Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 27

Tópico: injectores

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Mensagens
    281

    Padrão injectores

    Boas pessoal eu tenho uma duvida que é o seguinte os injectroes quando estão a dar o fim de vida de um 106 ou cup quais os sintomas,é que um amigo meu tem um problema engraçado no carro,que passo a citar. ele vaia andar e quando para ou vai para mudar de mudança carrega na embraiagem e o motor desce de rotação,mas não se aguenta e desce muito a rotação,tipo ate as 500rpm as vezes com a ventoinha ligada ate vai mesmo abaixo!! eu e ele ja limpamos o corpo da borboleta,ja mudamos o motor passo a passo,etc,e lembramo-nos que poderiam ser os injectores a irem a vida?? ja agora o carro é um 106 xsi 1.3. desde ja agradeço cumps pessoal

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Parafuso na corpo da borboleta

    Citação Mensagem Original de fabri Ver Post
    Boas pessoal eu tenho uma duvida que é o seguinte os injectroes quando estão a dar o fim de vida de um 106 ou cup quais os sintomas,é que um amigo meu tem um problema engraçado no carro,que passo a citar. ele vaia andar e quando para ou vai para mudar de mudança carrega na embraiagem e o motor desce de rotação,mas não se aguenta e desce muito a rotação,tipo ate as 500rpm as vezes com a ventoinha ligada ate vai mesmo abaixo!! eu e ele ja limpamos o corpo da borboleta,ja mudamos o motor passo a passo,etc,e lembramo-nos que poderiam ser os injectores a irem a vida?? ja agora o carro é um 106 xsi 1.3. desde ja agradeço cumps pessoal
    No corpo da borboleta tem um parafuso com uma mola a fazer de batente da borboleta. Dá 1 quarto de volta e vê o que acontece. Se mesmo assim não for o suficiente, dá + 1 quarto de volta e volta a ver o que acontece. Faz a seguinte experiência, no acelerador dá-lhe um toque de modo as rpm chegarem às 2 mil rpm e de seguida tira rapidamente o pé para as rotações caírem. Numa primeira fase, as rotações caem muito rapidamente para cerca das 1100 rpm, depois continuam a descer mais lentamente a té ficaram pelas 1000 rpm. Se assim não for, dá + 1 quarto de volta no parafuso.

    Entretanto verifica muito bem a nível de fugas no colector. É melhor começar por trocar os tudinhos de borracha que saem do colector de admissão. Por meia dúzia de cêntimos compras os tubos na Peugeot.

    Outra coisa, verifica se o tubo que vai do colector de admissão para a valvula que regula a pressão da gasolina está a funcionar OK. Pressão a mais nos injectores não funciona bem.
    Última edição por 106XSiLx; 20-10-2008 às 12:44.

  3. #3
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    e em ultimo caso a junta do colector d admissão à cabeça... as vezes tb se lixam...

    XAD + XADT

  4. #4
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Com esses sintomas podem ser várias coisas mas n m parece k sejam os injectores, embora seja sintoma de um problema eléctrico

    A mim parece-me ser o sensor de temperatura do ar de admissão...mas são tantos sensores k só com uma mákina de diagnóstico é k se lá xega, por aki é ir tentando à sorte...
    ...

  5. #5
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    No corpo da borboleta tem um parafuso com uma mola a fazer de batente da borboleta. Dá 1 quarto de volta e vê o que acontece. Se mesmo assim não for o suficiente, dá + 1 quarto de volta e volta a ver o que acontece. Faz a seguinte experiência, no acelerador dá-lhe um toque de modo as rpm chegarem às 2 mil rpm e de seguida tira rapidamente o pé para as rotações caírem. Numa primeira fase, as rotações caem muito rapidamente para cerca das 1100 rpm, depois continuam a descer mais lentamente a té ficaram pelas 1000 rpm. Se assim não for, dá + 1 quarto de volta no parafuso.

    Entretanto verifica muito bem a nível de fugas no colector. É melhor começar por trocar os tudinhos de borracha que saem do colector de admissão. Por meia dúzia de cêntimos compras os tubos na Peugeot.

    Outra coisa, verifica se o tubo que vai do colector de admissão para a valvula que regula a pressão da gasolina está a funcionar OK. Pressão a mais nos injectores não funciona bem.
    Então ele tem um problema k provoca a instabilidade do ralenti e a tua solução é aumentar o ralenti?? Isso esconde o problema e n resolve nada...
    ...

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Mensagens
    281

    Padrão

    pessoal eu estive a falar com outros e disserame que poderia ser de uma valvula preta que controloa o retorno da gasolina. é uma valvula com um tubo que vem do guarda lamas! que dizem

  7. #7
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de fabri Ver Post
    pessoal eu estive a falar com outros e disserame que poderia ser de uma valvula preta que controloa o retorno da gasolina. é uma valvula com um tubo que vem do guarda lamas! que dizem
    Que vem do guarda lamas?? Uhmm...
    Opá, tu percebes alguma coisa de electrónica? Se perceberes eu meto aki o procedimento para leres os erros da centralina e depois já ficas a saber o problema da viatura.
    ...

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Mensagens
    281

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Que vem do guarda lamas?? Uhmm...
    Opá, tu percebes alguma coisa de electrónica? Se perceberes eu meto aki o procedimento para leres os erros da centralina e depois já ficas a saber o problema da viatura.
    eu desenrascome.mas é perigoso tipo queimar alguma cena no carro que ainda por cima não é meu? se não for enviame isso....

  9. #9
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de fabri Ver Post
    eu desenrascome.mas é perigoso tipo queimar alguma cena no carro que ainda por cima não é meu? se não for enviame isso....
    É preciso um LED e saber onde está a ficha de diagnóstico...mas como o carro nem é teu eskece lá isso e manda-o a um espe******ta.
    ...

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Ralenti

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Então ele tem um problema k provoca a instabilidade do ralenti e a tua solução é aumentar o ralenti?? Isso esconde o problema e n resolve nada...
    O ralenti no motor MFZ gerido pela centralina magnetti marelli IAW 8P .40 do Peugeot 106 XSi 1.3 e do Peugeot 106 Rallye 1.3 é controlado eletronicamente. O actuador que que se encontra no corpo da borboleta (motor passo a passo do ralenti) é que aumenta ou deminuí a rotação, com os impulsos que vem da centralina. Por vezes dá dores de cabeça, tipo o motor ficar aumentar e deminuir a rotação varias vezes sem ninguem carregar no acelerador.

  11. #11
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink scanner de erros

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    É preciso um LED e saber onde está a ficha de diagnóstico...mas como o carro nem é teu eskece lá isso e manda-o a um espe******ta.
    Esquece essa de ver os codigos de erro com o led ligado na porta de dados. Já experimentei e não deu (d****r tools). A explicação é que a centralina é daquelas que são consideradas FAST na transmissão de dados. Acredito que consiga fazer isso nas centralinas Magentti Marelli, Sagem e nas Bosch (na MM IAW 8P .40 não). Segundo consegui apurar, o scanner da peugeot (o antigo) consegue ler, o novo não. Também a rberton, sun diagnostics, PPS (PEUGEOT PLANET SYSTEM) By Actia usado na Peugeot. Não sei se nos USA e em UK também existe alguma coisa.
    Última edição por 106XSiLx; 21-10-2008 às 08:25.

  12. #12
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Mas a centralina é uma magneti marelli...o sistema de ignição é 8p do tipo map-dis...a injecção do tipo mfi-i...ou não?

    O ralenti nem seker é ajustável à mão...mas é possível comprovar se tá a funcionar bem, pega-se num multímetro e mede-se a resistência da válvula de controlo da velocidade do ralenti, entre 50 e 55ohm o valor é admissível, fora disso está avariado.
    ...

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Mensagens
    281

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Mas a centralina é uma magneti marelli...o sistema de ignição é 8p do tipo map-dis...a injecção do tipo mfi-i...ou não?

    O ralenti nem seker é ajustável à mão...mas é possível comprovar se tá a funcionar bem, pega-se num multímetro e mede-se a resistência da válvula de controlo da velocidade do ralenti, entre 50 e 55ohm o valor é admissível, fora disso está avariado.
    explica isso elhor para ver o ralentim?

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Como fazer os testes

    Citação Mensagem Original de fabri Ver Post
    explica isso elhor para ver o ralentim?
    Pode consultar estes livros :

    Peugeot 106, Haynes Service and repair Manual, Haynes 1882, ISBN 1 84425 391 9

    Estes 3 ultimos tem como ver a parte electrónica do carro

    Revue Techique Automobile, ETAI, Peugeot 106, essence e diesel jusque à 1999 inclus, ISBN 2 7268 5395 1

    Citroen & Peugeot Engine Management Systems, Haynes Garage Equipment, Trade TechBook 3789, ISBN 1 85690 789 6

    The Haynes Manual on ... Fault Codes, Engine management & fuel injection codes, car and light commercial vehicules, Haynes 4175, ISBN 1 84425 175 6

    E ainda o Autodata, que é muito bom.
    Neste momento tenho os manuais originais da propria Peugeot (em alemão), está interessado no da electrónica ?

    Para fazer os testes precisa no mínimo dum multímetro electrónico com termómetro, por causa das sondas da temperatura, uma vez que a resistência das sondas varia com a temperatura.

  15. #15
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Pode consultar estes livros :

    Peugeot 106, Haynes Service and repair Manual, Haynes 1882, ISBN 1 84425 391 9

    Estes 3 ultimos tem como ver a parte electrónica do carro

    Revue Techique Automobile, ETAI, Peugeot 106, essence e diesel jusque à 1999 inclus, ISBN 2 7268 5395 1

    Citroen & Peugeot Engine Management Systems, Haynes Garage Equipment, Trade TechBook 3789, ISBN 1 85690 789 6

    The Haynes Manual on ... Fault Codes, Engine management & fuel injection codes, car and light commercial vehicules, Haynes 4175, ISBN 1 84425 175 6

    E ainda o Autodata, que é muito bom.
    Neste momento tenho os manuais originais da propria Peugeot (em alemão), está interessado no da electrónica ?

    Para fazer os testes precisa no mínimo dum multímetro electrónico com termómetro, por causa das sondas da temperatura, uma vez que a resistência das sondas varia com a temperatura.
    Eras um homem de valor se metesses aki os links para essas informações...
    ...

  16. #16
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Mensagens
    281

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Pode consultar estes livros :

    Peugeot 106, Haynes Service and repair Manual, Haynes 1882, ISBN 1 84425 391 9

    Estes 3 ultimos tem como ver a parte electrónica do carro

    Revue Techique Automobile, ETAI, Peugeot 106, essence e diesel jusque à 1999 inclus, ISBN 2 7268 5395 1

    Citroen & Peugeot Engine Management Systems, Haynes Garage Equipment, Trade TechBook 3789, ISBN 1 85690 789 6

    The Haynes Manual on ... Fault Codes, Engine management & fuel injection codes, car and light commercial vehicules, Haynes 4175, ISBN 1 84425 175 6

    E ainda o Autodata, que é muito bom.
    Neste momento tenho os manuais originais da propria Peugeot (em alemão), está interessado no da electrónica ?

    Para fazer os testes precisa no mínimo dum multímetro electrónico com termómetro, por causa das sondas da temperatura, uma vez que a resistência das sondas varia com a temperatura.
    interesado ate estou mas se me arranjar isso por email ou por aki agradecia....

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Scanner de erros caseiro

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    É preciso um LED e saber onde está a ficha de diagnóstico...mas como o carro nem é teu eskece lá isso e manda-o a um espe******ta.
    Estive a falar com um user daqui do forum e ele disse-me que consegue ver os códigos de erro na centralina.

    Tenho que ver se me encontro com o tal user para ver pessoalmente, pois estou super interessado.

    Realmente é com uns fios e uma lampada de stop, sendo que os codigos de erros veem-se no painel de instrumentos na luz do check engine e não no led.

    No meu experimentei com os tais aparelhos que mandei vir de inglaterra (tem um interruptor e um led). Pode até ser que as ligações macacas por debaixo do meu painel de instrumentos façam com que não aconteça nada. Quero tirar isso a limpo.

    O carro dele é igual ao meu (Peugeot 106 XSi 1.3), pela logica deveria fazer o mesmo no meu.

    Se der resultado, prometo mostrar aqui como se faz, com instruções passo a passo de como construir o aparelho e como se procede para ver os erros e se for possivel, também como apagar os erros, e efectuar alguns testes de actuadores.

  18. #18
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Eu, como n tenho software para ver isso é assim k faço, nunca tive problema nenhum...só é preciso saber ler os sinais do led...
    Mas depois mete aki as conclusões da coisa.
    ...

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Cool Cablagem com ligações à chico esperto

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Eu, como n tenho software para ver isso é assim k faço, nunca tive problema nenhum...só é preciso saber ler os sinais do led...
    Mas depois mete aki as conclusões da coisa.
    Fica prometido.

    Se der no dele e no meu não der, fica confirmado que a minha cablagem está feita num oito.

    Pelo menos aqueles fios "manhosos" soltados nas 2 fichas que ligam no painel de instrumentos, são muito estranhos. Mas que raio de ideia do "chico fininho" fazer aquelas ligações à "chico esperto".

    Estou muito desconfiado, visto que quando desligo a bateria, retiro a centralina, depois quando ponho a centralina no lugar e volto a ligar a bateria, acende a luz do travão no painel de instrumentos, mesmo sem a chave metida na ignição (invenções malucas de sapateiros é o que é).

    Quanto isso acontece, não se consegue fazer pegar o motor de maneira nenhuma e é necessário desligar a bateria e voltar a ligar. Se a luz do travão de mão não acender outravez no painel de instrumentos, estão é porque está tudo OK. Aquilo tem umas ligações muito maradas que estam a fazer um retorno muito esquisito e por isso a centralina nem consegue fazer o teste do nivel do oleo.

  20. #20
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Então deves ter aí uma confusão kker...verifica nas ligações do rádio, muitas vezes, ao fazer a alimentação directa à bateria e a ligação à ignição ligam kker fio k aparece em vez de procurar o certo...

    Esse tipo de trabalho ás vezes leva horas a fio p encontrar a fonte do problema...se fosses aki de perto eu fazia-te isso numa tarde ou numa manha e só levavas o carro com tudo no sitio e a funcionar correctamente.
    ...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [Vendo] Injectores 2.0 TDi 170cv 4 injectores
    Por SiRiuM no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 8
    Última Resp.: 30-10-2011, 17:25
  2. injectores 1.6 hdi
    Por almeidaD no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 5
    Última Resp.: 09-03-2011, 10:56
  3. injectores
    Por audiS3 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 03-07-2010, 13:02
  4. injectores
    Por sandro_fidalgo no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 2
    Última Resp.: 24-02-2010, 15:07
  5. Injectores.....
    Por volksg no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 3
    Última Resp.: 19-01-2008, 15:43

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •