Resultados 1 a 15 de 15
Like Tree6Gostos
  • 1 Escrito por Bora
  • 1 Escrito por Bora
  • 1 Escrito por knight
  • 1 Escrito por KikO
  • 1 Escrito por Bora
  • 1 Escrito por starlet

Tópico: Golf 4 a soluçar... e nao desenvolve

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de diogo_k
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Localização
    Cascais, Lisboa
    Mensagens
    520

    Padrão Golf 4 a soluçar... e nao desenvolve

    Boas, como alguns ja sabem tenho um mk4 vp110 o carro ultimamente soluça e nao desenvolve como desenvolvia antes...

    Fui a um mecanico ele deu uma volta ao quarteirao abriu o capo teve la a ver umas coisitas e em menos de 5 min disse me que tinha a egr entupida e que precisava dum sensor de temperatura novo.

    A minha questão é wtf? como raio e que se avalia que tenho o sensor de temperatura lixado? Segundo se em vez de limpar a egr avançar com uma mod de a anular o que que isso implica em pros e contras?

    Obrigado,
    Dk
    Última edição por diogo_k; 16-03-2012 às 23:21.
    Vw Golf mk4 1.9 TDI 19X.Xhp 4XXnm
    Mercedes C270 CDI Stock 4 now...

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Boa Noite Diogo

    Quanto ao sensor, se não notaste alteração no tempo de aquecimento do carro e se não da erra no Vag-Com (no caso de teres), acho muito estranho......só se o facto de uma EGR estragada poder também consequentemente estragar o sensor..não sei mas acho estranho....(não estado a por em causa o mecânco que tem mais experiencia que eu claro..)

    Quanto ao segundo ponto, posso te dar o meu Feedback recente....já que fiz limpeza na admissão, e a nível de Intercooler, colector de admissão e EGR, estava tudo sujo...
    Após tudo limpo, eliminei a EGR com VAG-COM e mecânicamente (usados as juntas cegas), só difere do teu caso o facto de eu não ter tirado a EGR.

    Prós - fica tudo muito mais limpo no colector e tubagens, notei que o motor ficou mais "certinho" e parece-me mais disponível em baixas.

    Contras - Na IPO não passa devido dos gases (maior concentração)....e no teu caso, se a retirares mesmo, a nível de olho tas mais exposto...porque vai faltar qualquer coisa né.....

    Espero ter ajudado

    Abraços
    Última edição por Bora; 16-03-2012 às 21:41.
    diogo_k gosta disto.

  3. #3
    Senior Member Senior Avatar de diogo_k
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Localização
    Cascais, Lisboa
    Mensagens
    520

    Padrão

    Realmente reparei que o carro custa a aquecer ou aquece e para ali no meio entre o inicio e os 90º. O facto desse sensor estar "mal de saude" =P afecta em alguma coisa a saude do carro?! E estes engasgos e falta de potencia o egr entupida explica isso?!
    Vw Golf mk4 1.9 TDI 19X.Xhp 4XXnm
    Mercedes C270 CDI Stock 4 now...

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Boa Noite

    Quanto à sonda não tem qualquer influencia (acho que ela não controla qualquer tipo de gestão do motor) só o arrefecimento (e é um Grande só) ,é uma sistema de segurança...portanto convém estar a trabalhar.

    Agora quanto à EGR sim tem influencia..pois se tiveres obstrução no fluxo de ar é claro que o motor vai ressentir-se,

    Mas também era de saber se a MAF está boa, porque esse sintoma também tem assim umas parecenças com problemas com a MAF....se poderes ligar isso ao VAG-COM já tinhas uma boa ajuda para ver se tens erros...

    Quero também frisar que o que te estou a dizer é de leitura minha e pesquisa .... porque espero não estar aqui a dizer parvoíces ..não sou mecânico...sou o puro amador...lol tento ajudar (já que tenho no meu carro o mesmo motor e la vou fazendo umas coisas).

    Abraços
    diogo_k gosta disto.

  5. #5
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Oct 2005
    Mensagens
    510

    Padrão

    Boas... Começa por eleminar a Egr electronicamente e a fechas fisicamente com uma junta cega como ja foi aqui referido. Pois, a Egr, faz recircular parte dos gases de escape consoante diversos factores: posição do acelerador, rpms, temperatura motor.. mas se a dita egr bloquear, na posição aberta ou com o curso limitado devido a sujidade acumulada, terás problemas de gestão de motor e consequentes perdas de performance..
    Quanto ao IPO com a Egr fechada das maneiras acima referidas, não tens qualquer problema...
    diogo_k gosta disto.

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de KikO
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    London / Coimbra
    Mensagens
    220

    Padrão

    se tiveres o carro com mapa o teu programador deve ja ter apagado a EGR, confirma com ele...
    apagar a EGR no vag com nao recomendo pois o carro fica a gastar mais e a quente fica com um relantim um pouco instavel (nada q se note muito) por isso eu no teu lugar punha um "EGR Delete" (Allard 1.9 TDI EGR Delete kit Golf 90 110 TDI 115PD | eBay) e ficas com a coisa bem feita!

    se nao tiveres vag com, qualquer maquina de diagnostico te mostra estes erros para teres a certeza... mesmo o de sensor de temperatura (comum nestes carros)
    Se mudares o sensor de temperatura mete um de origem pois o clip que o segura e de plastico e os da concorrencia tendem em nao fazer um bom trabalho e a diferenca de preco nao e grande.

    Outra coisa que te recomendaria a ver seria o filtro de gasoleo e o de ar.
    diogo_k gosta disto.
    ArtofSpeed.net

  7. #7
    Senior Member Super user Avatar de Bora
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Localização
    Lagoa (Algarve) / Newark (USA)
    Mensagens
    1.810

    Padrão

    Ora aqui tens diogo os User's Knight e KiKo já disseram tudo....

    A nível de sensor também já me tinha dito que o de origem era sempre melhor opção......quanto ao consumo da eliminação também já tinha lido esse contra mas ainda não tive tempo para o sentir.....(o do relantim desconhecia)

    Quanto à solução do user KiKo, sem duvida para alem do bom material é realmente é a opção 100% ....mas digo que ainda para mais neste momento (a fiscalização ta apertada cá em baixo), se já se implica com tubagens de origem....imaginem o que viria então com esse Kit.....

    Abraços
    diogo_k gosta disto.

  8. #8
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    A melhor maneira de ver se é o sensor avariado é pelo VAG-COM (aparece algo tipo G12 sensor) ou então mesmo no ponteiro. Se tanto está no 90º como de vez em quando baixa até ao 0 é sensor nas couves. Faz com que o motor não trabalhe certo ao ralenti (sobe e desce umas 200rpm) e gasta mais gasóleo porque actua sempre como se tivesse "frio" o motor.
    Se por outro lado o ponteiro sobe até aos 70º e estabiliza lá pode ser o termostato avariado. Tanto uma coisa como outra são baratas e trocam-se bem.

    Como foi dito o sensor do G12 aconselho-te a meter de origem, custa à volta dos 35€.

    O facto de soluçar e não desenvolver não me parece ter relação directa com o sensor ou EGR...
    diogo_k gosta disto.


  9. #9
    Senior Member Senior Avatar de diogo_k
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Localização
    Cascais, Lisboa
    Mensagens
    520

    Padrão

    Bem obrigado pelas respostas, starlet ainda bem que me disseste isso do termostato amanha quando andar com ele vou tentar ver se realmente para por volta dos 70º. Segunda feira vou entao substituir o sensor, limpar a egr e aproveito e mudo o oleo que ja esta na altura. Depois logo vejo se o problema continua ou nao.

    Kiko estive a pesquisar sobre essa eliminaçao e parece ser uma xelente opção que muitos fazem, a minha questão é se vale a pena, o meu carro esta completamente stock nem repro e se montasse isso é capaz de chumbar por "ah tem aqui uma peça cormada" ou por emissoes?

    Obrigado
    Vw Golf mk4 1.9 TDI 19X.Xhp 4XXnm
    Mercedes C270 CDI Stock 4 now...

  10. #10
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Localização
    Norte
    Mensagens
    326

    Padrão

    O meu carro passou com distinção na IPO, e está sem o catalisador, e com a EGR anulada. A EGR só funciona em certas condições, por norma nas rotações mais baixas. Por isso mesmo a medição dos gases não se deve alterar esteja a EGR a funcinar ou não.
    Cumprimentos!

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de KikO
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    London / Coimbra
    Mensagens
    220

    Padrão

    Citação Mensagem Original de diogo_k Ver Post
    Bem obrigado pelas respostas, starlet ainda bem que me disseste isso do termostato amanha quando andar com ele vou tentar ver se realmente para por volta dos 70º. Segunda feira vou entao substituir o sensor, limpar a egr e aproveito e mudo o oleo que ja esta na altura. Depois logo vejo se o problema continua ou nao.

    Kiko estive a pesquisar sobre essa eliminaçao e parece ser uma xelente opção que muitos fazem, a minha questão é se vale a pena, o meu carro esta completamente stock nem repro e se montasse isso é capaz de chumbar por "ah tem aqui uma peça cormada" ou por emissoes?

    Obrigado
    Por emissoes nao chumba visto que a EGR so abre no chamado "cruise range" e o teste de emissoes e feito parado.
    Em relacao a ser cromada podes sempre pintar de preto ou guardar a tua original para o IPO
    ArtofSpeed.net

  12. #12
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Citação Mensagem Original de diogo_k Ver Post
    Bem obrigado pelas respostas, starlet ainda bem que me disseste isso do termostato amanha quando andar com ele vou tentar ver se realmente para por volta dos 70º. Segunda feira vou entao substituir o sensor, limpar a egr e aproveito e mudo o oleo que ja esta na altura. Depois logo vejo se o problema continua ou nao.

    Kiko estive a pesquisar sobre essa eliminaçao e parece ser uma xelente opção que muitos fazem, a minha questão é se vale a pena, o meu carro esta completamente stock nem repro e se montasse isso é capaz de chumbar por "ah tem aqui uma peça cormada" ou por emissoes?

    Obrigado
    Na IPO dificilmente implicam por causa de uma EGR anulada...

    E como o controlo de emissões nos diesel se foca na opacidade, se o teu está stock não deve deitar quase fumo nenhum portanto estás descansado.

    Anular a EGR tem vantagens a nível de limpeza no colector de admissão, mas prejudica os consumos e ao desligar o carro dá um típico solavanco (que na minha opinião deve ser algo incomodativo) uma vez que ao desligares o carro a EGR "abafa" os gases de escape fazendo quase como se tapares com a mão o filtro de ar de uma mota, não sei se me faço perceber.

    Os sintomas do sensor avariado no Golf 4 geralmente são:

    - Erro no VAG-COM;
    - Ponteiro "maluco", tanto está nos 90º como desce.

    No meu o ponteiro estava sempre nos 90º como deve ser, mas tinha o erro na centralina.

    O termostato notas facilmente porque o ponteiro não passa dos 70º em andamento, só sobe se estiveres muito tempo parado ao ralenti ou puxares numa subida. Se forem esses os sintomas é termostato quase de certeza.

    Lembra-te de que ao trocares ou o termostato ou o sensor vais ter que colocar G12 no circuito, estes motores não gostam nada de "Redex's" e por aí fora.


  13. #13
    james Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Mensagens
    434

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Na IPO dificilmente implicam por causa de uma EGR anulada...

    E como o controlo de emissões nos diesel se foca na opacidade, se o teu está stock não deve deitar quase fumo nenhum portanto estás descansado.

    Anular a EGR tem vantagens a nível de limpeza no colector de admissão, mas prejudica os consumos e ao desligar o carro dá um típico solavanco (que na minha opinião deve ser algo incomodativo) uma vez que ao desligares o carro a EGR "abafa" os gases de escape fazendo quase como se tapares com a mão o filtro de ar de uma mota, não sei se me faço perceber.

    Os sintomas do sensor avariado no Golf 4 geralmente são:

    - Erro no VAG-COM;
    - Ponteiro "maluco", tanto está nos 90º como desce.

    No meu o ponteiro estava sempre nos 90º como deve ser, mas tinha o erro na centralina.

    O termostato notas facilmente porque o ponteiro não passa dos 70º em andamento, só sobe se estiveres muito tempo parado ao ralenti ou puxares numa subida. Se forem esses os sintomas é termostato quase de certeza.

    Lembra-te de que ao trocares ou o termostato ou o sensor vais ter que colocar G12 no circuito, estes motores não gostam nada de "Redex's" e por aí fora.
    ja agora aproveito o topico..espero que o diogo nao se importe, eu tenho sintomas desses, o ponteiro fica tipo 70 e nao sai daí por vezes vai aos 90 mas nao estabiliza aí..desce novamente, o sensor eu ja mudei mais que uma vez e resolveu na altura...mas o termostato nao sei onde se localiza e como se troca...isso é coisa para custar quanto?

  14. #14
    JDM Senior Avatar de starlet
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    Porto
    Mensagens
    952

    Padrão

    Provavelmente foi o termostato que foi à vida... Novo na VW ronda os 30€. De concorrência ronda os 10€.
    Fica aqui:



  15. #15
    james Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Mensagens
    434

    Padrão

    Citação Mensagem Original de starlet Ver Post
    Provavelmente foi o termostato que foi à vida... Novo na VW ronda os 30€. De concorrência ronda os 10€.
    Fica aqui:

    http://i19.photobucket.com/albums/b1...hoto0079-1.jpg
    hummm pois esqueci-me de dizer que tenho uma passat pd130...motor é diferente desse e é longitudional logo sera noutro sitio diferente....

Tópicos Similares

  1. 1.4hdi não desenvolve
    Por ttripp no fórum Manutenção
    Respostas: 25
    Última Resp.: 24-02-2016, 23:51
  2. Soluçar do motor
    Por diazgolf no fórum Manutenção
    Respostas: 1
    Última Resp.: 30-05-2011, 21:07
  3. Não Desenvolve
    Por miras_man no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 15
    Última Resp.: 03-03-2010, 03:18
  4. Soluçar
    Por raven16 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 16
    Última Resp.: 10-07-2007, 13:01
  5. AUDI 80 1.6 (motor do Golf gt) - soluçar a quente
    Por jimmy no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 13
    Última Resp.: 18-10-2006, 04:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •