Resultados 1 a 20 de 20

Tópico: kais as consequencias de 1a rodagem mal feita

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Mensagens
    8

    Padrão kais as consequencias de 1a rodagem mal feita

    gostaria de ver esclarecida esta questao de varios pontos de vista

    obrigado e cumps

  2. #2
    Member Novato
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    41

    Thumbs up Do que entendo

    Um motor quando vem novo todas as arestas ainda estão vivas do processo de produção das mesmas, ora se começares a abrir com o carro essas arestas em vez de serem desgastadas partem e nunca se sabe por onde partem. Pode causar desgaste excessivo e logo o motor durar menos. Nos carros de hoje practicamente todos vêm com uma pré rodagem porque todos os motores são testados. Nas rodagens que fiz foram sempre progressivas e todas elas o motor durou uma boa vida. Sempre comecei devagar e a partir dos 4000 ou 5000 km apertar com o bicho. Sempre de uma maneira progressiva e sem grandes solavancos ao motor, com passagens de caixa suaves. Tenho-me dado bem e conseguido uma boa vida de motor.

    Um abraço
    Civic SOHC 1.6 em trabalhos
    XV1100 em restauro
    Kangoo D55 em venda
    www.octoseg.com

  3. #3
    Hgt
    Hgt está desconectado
    HGT Average Avatar de Hgt
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    77

    Padrão

    Uma rodagem mal feita tras problemas de consumo de oleo maior consumo conbustivel e a longo prazo avarias motor ( segmentos etc ).
    Eu fiz cerca de 7.000km de rodagem e nao tenho problemas de motor.
    O ideal e viagens em estrada com mudanças altas para nao puxar pelo motor cidade e de evitar e o mais importante e as rotaçoes em que vai o motor e nao a v, max, o ideal e 2.500 - 3.500 rpm.


    Cumpts
    ////////Engine Tune

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Eu tb tenho a minha teoria de rodagem.... mas....
    Quais são os carros q duram mais? São os das frotas das empresas!
    Que rodagem é q eles levam? "Pé a fundo e vamos pras piascas qdo o patrão nao estiver a ver!"

    Por isso já começo a ter as minhas duvidas em relação a rodagens!
    Built, not bought!

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Por mais k digam k os novos motores vêm rodados de fabrica é mentira...
    E as consequencias nao sao a curto prazo, mas sim medio/longo prazo, apartir dos 100.000kms vai-se ver a diferença de cuidados com a makina
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Funchal - Madeira
    Mensagens
    104

    Padrão

    Os motores vem com pré-rodagem, isto é uma rodagem em vazio. Eu não gosto de apertar até as 7500rpm só utilizando metade da faixa de rotação de origem e como o meu é um turbo diesel sempre esperando que o motor será bem arrefecido depois de uma viagem.
    Depois não vou com muitas mordomias as vezes de manhã sai de casa começo a subir e já dou 120km/h numa quarta, isto é puxo todas as velocidades. Tenho de marcar o cartão a horas lololol



  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Today 12:31KnyghtOs motores vem com pré-rodagem, isto é uma rodagem em vazio. Eu não gosto de apertar até as 7500rpm só utilizando metade da faixa de rotação de origem e como o meu é um turbo diesel sempre esperando que o motor será bem arrefecido depois de uma viagem.
    Depois não vou com muitas mordomias as vezes de manhã sai de casa começo a subir e já dou 120km/h numa quarta, isto é puxo todas as velocidades. Tenho de marcar o cartão a horas lololol
    7500rpms? Tens ai um VTEC a gasoleo...LOL

    Pré-Rodagem? Não acredites tb no Pai Natal...As tolerâncias, Rugosidades, Folgas, Maquinação, Torneamento, Furjamento, etc é que são muito + perfeitas hoje em dia, do que há 20anos atrás por ex!

    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  8. #8
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Algures no pais das Bananas
    Mensagens
    1.156

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Lopez Ver Post
    7500rpms? Tens ai um VTEC a gasoleo...LOL

    Pré-Rodagem? Não acredites tb no Pai Natal...As tolerâncias, Rugosidades, Folgas, Maquinação, Torneamento, Furjamento, etc é que são muito + perfeitas hoje em dia, do que há 20anos atrás por ex!

    digam-me o que e que num motor precisa de rodagem ?
    e nao digam que sao segmentos por isso e feito nos primeiros 10 min que o motor e ligado (e quando chegam as vossas maos ja fizeram alguns km)
    se me disseram assim , por precaucao fazer 1000km trocar de oleo e depois podem anda a vontade ai tudo bem, agora fazer rodagens de 7000km nao tem logica nenhuma e em vez de fazerem bem ao motor este so ira ficar preso e ira ter maiores consumos.
    querem varios casos eu arranjo com carros da minha empresa
    o meu carro de empresa tinha 40km e fui com ele para lisboa do porto praticamente a fundo , apanhei a crel foi ate cortar
    o que e certo e que comparando com outros carro iguais nunca deu problemas , sempre teve muito melhor andamento e sempre gastou menos

    as tolerancias de fabrica sao tao reduzidas que o motor nao precisa de rodagem nenhuma , a unica coisa que aconselho e trocarem o oleo e filtro com para ai 1000km e mesmo isso ...
    ps ha algumas marcas que antes do carro sair da fabrica fazem um teste de potencia , acham que eles so puxam pelo motor ate as 2000 ?

    cada um faz como entende mas o mito de partir arestas etc , era sim a 20/30anos ... em que os motores a gasolina faziam 100k km e o pessoal aahava que era uma maravilha da tecnologia , os oleos que existem hoje nao sao os mesmo de ha 20 anos e consequentemente o desgaste do motor nao e o mesmo, alem que todo o processo de maquinação/tolerancias e MUITO mais preciso, eu sei tenho masi conmhecimento de peugeot e posso dizer que a tolerancia para rectificar uma cambota etc anda a volta de 0.003mm so para terem uma ideia das tolerancias de hoje
    Peugeot 206 1.1 260km/h gps 7000rpm quanto sera as 8000 ?
    Peugeot 307 1.6 HDI
    www.clubepeugeot206.com/forum

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Localização
    Funchal - Madeira
    Mensagens
    104

    Padrão

    7500kms...
    Enganei-me no mesmo dia duas vezes irrra lolol



  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Hoje em dia, com os novos motores, a dita rodagem não é bem para "acamar" os segmentos aos cilindros, os bronzes nas bielas e cambota, etc!

    Tem a ver + com o facto de possuirem turbo-compressores que atingem +100.000rpms, injectores k injectam a +1500bar, EGR, CAT, FAP, etc, os 1os 1000/2000kms devem ser feitos nas calmas

    Mas + imp k isso é evitar sempre os arranques a frio e deixar estabilizar pressoes e temperaturas ao relanti durante alguns segundos/minutos

    Cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de elmanoduarte
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    124

    Padrão

    É preciso cuidado com mundaças altas a baixa volecidade,também não é nada saudável para o motor,segmentos por exemplo,premir o acelarador com um motor a pedir mudança,aquela pressão tem de sair por algum lado! ,,na mimha opinião como ja foi dito aqui,,,na rodagem o conduzir tem de ser progressivo!

  12. #12
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    concordo com o spyro... uma muda de oleo e filtro bem cedinho e cuidado com os arraques a frio e as paragens dp d dar calor e o resto é oleo decente e nos intervalos proprios e tá a andar de carrinho

    XAD + XADT

  13. #13
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Citação Mensagem Original de elmanoduarte Ver Post
    também não é nada saudável para o motor,segmentos por exemplo,premir o acelarador com um motor a pedir mudança,aquela pressão tem de sair por algum lado!
    Qual pressão? Penso que o único inconveniente de rotação demasiado baixa são as vibrações ou mesmo soluços que provoca.

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de elmanoduarte
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    124

    Padrão

    Nao sabes como funciona um motor ?
    ...ao apertar o acelarador é fazer entrar + combustivel,se ele na pode se desembaraçar dele,algo tem de dar mal ! ..compreendo o teu raciocinio,mas em motores + antigos este (meu) ponto de vista deve fazer diferença.|
    Última edição por elmanoduarte; 27-01-2008 às 00:36.

  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de elmanoduarte
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    124

    Padrão

    tambem os arranques A FRIO especialmente para os Diesel é encomendar a morte pa o motor,ja ouvi mecanicos muito velhos falarem nisso. no entanto os motores mais recentes normalmente usao oleos sinteticos ou semis..o q ajuda muito em arranque a frio.

  16. #16
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Sei perfeitamente como funciona um motor. Só comentei a tua frase - completamente descabida - "essa pressão tem que sair por algum lado". E justifiquei o porquê. Se pisares a fundo entra mais combustível, seja qual for a rotação, tal como eu disse, isso em muito baixas só provoca vibração e/ou solavancos, que por si podem acabar por danificar qq coisa.

    Não se deve arrancar com um diesel a frio? Então, põe-se o motor a trabalhar e espera-se 30mins até ele estar quente? Se ainda disseres que n convém fazer muita rotação a frio.

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de elmanoduarte
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    124

    Padrão

    Descabida,a minha ideia ? .."se pisares a fundo entra + combustivel,seja qual for a rotaçao...." ,pois e a baixa rotaçao esse combustivel nao é queimado sai plo escape a fora,é ?..claro q cria maior pressao dentro dos cilindros,e nao se conseguindo desenvolver tem de provocar um aperto. E pra bom entendedor meia palavra basta!...acho que ninguem ia pensar em aquecer o motor 30 minutos!
    Última edição por elmanoduarte; 28-01-2008 às 05:41.

  18. #18
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Se entrar combustível que não é queimado é pq alguma coisa está mal afinada. Provoca um "aperto"? Tás a brincar não estás?
    Não desenvolve porque produz pouco binário, nada mais. Tal como te disse, o único problema são as vibrações e os solavancos.

  19. #19
    Senior Member Average 2 Avatar de elmanoduarte
    Data de Inscrição
    Jul 2005
    Mensagens
    124

    Padrão

    Tou á 11 anos a trabalhar com uma Mercedes,um camião de 20 e tal tolenadas,foram mecanicos da Mercedes q me falaram nisto!! ..quem és tu?
    ..realmente,,ajudas-te na ligaçao do Boost Controller. Eu na sabia como,tu sabias e foste mesmo porreiro em ajudar. As minhas ideias não são descabidas,são conversas com homens que teem idade de ser meus pais! claro que lhes dou razão.

  20. #20
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Fazes mal. Eles - na maior parte dos casos - percebem de tecnologia da altura deles, há 20 anos atrás. Neste fórum, coisa que não falta são "pérolas" ditas por mecânicos. Se queres acreditar no que te dizem sem pôr em causa e sem ninguém te ter dado uma explicação plausível, força. Quem perde és tu.

Tópicos Similares

  1. Volkswagen Golf IV TDI SPORT C/REVISAO FEITA
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 16-03-2009, 01:30
  2. Rodagem do carro - importância e cuidado
    Por Consolas no fórum Manutenção
    Respostas: 0
    Última Resp.: 14-02-2008, 23:58
  3. Possíveis consequências
    Por FaMeL no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 17
    Última Resp.: 18-09-2007, 23:59
  4. How to Break in an engine ? ( Rodagem)
    Por jc_online no fórum Geral Tuning
    Respostas: 20
    Última Resp.: 18-08-2006, 09:56
  5. SEAT LEON Repro (feita 114cv)
    Por Redshade no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 22
    Última Resp.: 04-08-2004, 22:14

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •