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Tópico: IPO vs Turbinar ou Swap

  1. #1
    Quem ler isto é um asno! Super user Avatar de PinhU
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    Pessoal, tenho vindo a massacrar a minha cabeça aqui com umas coisas. Gostava de saber se o carro passa na inspecção com o motor turbinado (adaptação) ou então se passa com um swap. Neste caso seria impossível legalizar pois o motor nunca saiu no modelo em questão, e possui cabeça 16v em vez de cabeça 8v.

    Qual passaria melhor?

    Abraço

  2. #2
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    Citação Mensagem Original de PinhU Ver Post
    Pessoal, tenho vindo a massacrar a minha cabeça aqui com umas coisas. Gostava de saber se o carro passa na inspecção com o motor turbinado (adaptação) ou então se passa com um swap. Neste caso seria impossível legalizar pois o motor nunca saiu no modelo em questão, e possui cabeça 16v em vez de cabeça 8v.

    Qual passaria melhor?

    Abraço
    Boas,

    Segundo o que me tem sido informado acerca desse genero de alteração (Turbinar motor atmosférico) é muito complicado passar numa ipo, senão vejamos, o teu carro teu um x KW adverbados pelo imtt que corresponde à potência que os enginheiros da marca do teu carro definiram como seguros pra todo o conjunto que forma o carro. Se turbinares o carro, o ar forçado que começa a entrar nas camaras de combustao será maior conseguindo atingir uma performance superior, ou seja, mais potencia. Até aqui tu de certeza sabes. Apos essa alteração e tendo em conta a potencia adicional, o teu motor começa a debitar uma potencia de Y KW que ja será superior ao que se encontra adverbado. A minha sugestao quando a legalização, é que te dirijas à marca do teu carro e peças uma folha de aprovação e que depois observes se realmente eles permitem a alteração ou se te deixam obrigado a algumas outras alterações de performance para adquirires o grau de segurança minimo por eles definido e ai autorizarem. Mas mesmo depois de tudo isso, terás de ir ao imtt pedir adverbament no livrete. Espero ter conseguido ajudar em algo, também me encontro n mesma situação com um Nissan 100 nx 1.6 102cv (atmosférico).
    Boa Sorte
    Cumps
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  3. #3
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    Eu tenho quase a certeza q se o carro nao sair dos valores normais de Co2 passa na inspeccao, até pq eles nao tÊm lá nada para medir a potencia o carro pode ter 30cv como 300cv, se cumprir com o co2 regulamentado (e as outras merdices como luzes travoes e suspecao etc) passa na boa na inspeccao.
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
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    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  4. #4
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    Seja swap seja turbo não passa na IPO a menos que seja o Stevie Wonder a fazer a inspecção.

    Se o inspector detecta um motor fora do normal (género um motor 2 litros num corsa) ou um caracol.. vai dizer que não é original e chumba-o.

    É a tal máxima do "se não é de origem tá chumbado".

    Para o swap é uma questão de números de série e averbamentos... na questão do caracol é mais sensivel uma vez que não tás a substituir o motor nem nada, mas pegam na mesma nem que seja só pelos niveis de CO.

    enfim... complicado senão andava aí tudo em altas e legal! =)
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  5. #5
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    entao por exemplo meter um motor do tigra (90 cv) num corsa A 1.2 nao vai passar na inspecção certo?

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de SeatTDI Ver Post
    entao por exemplo meter um motor do tigra (90 cv) num corsa A 1.2 nao vai passar na inspecção certo?
    exacto..

    a nivel de swaps em opel só passam despercebidos motores 8v (se o inspector nao for ver o codigo motor) e por exemplo de 1.4 16v para 1.6 16v que são de igual modo visualmente identicos. Apenas se poderão distinguir pelo codigo motor gravado no bloco.

    exemplo: c12nz (44cv) vs c14nz (60cv) - x12sz(45cv) vs c14se (82cv) - x14xe (91cv) vs c16xe (109cv) ..etc..

    Mas na maior parte dos casos, isso só é visto em IPOB, em IPO normal se não existem razoes para desconfiar, o técnico nao vai ver.
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  7. #7
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    Man os inspectores percebem tanto de carros como eu de batatas... como é q eles vao saber se o corsa tem 1 motor 1.0 ou um 3.0?? só pelo tamanho do motor ou só se o pessoal alerar drasticamente o chassi de modo a q o motor caiba...

    De resto um motor 1.2 do corsa ou 1 1.4 do tigra sao mt parecidos, de modo a q se passar no teste do co2 e nos outros testes passa na inspeccao
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  8. #8
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    Existe mt gente q muda o codigo do motor no bloco (mas isso é ilegalissimo)

    Agora qt ao nº do motor eles já nao pegam (até pq o meu antigo punto Gt teve 4 motores diferentes e ninguem implicou)
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  9. #9
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Man os inspectores percebem tanto de carros como eu de batatas... como é q eles vao saber se o corsa tem 1 motor 1.0 ou um 3.0?? só pelo tamanho do motor ou só se o pessoal alerar drasticamente o chassi de modo a q o motor caiba...

    De resto um motor 1.2 do corsa ou 1 1.4 do tigra sao mt parecidos, de modo a q se passar no teste do co2 e nos outros testes passa na inspeccao
    não é bem assim. tás a facilitar muito a coisa, e hoje em dia nao se pode facilitar como sabes.

    os inspectores não são estupidos e basta alguma experiencia para saber reconhecer motores, SOBRETUDO em corsas que são dos carros mais vistos desde os anos 80.

    motor 1.2 corsa



    motor 1.4 corsa/tigra



    são um nadinha diferentes... acho que qqr inspector diferencia uma cabeça 8v de uma 16v..
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  10. #10
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    manda swap nisso ! passa-o pela porta do cavalo !

  11. #11
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    ya o corsa nao foi o melhor exemplo mas há motores como o 1.4 e o 1.6 da opel q sao iguais tal como o b16 o b18 e o b20 da honda...
    Até o h22 é parecido...

    No caso dos psa o 1.1 do 1.4 o motor é todo igual. nao se nota diferenca

    De 8v para 16v nota-se mais a diferenca...
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  12. #12
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    Sim, um bloco do cup com uma cabeça de 8v não dá bandeira nenhuma. Agora uma cabeça 16v já dá um bocado de giga.

  13. #13
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    a este nivel só existem mesmo 2 soluções viaveis.. ou trabalhar carros gasolina já com turbo () ou dentro do diesel ja com turbo trabalhando electronica e turbo também.

    turbinar e swap acaba sempre por ser detectado.. as IPO's do zé maneta por enquanto dão.. mas qqr dia nem isso nos vale. E contra mim falo q tenho um bloco maior q o 1.4 original no meu tigra.
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  14. #14
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    Também eu me informei sobre a legalização dum motor c/ mais cilindrada no meu colt. Ora neste caso seriam mais 535ccm, passava de 1299ccm para 1834ccm. A Mitsubishi Motors Portugal passava a declaração sem problemas a comprovar que saiu aquele motor no Colt. O próximo passo era tratar da diferença de CCM na alfandega e pagá-la. Aí sim assustei-me.. Total : 7200.00 € por 535ccm (isto é: 14.46€ já c/IVA por cada CCM), CO2 é aí muito importante. Resumindo, homologar motores com mais cilindrada é para esquecer, pelo menos no meu caso.. Depois ainda vêm as despesas de Ipo B, Documento único, etc..
    Última edição por ColtGLi; 31-08-2009 às 17:04.
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  15. #15
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    Mas sempre tens hipotese de legalizar, já na opel, motores 2 litros nao sairam nem em corsas nem em tigras portanto é assumidamente uma modificação ilegal. Depois logicamente que na IPO dá buraco... =|
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  16. #16
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    Citação Mensagem Original de LeNnOxLeWiS Ver Post
    Mas sempre tens hipotese de legalizar, já na opel, motores 2 litros nao sairam nem em corsas nem em tigras portanto é assumidamente uma modificação ilegal. Depois logicamente que na IPO dá buraco... =|
    Exactamente... Mas eu no meu caso estaria somente a fazer o upgrade para a versão mais potente do modelo..
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  17. #17
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    Neste casos o ideal será fazer sem ninguém saber...

  18. #18
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    Troquem tudo mas mantenham a tampa original...tá difícil... o gajo lá sabe se aquilo é 1.2 ou 2.0 apenas pelo aspecto do bloco. (não estou a falar da tampa)

  19. #19
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    lol pois mas as tampas diferem de 1 8v (tampa + pekena) para 1 16v em q a tampa é bem maior pois a cabeca do motor tb é maior
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  20. #20
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    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    lol pois mas as tampas diferem de 1 8v (tampa + pekena) para 1 16v em q a tampa é bem maior pois a cabeca do motor tb é maior
    Inventa-se qualquer coisa ou não se mete tampa nenhuma...

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