Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 50
Like Tree7Gostos

Tópico: Honda Civic Eg9 VTI!

  1. #1
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão Honda Civic Eg9 VTI!

    Olá malta.

    Dei uma vista de olhos no fórum de cima abaixo e não vi nenhum sitio para me apresentar, se existir por favor digam para não começar já a c*gar fora do penico.

    Sou o Mário André, tenho 23 anos, estou a tirar a carta de condução apesar de conduzir há muuuito tempo, vivo na maior parte do tempo em queluz na linha de sintra e no resto na quinta do conde na margem sul do tejo, sou vendedor de carros apesar de estar inactivo até ao fim do ano porque dependo ainda inteiramente da vontade do meu pai e pretendo quando esse negócio me permitir comprar um bmw 330i e46 cabrio, um alfa 33 1.7 16v e o que me leva a abrir este tópico: um honda civic eg9 vti!

    Tudo junto fica-me em cerca de 20 000 euros...

    O que posso fazer para ter mais power que não implique turbinar o carro?

    O yuri francês, um youtuber tuga, tem o motor 2.0 200cv do civic type r e um compressor o que lhe dá 300 cavalos...

    Não estou disposto a tornar o carro muito mais ruidoso que o que ele é de fábrica nem a abdicar do catalisador, a minha consciência não mo permite, se tirar o catalisador sentir-me-ei obrigado a meter o carro a gpl para minimizar o aumento da poluição.

    Será que se meter o motor do honda s2000 lá dentro haverão linhas de escape que mantenham pelo menos parte das panelas e o catalisador ou terei mesmo que ter linha de escape directa no carro?

    Há material que permita aumentar ainda mais a rotação máxima do motor do honda s2000?

    Eu estou seriamente inclinado, se tal for possivel e se não for digam por favor, em meter material mais forte no motor para aumentar a rotação máxima permitida, que passaria das 8000, talvez para as 9000 ou mais se fosse possivel, mantendo o maior número de cenas possivel de origem, incluindo o escape.

    É aqui que surgem as dúvidas: o carro não irá atrofiar por ter mais power com a subida da rotação máxima permitida sem alteração do escape?

    Será que um aumento de "apenas" 1000 rotações no regime máximo permitido obrigam a mudança do escape?

    Ideias e palpites são bem vindos.

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Um escape de origem com esses anos todos já não tem a capacidade de insonorizar como quando era novo por isso não te bloqueies à ideia de não mexer no escape

    O meu carro quando o comprei fazia quase tanto barulho com a panela e linha de origem do que agora com linha de inox de diametro maior sem catalisador e panela de rendimento. Depende muito da qualidade do material que metes, se queres pouco barulho substitui as panelas por umas de qualidade original e não de concorrência e que estejam ou novas ou com pouco uso porque as panelas também têm vida util
    Esses motores fazem algum barulho deles graças ao vtec, tanto que se vires no livrete a comparar com outros carros os DB de fábrica já são algo altos

    Relativamente à ultima questão, não tens que mudar o escape pelo aumento de rpms e não é o diametro que vai comprometer a durabilidade do motor, mas sim as rotação a que vais passar a exercer no motor. O motor em si aguenta bem essa rpm mas o desgaste é maior, bronzes segmentos etc
    Ah, o carro não vai ter mais potencia por ter mais rotação

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de RubenTeixeira Ver Post
    Um escape de origem com esses anos todos já não tem a capacidade de insonorizar como quando era novo por isso não te bloqueies à ideia de não mexer no escape

    O meu carro quando o comprei fazia quase tanto barulho com a panela e linha de origem do que agora com linha de inox de diametro maior sem catalisador e panela de rendimento. Depende muito da qualidade do material que metes, se queres pouco barulho substitui as panelas por umas de qualidade original e não de concorrência e que estejam ou novas ou com pouco uso porque as panelas também têm vida util
    Esses motores fazem algum barulho deles graças ao vtec, tanto que se vires no livrete a comparar com outros carros os DB de fábrica já são algo altos

    Relativamente à ultima questão, não tens que mudar o escape pelo aumento de rpms e não é o diametro que vai comprometer a durabilidade do motor, mas sim as rotação a que vais passar a exercer no motor. O motor em si aguenta bem essa rpm mas o desgaste é maior, bronzes segmentos etc
    Ah, o carro não vai ter mais potencia por ter mais rotação
    Nenhum carro com aqueles anos todos vai ter o escape de origem, o escape é uma peça de desgaste que se muda periodicamente.

    Sim eu tenho noção do que as novas rotações vão comprometer a durabilidade do motor, por isso é que falei em meter material mais forte lá dentro e não simplesmente fazer uma electrónica que me permita fazer mais rotação.

    Não sabia que o carro não ia ter mais potência por ter mais rotação... mas mesmo que assim seja não há o minimo problema, o carro de origem se não me engano já faz abaixo dos 8 segundos dos 0 aos 100km/h, é suficiente.

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    O que me leva a pensar nestas cenas é sobretudo o gozo de puxar pelas rotações!!!



    9000rpm!!!
    Última edição por Chavaleco; 05-09-2017 às 03:14.
    RubenTeixeira gosta disto.

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Olha que aqui em casa há alguns carros com mais de 20 anos e nunca foram mexidos no escape

    Se vires um grafico de dyno, em carros stock, não é ao corte que os carros fazem mais potência, mas sim antes. A menos que coloques material de performance por exemplo cams, a potência máxima não vai passar para rotações mais elevadas pelo que muitas vezes é "desnecessário" ir a moer o motor

    Deixo aqui um exemplo



    Se reparares a potência máxima é às 5700+/- e a cima disso já começa a perder potência, meter chip sem meter cams ou outro material só te vai alongar a faixa de rotação mas não a potência pelo que ela continua a descer

    Se o motor tiver bom de compressão não acho que valha a pena abrir o motor, ele aguenta bem mais 1000rpm, até mais provavelmente. Conheço carros com corte de origem às 7500 que têm chips para 10.000 e não é por ai que partem

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Não fazia ideia!!!

    Obrigado pela elucidação.

    Eu faço questão de abrir o motor para reforçar, espero ter dinheiro para gastar ai na boa, se a honda limitou o motor a 8000 rotações por alguma coisa foi.

    Não quero andar a puxar pelo motor a pensar se vai aguentar a esfrega ou não.

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Há tempos liguei para a oficina horsepower, se não me engano é em camarate, agora não me apetece ir pesquisar, e o gajo com que falei disse que com uns 3000 euros fazia a cena como deve ser.

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Até pode não partir a fazer mais rotação que a original sem troca de material mas a duração do motor vai certamente encurtar e eu não quero andar a correr com o carro para a oficina volta e meia.

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    As marcas tentam ser razoáveis, meteram o corte às 8000 e não às 9000 porque para a potencia que queriam e especificações do motor, 8000 era o adequado e necessário, 9000 era rotação que ia desgastar o motor sem tirar partido dela

    Se o dinheiro não for problema é sempre bom, se ficar bem feito é sempre um descanso
    Boa sorte nisso

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Pois mas isso vai acontecer sempre seja o material velho ou novo, 9000rpm vai sempre ter mais desgaste que 8000, quanto a isso não há volta a dar mas compreendo que se fique mais descansado sabendo que o material é bom e está novo

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de RubenTeixeira Ver Post
    As marcas tentam ser razoáveis, meteram o corte às 8000 e não às 9000 porque para a potencia que queriam e especificações do motor, 8000 era o adequado e necessário, 9000 era rotação que ia desgastar o motor sem tirar partido dela

    Se o dinheiro não for problema é sempre bom, se ficar bem feito é sempre um descanso
    Boa sorte nisso
    Com o material adequado o motor seria mais potente fazendo 9000 rotações.

    O problema principal é que o carro seria ainda mais morto a baixa e média baixa rotação como acontece com o honda s2000. lol

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de RubenTeixeira Ver Post
    Pois mas isso vai acontecer sempre seja o material velho ou novo, 9000rpm vai sempre ter mais desgaste que 8000, quanto a isso não há volta a dar mas compreendo que se fique mais descansado sabendo que o material é bom e está novo
    O motor podia ser novo que eu não ficava descansado porque saberia que ele não foi feito para fazer a rotação que estaria a exigir dele.

    Se calhar estou a ser cauteloso demais, talvez esteja.

  13. #13
    Senior Member Super user Avatar de citro
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    1.203

    Padrão

    Antes de mais, bem-vindo, Mário André.

    Rúben, não leves a mal a correcção, até porque sei que, no fundo, só queres ajudar, mas o que tu dizes sobre a potência máxima, está longe de ser linear. Cada motor é um motor... Quando falamos num fórum público, convém que tenhamos a certeza daquilo que afirmamos, pois podemos estar a incorrer em incorrecções e, por conseguinte, estar a passar ideias/noções erradas a terceiros.

    Para comparação com um 1.6 atmosférico, achaste adequado pôr um gráfico de potência de um carro 3.0 bi-turbo? Só faltou ires buscar um TDI chipado :P

    Os Hondas vivem da rotação, sempre foram conhecidos por isso e, até há pouco tempo (2010), quando surgiu o 458 Italia (562 Cv para 4.500cc), com uma potência específica de cerca de 125 Cv/l, o S2000 ainda detinha o recorde por maior potência específica (Cavalos / Cilindrada) = (240 Cv para 2.000cc), o que resultava em 120 Cv/litro.

    E mesmo tirando os super-carros, são muito poucos, os carros atmosféricos que nos brindavam com >100 cv/l... então se considerarmos o preço/segmento dos "simples" Honda Civic, Integra e S2000, simplesmente não havia, eram únicos.

    Tirando o maior consumo de óleo que advém da rotação que fazem a mais que outros motores, são motores super fiáveis.

    Vou deixar aqui alguns exemplos de motores B16 que provam que a potência máxima é feita ao corte (a maior parte estão mexidos):











    Informação retirada daqui:

    https://honda-tech.com/forums/all-mo...hread-2466663/

    Mário André, estou longe de ser um expert em Hondas, mas penso que, para aguentarem mais rotação, regra geral, mudam os chapéus, molas das válvulas e bomba de óleo, por uma com mais débito.
    Para fazerem mais rotação, aí é "o do costume": Electrónica, cams, cabeça, escape, borboleta trabalhada, admissão, etc.

    Agora, uma vez que não queres o carro a fazer muito barulho, é complicado ficares a fazer e aproveitar essa rotação extra, sem o deixares respirar (admissão e escape mais largo/solto). Aí, talvez só mesmo com um kit de compressor (que também ganharia bastante com a admissão e escape trabalhados), mas que não precisa disso para brilhar.

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citro então quer dizer que é como pensava?

    Ou seja só aumentado o limite do corte já vou ter mais potência por si só?

    Falo especificamente do caso deste honda claro...

    Há compressor para o 1.6 160cv?

    Desde que o carro continuasse a fazer pelo menos 8000 rotações até pensava nisso. :P

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citro corrige-me se estiver enganado mas o carro só ficava mais ruidoso, com aquele barulho xunga que os azeiteiros tanto gostam, se tirasse as panelas certo?

    Ou seja o carro pode ter um escape mais largo e o aumento do barulho ser minimo, ou não é assim?

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chavaleco Ver Post
    Citro então quer dizer que é como pensava?

    Ou seja só aumentado o limite do corte já vou ter mais potência por si só?

    Falo especificamente do caso deste honda claro...

    Há compressor para o 1.6 160cv?

    Desde que o carro continuasse a fazer pelo menos 8000 rotações até pensava nisso. :P

    Boas,

    Bem vindo. O Vti não tem mais power quanto mais rotação tiver. Por exemplo o meu faz as 9000rpm mas a potencia max é Às 7600rpm

    Qt a compressor, existe sim compressores para o B16, basta procurares em jackson racing super charger.

    Relativamente ao barulho. tenho linha 63.5x1.5 em inox com supressor a meio e a panela final de origem e é bastante silencioso.

    Ps: De origem o Vti corta às 8200rpm
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    Citro eu meti entre virgulas, carros stock, 95% dos carros stock se não mais atingem a potencia máxima antes de cortar a rotação, meti esse grafico ao calhas, escrevi dyno graph e apareceram montes deles com a potencia máxima antes do corte. Claro que em carros mexidos com cams e outras alteração fazem mais potencia em altas rotações e é por isso que muitas vezes cortam e ainda faziam mais potência, coisa que não acontece em carros de origem como o Chavaleco perguntou. Agora se ele meter material claro que o que disseste é verdade

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Danyy24 Ver Post
    Boas,

    Bem vindo. O Vti não tem mais power quanto mais rotação tiver. Por exemplo o meu faz as 9000rpm mas a potencia max é Às 7600rpm

    Qt a compressor, existe sim compressores para o B16, basta procurares em jackson racing super charger.

    Relativamente ao barulho. tenho linha 63.5x1.5 em inox com supressor a meio e a panela final de origem e é bastante silencioso.

    Ps: De origem o Vti corta às 8200rpm
    Obrigado meu caro, e obrigado também ao outro user que também me desejou as boas vindas.

    Mas mexeste alguma coisa nos internos do motor, tipo cames mais agressivas?

    Tens catalisador?

    Não queria nada andar sem catalisador, como disse no primeiro post a minha consciência não mo permite, se o fizer terei de meter o carro a gpl para minimizar o aumento da poluição.

  19. #19
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2017
    Mensagens
    271

    Padrão

    Ok pensando bem é capaz de ser como dizem, aumento de rotação não implica aumento de potência, penso que seja por o hardware original dum carro estar desenhado para determinado nivel de perfomance apenas.

    Como os injectores por exemplo...?

  20. #20
    Senior Member Super user Avatar de Danyy24
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Algueirao - Sintra
    Mensagens
    3.533

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chavaleco Ver Post
    Obrigado meu caro, e obrigado também ao outro user que também me desejou as boas vindas.

    Mas mexeste alguma coisa nos internos do motor, tipo cames mais agressivas?

    Tens catalisador?

    Não queria nada andar sem catalisador, como disse no primeiro post a minha consciência não mo permite, se o fizer terei de meter o carro a gpl para minimizar o aumento da poluição.

    Tenho internos mexidos sim, mas para fazeres 9000 ou 9500Rpm basta meteres molas duplas

    Não tenho Catalizador... foi aí q ganhei mais potencia...
    Fiat Punto Gt XX-XX-DX ____ Sold
    Colt 1.6 GLXi XX-XX-AM ____ Trackday Car
    Civic Eg6 Vti XX-XX-FA ____ 189.2Cv 178.5Nw.m

    Dyno - http://www.youtube.com/watch?v=6Efdudt-5uo

    Projecto Honda: http://www.tuning.online.pt/forum/vti-fa-finalmente-nos-projectos-t122898.html

    Projecto Colt:http://www.tuning.online.pt/forum/mi...a-t148225.html

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 7
    Última Resp.: 18-06-2013, 13:24
  2. Honda Civic Honda Civic 2.2 i-CTDi Executi
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 30-09-2009, 18:50
  3. Respostas: 3
    Última Resp.: 29-08-2009, 17:39
  4. 1997 Honda Civic Civic Ferio Mugen(ized)
    Por rZm no fórum Imagens
    Respostas: 14
    Última Resp.: 19-08-2009, 18:29
  5. Respostas: 2
    Última Resp.: 02-04-2007, 05:29

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •