Nunca sei bem qual a pressão correcta para o meu conjunto r18 225/40 o carro em questão golf V, quanto devo colocar?
Um estudo realizado pela Bridgestone concluiu que 63% dos condutores europeus estão a conduzir com pneus com pressão abaixo do ideal, condicionando a segurança dos veículos. Após verificar o estado dos pneus de 46 mil veículos em 11 países europeus durante o ano passado, o estudo apurou que 17,5% dos condutores tinham os pneus com pressão muito baixa (pelo menos 0,5 bar abaixo da pressão recomendada) e 4,3% estão mesmo a colocar a sua segurança em risco ao conduzir com pressão muito abaixo do recomendado (0,75 bar).
"Tal como nos anos anteriores, os resultados indicam que a maioria dos condutores não têm consciência dos danos ambientais e dos custos monetários por não cuidarem dos pneus", refere Tom Fukuda, vice-presidente sénior de Vendas e Marketing da Bridgestone Europe.
Segundo os cálculos da Bridgestone, esta situação leva a emissões de 3,1 mil milhões de toneladas de combustível que poderiam ser evitadas, totalizando num custo de cinco mil milhões de euros/ano. Os efeitos são extensíveis igualmente para o meio ambiente: os resultados apontam para 7,4 milhões de toneladas adicionais de emissões de CO2 anuais - equivalente a 2,7 g / km por cada veículo na estrada.
1 em 5 pneus deveria ser substituído
O estudo detetou igualmente que quase 20% dos pneus que circulam na estrada encontravam-se com o piso abaixo do mínimo legal de 1,6 milímetros de profundidade, representando um enorme risco para a segurança dos condutores, passageiros e outros utentes da estrada. De acordo com a marca de pneus, circular nestas condições aumenta o rico de aquaplanagem até 40% e coloca em causa a segurança, devido à perda de aderência.
Cerca de 3,5% dos pneus inspecionados encontravam-se em muito mau estado e com pressão totalmente desadequada, colocando em condutores em perigo.
Pressão de inflação baixa aumenta a resistência no rolamento dos pneus
Os resultados demonstram que muitos condutores não têm conhecimento que um pneu perde pressão naturalmente ao longo do tempo - tal como um qualquer balão, e que conduzir com pressão incorreta não é apenas perigoso, mas leva igualmente ao desperdício de combustível e a aumenta significativamente as emissões de CO2.
Este facto ocorre devido à influência que a pressão exerce sobre a resistência ao rolamento do pneu, fator chave na determinação do consumo de combustível do veículo. Dependendo do tipo de estrada e estilo de condução, a resistência ao rolamento representa 18% a 26% da força total sobre um veículo. Uma vez que a uma pressão baixa aumenta a resistência ao rolamento, esta tem um efeito direto sobre a eficiência do veículo ao nível de consumo de combustível e emissões de CO2.
Alguns conselhos para uma condução segura e verde:
- Verifique a pressão dos pneus antes de sair para férias - os níveis recomendados estão normalmente indicados dentro da tampa do depósito de combustível, na porta do condutor ou no manual do proprietário do veículo. Verifique os pneus quando estão frios e lembre-se que a pressão tem de ser maior quando o veículo está carregado com passageiros e bagagem;
- Verifique a pressão dos pneus depois das férias também – as viagens e o tempo podem afectar a pressão. A pressão dos pneus e a profundidade do piso devem ser verificado uma vez por mês;
- Não coloque demasiada pressão nos pneus - dado que esta aumenta em 0,3 bar quando os pneus ficam quentes. Um pneu com demasiada pressão fica menos capacitado para resistir a choques.
fonte: autoportal.pt
Nunca sei bem qual a pressão correcta para o meu conjunto r18 225/40 o carro em questão golf V, quanto devo colocar?
No manual do teu carro deve la ter isso. Ate porque as pressoes geralmente sao diferente á frente a atras..
5000 RPM´s onde os diesel acabam e os verdadeiros carros começamDetalhe Automóvel