Bem... não sabia disto
Este foi um tema que deu muito pano para mangas há una anos aqui no TOL. Agora parece que há provas e que concluiram, que tal como muitas outras coisas que fazem parte das nossas vidas, os gases de escape dos motores diesel são cancerígenos!
Os gases de escape dos motores a gasóleo passaram a fazer parte da lista dos elementos considerados cancerígenos para o homem pelo Centro Internacional de Pesquisa do Cancro (CIPC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 1988, o CIIC, com sede em Lyon (França), colocou as emissões dos motores a gasóleo entre os cancerígenos prováveis para o Homem, recordou a agência no final de uma reunião de trabalho que terminou esta semana.
Os espe******tas reunidos em Lyon consideraram que existem provas suficientes, mostrando que uma exposição aos gases de escape dos motores a gasóleo está associada a um risco acrescido de cancro no pulmão, para incluir aqueles gases no grupo dos cancerígenos para os humanos (grupo 1).
A Organização Mundial de Saúde refere ainda um aumento do risco do cancro da bexiga.
As pessoas são expostas aos gases devido a carros a gasóleo, comboios, navios e geradores de energia.
Desde 1971, mais de 900 agentes foram avaliados, entre os quais mais de 400 foram classificados como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos para o Homem.
Bem... não sabia disto
Isso ja eu sabia...Portugal como é um pais dos "AZEITEIROS TDI´S" estamos lixados...
não sei se estão a ver, mas o problema não se resume aos TDIs...
TDIs, DCIs, TDDIs, CDIs...tudo consome o mm, diesel, e a sua consequente transformação em gases mata...ainda para mais com uma repro e sem catalitico, melhor ainda!
Comprem carros electricos, solares ou a movidos a hidrogénio.
Tudo o que consuma combustiveis fósseis é prejudicial.
No entanto um catalizador no diesel não tem a mesma eficiencia que tem o da gasolina.
Por isso é que inventaram recentemente o FAP...
Mais, um catalizador deveria ser substituido, em média, a cada 80 mil km ou 100 mil km, para continuar a ser eficiente.
Uma pequena informação, numa inspecção levem o carro com o catalizador a funcionar a 100%. Para isso basta estar na temperatura ideal.
Normalmente, só atinge a temperatura ideal de eficiência máxima passados 15min com o motor a trabalhar.
ohh não, aqui vem a brigada anti-diesel incomodar a malta. lol. E depois se for preciso são contra os dieseis porque faz cancro e tal e de seguida vão puxar do cigarrinho a seguir ao café! :P
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FAP nada tem a ver com catalizador. São dispositivos diferentes com objetivos de utilização diferentes...
Tanto o diesel como a gasolina são prejudiciais e, sim, o diesel emite mais poluentes por litro de combustível que a gasolina mas um motor a diesel consome menos que um a gasolina (Considerando potências iguais), logo compensa em termos de emissões.
Realmente ainda temos a questão das partículas emitidas para a atmosfera, mas injeções mais modernas e introdução de FAP's reduziram isso drasticamente (senão totalmente).
Isso vai ser mais uma medida para os governantes da Europa conseguirem "arranjar mais uns trocos", vamos ver como corre...
Acho que não entendeste a minha explicação sobre o catalizador.
Introduziram o Fap porque o catalizador no diesel não tem o mesmo efeito que tem num carro a gasolina.
Ambos são filtros, um de gases o outro de particulas...
Um catalizador no carro a gasolina filtra até 98% gases, mas só tem esta eficiencia a determinadas temperaturas.
Se não estou em erro, a 800cº ou a rondar isso...
E em termos de gases, garanto que a gasolina são mais nocivos e é mais prejudicial que o diesel.
A principal poluição nociva do diesel são as particulas, não os gases em si...
Daí introduzirem o filtro de particulas ou seja o FAP.
Peguem lá numa tabela e comparem os GASES de um e de outro
Mas, se há coisa que detesto é ver um carro a diesel fumar.
Tenho um diesel mexido e se há coisa que não faz é fumo. Nem quero em prol de cavalos extra.
Vai à inspecção e medem o que tem a medir e passa pela porta da frente, tal e qual como está.
Errado. Estás a misturar conceitos ai. Daí eu ter dito o que disse
Não podias estar mais correcto, por isso é que são dispositivos diferentes com objetivos diferentes.
Exatamente. Por a temperatura dos gases de escape num diesel (cerca de 600º) ser inferior ao de um a gasolina o catalizador não filtra tão eficientemente.
Correto mais uma vez. Portanto, se sabes o que faz o FAP porque insistes em misturar os dois conceitos? Não me leves a mal, não gosto é de confusão nas explicações pois já existe desinformação a mais espalhada por aí
Também detesto chaminés, como tal não gosto de "enchaminar" ninguém. Sou igualmente dono de um TDi, que anda a sofrer alterações, mas com vista a deitar o minimo de fumo possível, ou nenhum até.
Isso. Continuem a fazer chaminés de fumo com repros estúpidas, e a retirar catalisadores e FAPs, que assim vamos longe. E depois de fazer isso, reactivem a Federação Portuguesa de Tuning e exijam ao Governo legislação específica para "regulamentar" o Tuning. Ah, e de preferência escolham um parôlo para vir falar à televisão.
Acho que te enganaste no tópico... Aqui ninguém falou em meter repros estilo "chaminé", falou-se exatamente do contrário!! Além de que o que eu frisei foi a diferença entre FAP e catalizador e não a remoção dos mesmos. Se estiveres curioso em relação à minha coerência em relação ao tópico em discussão e as alterações ao meu carro, uma das alterações a fazer é introduzir uma linha de escape mais larga com catalizador de maior "flow".
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