ar. Até hoje não tive problemas e já fui parado várias vezes.

  3. #3
    Bravo JTD MB Power Average 2 Avatar de eddie_gordo
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    411

    Padrão

    Avisa quando te responderem outra vez.. Quero ver o que eles vão dizer.. lol

    Cumps

    Bravo [brá-vo] adj. Palavra que em todo o mundo indica um resultado acima de qualquer expectativa.

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de GiJoe
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Sta Iria - Lx
    Mensagens
    547

    Padrão

    Gostava de ver o Doc. Único de uma Audi dos novos,,

    "Obs: 34 luzes de mínimos"
    Bravo TD100 Sold!
    Alfa 156 JTD...

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Torres Vedras
    Mensagens
    291

    Padrão

    eu n comprei mas fiz...x)
    mas foi á bastant pouco tempo.ainda n passei pela gnr com aquilo ligado. tenh 36 leds por baixo de cada farol. deixo aqui uma foto pra verem.

    cumps

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Não pareceu ficar mal os leds! Já agora aproveito o offtopic e pergunto se alguem sabe onde posso mandar fabricar 2 ópticas ou vários pares?

    Queria levar as minhas ópticas e mandar fazer 2 iguais mas com vidro transparente. Não faço a mínima ideia de onde começar a procurar! Alguem me pode ajudar?

    quanto ao criador do post dizer que anda de faróis ligados durante o dia, eu acho isso a coisa mais parôla que pode haver, e que a meu ver, pouco ou nada contribui para a segurança na estrada... Não o querendo ofender de modo algum!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Torres Vedras
    Mensagens
    291

    Padrão

    agr reduzi a voltagem pq tava a mandar mta luz.n meti foto dele montado pq n tenh camera decente pa tirar.fiz ist pq achei a ideia bacana e dá um efeito engraçado.só n comprei a fita que anda por aí á venda pq são 40 euros, e com 20 ou menos fiz isto.mas é pa andar com ist ligado de noite, n de dia.

    agr em relação á tua questão de fabricar ópticas desconheço totalmente algum sitio para fazer isso.
    cumps

  8. #8
    Bravo JTD MB Power Average 2 Avatar de eddie_gordo
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    411

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    quanto ao criador do post dizer que anda de faróis ligados durante o dia, eu acho isso a coisa mais parôla que pode haver, e que a meu ver, pouco ou nada contribui para a segurança na estrada... Não o querendo ofender de modo algum!

    Isso já foi discutido por aqui... Há inúmeras situações em que estás de dia e a visibilidade é reduzida, como por exemplo se estiveres a levar com o sol de frente ou passares de uma zona com muita luz para uma zona escura (sombras, túneis...). Os médios durante o dia não encandeiam ninguém, e só podem ajudar em situações destas. Não é por acaso que os carros novos vêm com luzes diurnas, e também não é por acaso que no IP4, uma estrada com bastantes acidentes, é obrigatório ligar os médios durante o dia.

    Cumps

    Edit: Olha um exemplo:

    O carro com os médios fica bem mais visível que o outro, sem médios.

    Lê esta thread: http://www.tuning.online.pt/forum/lu...=luzes+diurnas
    Última edição por eddie_gordo; 28-09-2009 às 03:52.

    Bravo [brá-vo] adj. Palavra que em todo o mundo indica um resultado acima de qualquer expectativa.

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Torres Vedras
    Mensagens
    291

    Padrão

    Por acaso nota-se bastant.mas estavamos a falar de luz de minimos, n de médios.
    Cumps

  10. #10
    TOLices Crew Member #2 Super user Avatar de minhOfles
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    3.950

    Padrão

    Citação Mensagem Original de dsb1989 Ver Post
    Por acaso nota-se bastant.mas estavamos a falar de luz de minimos, n de médios.
    Cumps
    O caso não se põe bem assim, as DRLs não têm a mesma intensidade dos mínimos, nota-se mais, como já deves ter reparado num audi que ande por aí.
    Weds Sport TC005 || Impul Hoshino Racing RSIII


  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Torres Vedras
    Mensagens
    291

    Padrão

    Penso que se possa dizer que sim...
    cumps

  12. #12
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    7.521

    Padrão

    Realmente é algo que já vem sendo debatido noutros países é a obrigação de andar mesmo de dia com luzes de presença. Eu concordo, até porque sempre que viajo e faço muita estrada nacional ligo os médios. Gosto de ser visto até porque nas ultrapassagens dá jeito...

  13. #13
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Vigo / Viana / Porto / Lisboa
    Mensagens
    1.494

    Padrão

    Estas férias fiz 700 kms pela republica checa e lá é obrigatório o uso de médios durante todo o dia.

    Dado este aspecto as marcas já fabricam os carros com os tais leds por baixo dos médios. Vi muitos skodas, audis etc com esses leds. Tem muito mais logica do que os medios ligados, pois é um branco sinalizador muito mais visivel para os outros e não encandeia nada.

    Mas estás em Portugal..
    Don't drive faster than your guardian angel can fly.

  14. #14
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Andar de médios ligados durante o dia é parolo? Foda-se leio cada uma por aqui.

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Mensagens
    7.521

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Andar de médios ligados durante o dia é parolo? Foda-se leio cada uma por aqui.
    LOL os motociclistas, e condutores de matérias perigosas são todos parolos? Nem sabe o que diz nem diz o que sabe! Eu gosto de ser visto e não me importo que me chamem parolo!

  16. #16
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Eddie,

    Obrigado por teres respondido ao Evolution...

    É que só por acaso essa foto foi mesmo tirada por mim!!! E está no outro post sobre o assunto.

    - Parolo é andar com o carro a tremer por todo o lado com um subwoofer principalmente quando dentro do carro vão 2 ou mais pessoas que nem se conseguem ouvir umas às outras.
    - Parolo é montar mínimos verdes ou azuis ou encarnados
    - Parolo é montar kits de xenon que estão permanentemente a encandear os restantes condutores.

    Andar de faróis acesos de dia é parolo porque prefiro gastar lâmpadas para ser visto mais facilmente ?!? Sem mais comentários...

    Abraços a todos
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  17. #17
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    basicamente o teu farol não está preparado para levar com leds, acho muito bem que não o seja permitido, se não.. voltamos a guerra de tudo ser legal e ilegal..
    queres andar de médios, força! muitas vezes também ando, mas é mais quando estou com pressa..

    detesto a ideia de pessoal com carros "velhos" andar com ideias e material dos carros novos (de ultima geração) acho isso azeitixe total.

    a titulo de exemplo fica estupidamente mal, ver uno's, punto's, clio's, fiesta's, civic's, etc, dos antigos com xenon
    2 old 4 this $hit

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2008
    Localização
    Torres Vedras
    Mensagens
    291

    Padrão

    Gostos n se discutem...
    agr xenon a encadear o pessoal é q n, detesto quando vou na estrada e me aparecem de frent com xenon e n consigo ver a ponta de um... por causa do xenon.
    cumps

  19. #19
    XSI Powered Average 2 Avatar de XStyler
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Mensagens
    146

    Padrão

    Citação Mensagem Original de JT Ver Post
    basicamente o teu farol não está preparado para levar com leds, acho muito bem que não o seja permitido, se não.. voltamos a guerra de tudo ser legal e ilegal..
    queres andar de médios, força! muitas vezes também ando, mas é mais quando estou com pressa..

    detesto a ideia de pessoal com carros "velhos" andar com ideias e material dos carros novos (de ultima geração) acho isso azeitixe total.

    a titulo de exemplo fica estupidamente mal, ver uno's, punto's, clio's, fiesta's, civic's, etc, dos antigos com xenon
    Boas, então é assim, eu em parte concordo. Mas também acho que depende um pouco dos casos.

    Por exemplo o 106 mk1, como é o caso do meu, acho que se enquadra nessa categoria. Logo, por isso, seria mau colocar xenon, mesmo bem colocado?

    Eu, por acaso, só ainda não coloquei xenon no 106 por não ter tido tempo para experiências, mas assim que tenha tempo para instalar E afinar, vai levar com ele.

    Não se trata tanto de ficar bem ou mal, trata-se de segurança. Principalmente quem gosta de carregar no pedal da direita, tipo eu. Não sou de corridas, mas adoro fazer auto-estrada à noite. Se puder ver mais longe, sem incomodar os outros.... Fique bem ou fique mal, isso é o menos importante.

    Agora, que anda aí muita gente a espalhar luz, só para dizer que tem xenon no carro, e os outros que se f0d@m... lá isso anda!

    Cumps, XStyler
    Kits xenon a 55€ na Xenon Portugal
    Fiesta mk4 1.25i * Clio mk1 1.9D


  20. #20
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Se não puseres ópticas com olho de boi vais ter o mesmo problema que toda a gente que monta xenon em ópticas normais.. Para teres uma afinação que n encadeie quem vem de frente, tens que apontar os farois demasiado para baixo e dp os 35m que supostamente os médios iluminam.. Chapéu. Fica pior que com afinação stock e halo. Eu ainda andei uns 4 ou 5 meses com xenon em ópticas normais e foi a essa conclusão que cheguei.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Legalidade de Paineis em Carbono
    Por joseglv no fórum Geral Tuning
    Respostas: 4
    Última Resp.: 22-02-2010, 16:42
  2. leds diurnos
    Por P80WER TDI no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 7
    Última Resp.: 27-01-2010, 09:07
  3. alteraçoes e a sua legalidade....
    Por rmrpt1 no fórum Geral Tuning
    Respostas: 10
    Última Resp.: 06-07-2009, 13:24
  4. Respostas: 0
    Última Resp.: 20-02-2007, 15:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •