Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: importância da pressão dos pneus

  1. #1
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão importância da pressão dos pneus

    Um estudo realizado pela Bridgestone concluiu que 63% dos condutores europeus estão a conduzir com pneus com pressão abaixo do ideal, condicionando a segurança dos veículos. Após verificar o estado dos pneus de 46 mil veículos em 11 países europeus durante o ano passado, o estudo apurou que 17,5% dos condutores tinham os pneus com pressão muito baixa (pelo menos 0,5 bar abaixo da pressão recomendada) e 4,3% estão mesmo a colocar a sua segurança em risco ao conduzir com pressão muito abaixo do recomendado (0,75 bar).

    "Tal como nos anos anteriores, os resultados indicam que a maioria dos condutores não têm consciência dos danos ambientais e dos custos monetários por não cuidarem dos pneus", refere Tom Fukuda, vice-presidente sénior de Vendas e Marketing da Bridgestone Europe.

    Segundo os cálculos da Bridgestone, esta situação leva a emissões de 3,1 mil milhões de toneladas de combustível que poderiam ser evitadas, totalizando num custo de cinco mil milhões de euros/ano. Os efeitos são extensíveis igualmente para o meio ambiente: os resultados apontam para 7,4 milhões de toneladas adicionais de emissões de CO2 anuais - equivalente a 2,7 g / km por cada veículo na estrada.

    1 em 5 pneus deveria ser substituído

    O estudo detetou igualmente que quase 20% dos pneus que circulam na estrada encontravam-se com o piso abaixo do mínimo legal de 1,6 milímetros de profundidade, representando um enorme risco para a segurança dos condutores, passageiros e outros utentes da estrada. De acordo com a marca de pneus, circular nestas condições aumenta o rico de aquaplanagem até 40% e coloca em causa a segurança, devido à perda de aderência.

    Cerca de 3,5% dos pneus inspecionados encontravam-se em muito mau estado e com pressão totalmente desadequada, colocando em condutores em perigo.

    Pressão de inflação baixa aumenta a resistência no rolamento dos pneus

    Os resultados demonstram que muitos condutores não têm conhecimento que um pneu perde pressão naturalmente ao longo do tempo - tal como um qualquer balão, e que conduzir com pressão incorreta não é apenas perigoso, mas leva igualmente ao desperdício de combustível e a aumenta significativamente as emissões de CO2.

    Este facto ocorre devido à influência que a pressão exerce sobre a resistência ao rolamento do pneu, fator chave na determinação do consumo de combustível do veículo. Dependendo do tipo de estrada e estilo de condução, a resistência ao rolamento representa 18% a 26% da força total sobre um veículo. Uma vez que a uma pressão baixa aumenta a resistência ao rolamento, esta tem um efeito direto sobre a eficiência do veículo ao nível de consumo de combustível e emissões de CO2.

    Alguns conselhos para uma condução segura e verde:

    - Verifique a pressão dos pneus antes de sair para férias - os níveis recomendados estão normalmente indicados dentro da tampa do depósito de combustível, na porta do condutor ou no manual do proprietário do veículo. Verifique os pneus quando estão frios e lembre-se que a pressão tem de ser maior quando o veículo está carregado com passageiros e bagagem;

    - Verifique a pressão dos pneus depois das férias também – as viagens e o tempo podem afectar a pressão. A pressão dos pneus e a profundidade do piso devem ser verificado uma vez por mês;

    - Não coloque demasiada pressão nos pneus - dado que esta aumenta em 0,3 bar quando os pneus ficam quentes. Um pneu com demasiada pressão fica menos capacitado para resistir a choques.

    fonte: autoportal.pt

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Lexusx
    Data de Inscrição
    May 2003
    Localização
    Cartaxo
    Mensagens
    1.090

    Padrão qual a pressão correcta

    Nunca sei bem qual a pressão correcta para o meu conjunto r18 225/40 o carro em questão golf V, quanto devo colocar?

  3. #3
    Detailer Super user
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.444

    Padrão

    No manual do teu carro deve la ter isso. Ate porque as pressoes geralmente sao diferente á frente a atras..
    5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começam
    Detalhe Automóvel

Tópicos Similares

  1. topico de extrema importancia
    Por tiagomendes90 no fórum TOLices
    Respostas: 4
    Última Resp.: 01-09-2011, 23:39
  2. pressão dos pneus
    Por dudestone no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 7
    Última Resp.: 06-03-2009, 21:48
  3. pressao dos pneus
    Por p'Galrito no fórum Geral Tuning
    Respostas: 6
    Última Resp.: 06-10-2008, 22:30
  4. Rodagem do carro - importância e cuidado
    Por Consolas no fórum Manutenção
    Respostas: 0
    Última Resp.: 14-02-2008, 23:58
  5. Pressao de pneus
    Por bakuuu no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 13
    Última Resp.: 22-10-2006, 23:03

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •