que punho da alavanca tao lindo! isso tira caricas das garrafas??? ou e mesmo so para abrir nozes??
ainda estou aki a tentar perceber o porque de trocar um excelente punho oem por essa coisa...mas prontos nao interresa! concerteza o ganho ha de superior a 10 cv!
nao podes trocar nada no carro nos componentes de conduçao...
volante pedais ,manete da cx de velocidade,punho do travao de mao tem de ser original ou minimo da mm marca do carro...
ate pode haver pedais e volantes e passe na ipo....mas os mesmo podem ser motivos para chamarem a viatura a ipo B...
realmente referiram algumas coisas...mas eu continuo com as minhas duvidas....
Afinal o que posso mudar no meu carro sem ter problemas como a Inspecção e a autoridade???Tenho o meu carro todo de origem e só vou mudar alguma coisa se tiver a certeza que é legal....
Alguem me dá uma dica?!Agradeçia uma resposta legal e concreta e não comentários do que fiz e do que passou!
Em relação ás luzes do veiculo tanto traseiras como dianteiras e retrovisores pode-se mudar por outros mais xpto???
Em relação aos parachoques e respecivas saias, Aleiron e entradas de ar no capô o que se pode mudar???
E a manete de mudanças, pedais e outros promenores esteticos do interior do carro que posso mudar???
Em relação aos travões, discos e componentes, suspensões rebaixadas e por fim o motor, turbos, filtro, aumento de cavalagem recorendo a maf´s chip´s e outros
Agradecia que me explicassem todo isto pois gostava de modificar umas coisas no meu carro e a legislação não está nada compreensível.
Obrigado atentamente Fred
Última edição por meo; 17-12-2009 às 16:32.
Bom, cendo assim vou ter ser um pouco mais sucinto, resumindo de alguma forma o que foi dito ao logo deste tópico.
Tudo o que não venha de origem, não seja homolgavel no IMTT (ex.peliculas, jantes), e/ou não conste como extra da marca, é ilegal/não regulamentar.
Logo pode reprovar.
O resto vai de inspector para inspector, e dos conhecimentos/carteira de cada um.
Espero ter ajudado
FelipeJA desde já obrigado pela resposta!
Afinal só a marca é que pode fazer alterações e colocar extras
Se a marca tiver extras e eu colocar é preciso algum tipo de decumentação para provar que as alteraões foram feitas na marca
Tudo aquilo que não dificulte a condução, nao ponha em perigo a vida dos outros, não seja visivel, não exceda a poluição ambiental, não faça aumentos de potencia superiores a 20cv(suponho), não ha problema por.
Como já disse, não tenho nem nunca tive conhecimentos na inspeccao, e tenho o kit todo sem ser de origem, espelhos, farois, farolins, aileron, panela final sem miolo, radio e colunas...... tudo sem ser de origem, no entanto nunca tive problemas, por isso!
Atenção que tenho um amigo com uma Mazda, comprou na marca uns pedais desportivos extra da marca, em aluminio e com saliencias em borracha (Tipo TT, R32, etc) e a Sra Inspectora do IPO, chumbou o veiculo e ainda disse que teria que vir anotado no DUA sendo que para isso teria que ir a uma IPO B... dahhhh qué qué isto meu deus...
Eu tenho no meu A3 os do TT e até hoje nunca tinha ouvido tamanha barbaridade.
O que eu acho é que basta falar na palavra Portugal que já uma barbaridade, nunca se viu país com tanta regra e lei (principalmente quando se fala de carros), o que é certo é que metade não sao cumpridas, e isto é tudo um bando de politicos ignorantes e corruptos, onde é que ja se viu chumbar numa inspeccao por causa de uns pedais? Isto é o cumulo, completamente imprecionante
Boas a todos...
Recupero este tópico porque penso que pode ser muito útil na ajuda a perceber e interpretar a lei que já é, só por si, pouco clara... e, talvez, meter alguns pontos no i's. Como não bastasse, ALGUNS, repito, ALGUNS inspectores e Policias também acusam falta de informação e vontade de complicar... felizmente, nem todos.
Ora aqui vão as minhas dúvidas... que, em alguns casos, são quase pedidos de confirmação:
1) Não existem admissões de ar legais, pois não? Com homologação. Tentando fazer algo semelhante, uma puxada ao parachoques nunca poderá ser um problema na IPO/Policia, certo?
2) Como todos sabemos, a esmagadora maioria dos escapes alterados que vimos por ai são Universais... não homologados, mais barulhentos, etc. Ora, por uma quantia significativamente maior, podemos comprar algo com Homologação Europeia e destinado ao nosso carro (marca + modelo). O Escape trás consigo um papel que comprova a homologação/tem o comprovativo afixado nele mesmo. Alguns sites de marcas da especialidade dizem até HOMOLOGADO E "STREET LEGAL" PARA TODOS OS PAISES DA UNIÃO EUROPEIA (INCLUINDO SUIÇA). Não poderão haver problemas aqui, certo?
3) Podemos mudar Amortecedores + Molas desde que não se altere a distância ao solo, certo? Não vejo outra hipótese...
4) Barra Anti Aproximação... como sabem, este é APROVADA na IPO. Ainda não percebi bem porque (as belas leis, lá está... sem comentários) mas a Policia não as quer. Existem barras como Homologação Europeia? Ou só existem nas marcas dos nossos carros, legais?
5) Pedais: Aqui já vi que não podiam ser alterados como já vi que são legais desde que tenham borracha para não deslizar... como é? Só nos safamos com acessórios da marca, também?
6) Baquets... mesma coisa. Existem homologadas ou só recorrendo à marca do carro?
7) Travões... penso que o que vem no papel de A/R na IPO é que podem ser alterados para ventilados desde que os discos mantenham o tamanho original (nunca maior).
8 )kit's estéticos (que não são do meu agrado quando não são das marcas...), convém ficar-se pelas marcas dos nossos carros, certo?
Gostaria de ouvir opiniões para todos os pontos
Cumps
Última edição por Biuz; 28-07-2010 às 19:12.
Ninguém?
o carro pode sofrer alteraçoes a nivel de para-choques, saias, ailerons, espelhos, entradas de ar no capot e ntre outras coisas, mas algumas nao podem e ter arestas vivas.
deixo aqui uma lista do que e legal e ilegal, e quais as condiçoes para certas modificaçoes:
http://img840.imageshack.us/i/listaa...sipo9odvw.jpg/
quando abrirem a imagem façao zoom para poder ver melhor.
nao sei se essas seram as unicas modificaçoes possiveis, mas pelo menos ja ficam ai algumas.
espero ter ajudado.
cumps.
1. nao podes mudar admissoes excepto se a marca tiver algo especifico para o efeito 2. podes mudar o escape desde k seja fornecido pela marca e tem deem os docs para pores os db nas anotacoes especiais.essas holmogacoes nao sao validas ca,acaba sp por uma alteracao de caracteristica. 3. nao podes alterar nd na suspencao excepto se for com material da marca e tera de estar averbado no livrete 4. passa na ipo sp.com a policia so se ja tiver de origem.e possive, homolgar isto no livrete n maioria ds marcas
5. sim so mm da marca e tem de ter borracha 6.nunca podes mudar os bancos de um carro,excepto se a marca autorizar,com a policia da direito a ipo 7.correcto mas tb nao costumam olhar pra isso 8.correcto alguma duvida dispoe sp
por exemplo se eu meter uns coilovers regolaveis na dureza e nao alterar a altura do carro a policia implica com isso.?
quanto ao escape tem de ser escapes da marca ou pode ser qualquer que se compre numa loja tipo norauto, e depois vai-se la e eles metem a tal anotaçao especial para os db?
No meu carro tenho pedais Sparco à mais de 8 anos e nunca tive problema com IPO.
E são um modelo antigo, só em metal, sem borracha nenhuma.
Cumps.
Neolfp
X53-F8Q
nao.so podes ter coils se estiver previsto de origem. o melhor ke fazes e meter molas e amortecedores duma versao mais desportiva do teu carro fica sp melhor.tem tb a opcao de comprar amortecedores com regulacao da dureza.pintas eles de preto se necessario e ninguem deve implicar.
escapes... se comprares um aftermark homolgado e especifico podes sp apresentar os papeis dele. nornalmente a forca da autoridade come isso. mas de qq maneira para regulamentar tera de vir no livrete...
Nada.
E nunca me disseram nada sobre isso.
E até é um centro de inspecções exigente.
Ainda no ano passado reprovou por ter uma optica estalada.
Tenho como mods visiveis:
- Pedais Sparco em Aluminio sem borracha nenhuma
- Punho das velocidades em aluminio da Foliatec, sem qualquer indicação das engrenagens.
- Espelhos tipo M3
- Volante desportivo
- Filtro Green-Twister (Admissão Directa/Dinamica) (A caixa do filtro de origem já não existe)
- Bastante Rebaixado (Do genero: "Ó sr. Inspector, tenha cuidado ao entrar nos rolos para o parachoques não bater muito no chão") lol
- Peliculas nos 5 vidros (embora seja comercial)
E nunca me disseram nada a esse respeito.
Apenas dão importancia ao sistemas de segurança e estado geral do veiculo.
São exigentes a nivel de folgas na suspenção e direcção;
Sistema de travagem;
Fugas de oleo, e outros promenores.
Mas claro, à centros e centros.
Alguns querem armar-se em " Caça Tuning" e preocupamse mais em ver se os farois são de origem, ou se as molas são vermelhas ou amarelas, do que ver se à folgas nos triangulos de suspensão, ou se o carro tem o sistema de travagem equilibrado, etc.
Cumps.
Neolfp
X53-F8Q