Resultados 1 a 2 de 2
Like Tree4Gostos
  • 4 Escrito por HarakiriGTR

Tópico: Invenção Portuguesa: Cinto alerta para fadiga ao volante

  1. #1
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão Invenção Portuguesa: Cinto alerta para fadiga ao volante

    A empresa de têxteis para automóveis Borgstena, de Nelas, vai liderar um projeto europeu que tem como objetivo desenvolver sensores para o assento e o cinto dos veículos que deem o alerta em caso de fadiga do condutor. O projeto Harken está orçado em 1,36 milhões de euros e conta com um apoio da União Europeia de 1,053 milhões de euros.

    O gestor do projeto, Paulo Gameiro, disse à agência Lusa que serão desenvolvidos "sensores não intrusivos incorporados no assento e no cinto de segurança do condutor, para medição da frequência cardíaca e respiratória", que vão monitorizar o comportamento do condutor e atuar preventivamente na deteção de fadiga.

    “Eu vou daqui para o Algarve, começo a ficar cansado, a minha respiração e o meu ritmo cardíaco mudam e, a determinada altura, o painel de bordo do carro avisa-me que estou cansado e que devo parar”, exemplificou.

    Apesar de já existirem sistemas para detectar a fadiga, explicou que ou são “altamente falíveis”, porque se baseiam no tratamento da imagem do rosto do condutor, ou “são intrusivos”, obrigando a “acrescentar alguma coisa ao automóvel e as pessoas não têm pachorra”, acabando por não os usar.

    Segundo Paulo Gameiro, “não há qualquer sistema no mercado não intrusivo baseado em biosinais”, ou seja, na frequência da respiração e na frequência cardíaca.

    “O que queremos é que o condutor, quando entra no carro, não tenha de ligar nada. Senta-se normalmente, põe o cinto de segurança normalmente e esta é mais uma funcionalidade que o carro tem”, frisou. O responsável pela área de investigação e desenvolvimento da Borgstena lembrou que “a fadiga é um dos maiores factores de sinistralidade na estrada”, que é preciso combater.

    “Quando nos sentamos no carro, é um momento em que o corpo relaxa. A fadiga vem para fora e às vezes bastam dez minutos para termos um acidente”, alertou. O novo sistema deve estar pronto a ser comercializado em Maio de 2014.

  2. #2
    Banned Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2005
    Mensagens
    3.293

    Padrão

    Continuo a acreditar que o povo português, quando devidamente motivado e recompensado, consegue transformar-se numa máquina criativa bestial. Só uma nata de políticos de merda é que não consegue ver isso e prefere destruir fundações, fechar escolas, aumentar a dificuldade de acesso ao ensino e mentir descaradamente para chegar ao enriquecimento ilícito.

Tópicos Similares

  1. Adeptos ao volante: aperte o cinto para festejar!
    Por tuningonline no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 0
    Última Resp.: 05-06-2012, 23:17
  2. [ALERTA] Para os possuidores de Mercedes!
    Por HarakiriGTR no fórum TOLices
    Respostas: 16
    Última Resp.: 08-11-2011, 09:15

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •