Mensagem Original de
RubenTeixeira
Um escape de origem com esses anos todos já não tem a capacidade de insonorizar como quando era novo por isso não te bloqueies à ideia de não mexer no escape
O meu carro quando o comprei fazia quase tanto barulho com a panela e linha de origem do que agora com linha de inox de diametro maior sem catalisador e panela de rendimento. Depende muito da qualidade do material que metes, se queres pouco barulho substitui as panelas por umas de qualidade original e não de concorrência e que estejam ou novas ou com pouco uso porque as panelas também têm vida util
Esses motores fazem algum barulho deles graças ao vtec, tanto que se vires no livrete a comparar com outros carros os DB de fábrica já são algo altos
Relativamente à ultima questão, não tens que mudar o escape pelo aumento de rpms e não é o diametro que vai comprometer a durabilidade do motor, mas sim as rotação a que vais passar a exercer no motor. O motor em si aguenta bem essa rpm mas o desgaste é maior, bronzes segmentos etc
Ah, o carro não vai ter mais potencia por ter mais rotação