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  • 2 Escrito por Ev0luti0n_
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Tópico: Gases de escape de motores a gasóleo são cancerígenos

  1. #1
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    Padrão Gases de escape de motores a gasóleo são cancerígenos

    Este foi um tema que deu muito pano para mangas há una anos aqui no TOL. Agora parece que há provas e que concluiram, que tal como muitas outras coisas que fazem parte das nossas vidas, os gases de escape dos motores diesel são cancerígenos!


    Os gases de escape dos motores a gasóleo passaram a fazer parte da lista dos elementos considerados cancerígenos para o homem pelo Centro Internacional de Pesquisa do Cancro (CIPC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Em 1988, o CIIC, com sede em Lyon (França), colocou as emissões dos motores a gasóleo entre os cancerígenos prováveis para o Homem, recordou a agência no final de uma reunião de trabalho que terminou esta semana.

    Os espe******tas reunidos em Lyon consideraram que existem provas suficientes, mostrando que uma exposição aos gases de escape dos motores a gasóleo está associada a um risco acrescido de cancro no pulmão, para incluir aqueles gases no grupo dos cancerígenos para os humanos (grupo 1).

    A Organização Mundial de Saúde refere ainda um aumento do risco do cancro da bexiga.

    As pessoas são expostas aos gases devido a carros a gasóleo, comboios, navios e geradores de energia.

    Desde 1971, mais de 900 agentes foram avaliados, entre os quais mais de 400 foram classificados como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos para o Homem.

  2. #2
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    Bem... não sabia disto

  3. #3
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    Isso ja eu sabia...Portugal como é um pais dos "AZEITEIROS TDI´S" estamos lixados...

  4. #4
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    não sei se estão a ver, mas o problema não se resume aos TDIs...

  5. #5
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    não sei se estão a ver, mas o problema não se resume aos TDIs...


    Cheira-me assim de longe a novos impostos para tudo o que é fumarento...se isto chegar ao governo...

  6. #6
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    TDIs, DCIs, TDDIs, CDIs...tudo consome o mm, diesel, e a sua consequente transformação em gases mata...ainda para mais com uma repro e sem catalitico, melhor ainda!

    The dream came true...


  7. #7
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    Citação Mensagem Original de Tostamista Ver Post
    TDIs, DCIs, TDDIs, CDIs...tudo consome o mm, diesel, e a sua consequente transformação em gases mata...ainda para mais com uma repro e sem catalitico, melhor ainda!
    Comprem carros electricos, solares ou a movidos a hidrogénio.
    Tudo o que consuma combustiveis fósseis é prejudicial.
    No entanto um catalizador no diesel não tem a mesma eficiencia que tem o da gasolina.
    Por isso é que inventaram recentemente o FAP...
    Mais, um catalizador deveria ser substituido, em média, a cada 80 mil km ou 100 mil km, para continuar a ser eficiente.
    Uma pequena informação, numa inspecção levem o carro com o catalizador a funcionar a 100%. Para isso basta estar na temperatura ideal.
    Normalmente, só atinge a temperatura ideal de eficiência máxima passados 15min com o motor a trabalhar.

  8. #8
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    ohh não, aqui vem a brigada anti-diesel incomodar a malta. lol. E depois se for preciso são contra os dieseis porque faz cancro e tal e de seguida vão puxar do cigarrinho a seguir ao café! :P
    Chlorophant e salazar6 gostam disto.
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  9. #9
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    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Comprem carros electricos, solares ou a movidos a hidrogénio.
    Tudo o que consuma combustiveis fósseis é prejudicial.
    No entanto um catalizador no diesel não tem a mesma eficiencia que tem o da gasolina.
    Por isso é que inventaram recentemente o FAP...
    Mais, um catalizador deveria ser substituido, em média, a cada 80 mil km ou 100 mil km, para continuar a ser eficiente.
    Uma pequena informação, numa inspecção levem o carro com o catalizador a funcionar a 100%. Para isso basta estar na temperatura ideal.
    Normalmente, só atinge a temperatura ideal de eficiência máxima passados 15min com o motor a trabalhar.
    FAP nada tem a ver com catalizador. São dispositivos diferentes com objetivos de utilização diferentes...

    Tanto o diesel como a gasolina são prejudiciais e, sim, o diesel emite mais poluentes por litro de combustível que a gasolina mas um motor a diesel consome menos que um a gasolina (Considerando potências iguais), logo compensa em termos de emissões.
    Realmente ainda temos a questão das partículas emitidas para a atmosfera, mas injeções mais modernas e introdução de FAP's reduziram isso drasticamente (senão totalmente).

    Isso vai ser mais uma medida para os governantes da Europa conseguirem "arranjar mais uns trocos", vamos ver como corre...

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de piresPQ Ver Post
    FAP nada tem a ver com catalizador. São dispositivos diferentes com objetivos de utilização diferentes...

    Tanto o diesel como a gasolina são prejudiciais e, sim, o diesel emite mais poluentes por litro de combustível que a gasolina mas um motor a diesel consome menos que um a gasolina (Considerando potências iguais), logo compensa em termos de emissões.
    Realmente ainda temos a questão das partículas emitidas para a atmosfera, mas injeções mais modernas e introdução de FAP's reduziram isso drasticamente (senão totalmente).

    Isso vai ser mais uma medida para os governantes da Europa conseguirem "arranjar mais uns trocos", vamos ver como corre...
    Acho que não entendeste a minha explicação sobre o catalizador.
    Introduziram o Fap porque o catalizador no diesel não tem o mesmo efeito que tem num carro a gasolina.
    Ambos são filtros, um de gases o outro de particulas...
    Um catalizador no carro a gasolina filtra até 98% gases, mas só tem esta eficiencia a determinadas temperaturas.
    Se não estou em erro, a 800cº ou a rondar isso...
    E em termos de gases, garanto que a gasolina são mais nocivos e é mais prejudicial que o diesel.
    A principal poluição nociva do diesel são as particulas, não os gases em si...
    Daí introduzirem o filtro de particulas ou seja o FAP.

    Peguem lá numa tabela e comparem os GASES de um e de outro

    Mas, se há coisa que detesto é ver um carro a diesel fumar.
    Tenho um diesel mexido e se há coisa que não faz é fumo. Nem quero em prol de cavalos extra.
    Vai à inspecção e medem o que tem a medir e passa pela porta da frente, tal e qual como está.

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    ohh não, aqui vem a brigada anti-diesel incomodar a malta. lol. E depois se for preciso são contra os dieseis porque faz cancro e tal e de seguida vão puxar do cigarrinho a seguir ao café! :P


    Por curiosidade, reparei na tua assinatura.
    Qual o modelo do Uno Turbo I.E. que possuis?

    Eu tenho o Fiat Uno T. ie MK2 não catalisado.

  12. #12
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    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Acho que não entendeste a minha explicação sobre o catalizador.
    Introduziram o Fap porque o catalizador no diesel não tem o mesmo efeito que tem num carro a gasolina.
    Errado. Estás a misturar conceitos ai. Daí eu ter dito o que disse

    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Ambos são filtros, um de gases o outro de particulas...
    Não podias estar mais correcto, por isso é que são dispositivos diferentes com objetivos diferentes.


    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Um catalizador no carro a gasolina filtra até 98% gases, mas só tem esta eficiencia a determinadas temperaturas.
    Se não estou em erro, a 800cº ou a rondar isso...
    E em termos de gases, garanto que a gasolina são mais nocivos e é mais prejudicial que o diesel. .
    Exatamente. Por a temperatura dos gases de escape num diesel (cerca de 600º) ser inferior ao de um a gasolina o catalizador não filtra tão eficientemente.

    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    A principal poluição nociva do diesel são as particulas, não os gases em si...
    Daí introduzirem o filtro de particulas ou seja o FAP. .
    Correto mais uma vez. Portanto, se sabes o que faz o FAP porque insistes em misturar os dois conceitos? Não me leves a mal, não gosto é de confusão nas explicações pois já existe desinformação a mais espalhada por aí



    Citação Mensagem Original de Momo_X1 Ver Post
    Mas, se há coisa que detesto é ver um carro a diesel fumar.
    Tenho um diesel mexido e se há coisa que não faz é fumo. Nem quero em prol de cavalos extra.
    Vai à inspecção e medem o que tem a medir e passa pela porta da frente, tal e qual como está.
    Também detesto chaminés, como tal não gosto de "enchaminar" ninguém. Sou igualmente dono de um TDi, que anda a sofrer alterações, mas com vista a deitar o minimo de fumo possível, ou nenhum até.

  13. #13
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    Isso. Continuem a fazer chaminés de fumo com repros estúpidas, e a retirar catalisadores e FAPs, que assim vamos longe. E depois de fazer isso, reactivem a Federação Portuguesa de Tuning e exijam ao Governo legislação específica para "regulamentar" o Tuning. Ah, e de preferência escolham um parôlo para vir falar à televisão.

  14. #14
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    Citação Mensagem Original de Jorge Hora Ver Post
    Isso. Continuem a fazer chaminés de fumo com repros estúpidas, e a retirar catalisadores e FAPs, que assim vamos longe. E depois de fazer isso, reactivem a Federação Portuguesa de Tuning e exijam ao Governo legislação específica para "regulamentar" o Tuning. Ah, e de preferência escolham um parôlo para vir falar à televisão.
    Acho que te enganaste no tópico... Aqui ninguém falou em meter repros estilo "chaminé", falou-se exatamente do contrário!! Além de que o que eu frisei foi a diferença entre FAP e catalizador e não a remoção dos mesmos. Se estiveres curioso em relação à minha coerência em relação ao tópico em discussão e as alterações ao meu carro, uma das alterações a fazer é introduzir uma linha de escape mais larga com catalizador de maior "flow".

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de piresPQ Ver Post
    Acho que te enganaste no tópico... Aqui ninguém falou em meter repros estilo "chaminé", falou-se exatamente do contrário!! Além de que o que eu frisei foi a diferença entre FAP e catalizador e não a remoção dos mesmos. Se estiveres curioso em relação à minha coerência em relação ao tópico em discussão e as alterações ao meu carro, uma das alterações a fazer é introduzir uma linha de escape mais larga com catalizador de maior "flow".
    O meu post também não era resposta a nenhum dos posts de resposta do tópico. Só mesmo ao post inicial. O que mais abunda no panorama no tuning nacional é mesmo aquilo que está implícito no post que coloquei.

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de Jorge Hora Ver Post
    O meu post também não era resposta a nenhum dos posts de resposta do tópico. Só mesmo ao post inicial. O que mais abunda no panorama no tuning nacional é mesmo aquilo que está implícito no post que coloquei.
    So true.Isso e o proprietário do carro a dizer:"Epá, isto anda pa cacete agora!"
    Jorge Hora gosta disto.

  17. #17
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    http://youtu.be/hHW9a4QfSoA

    Por curiosidade, reparei na tua assinatura.
    Qual o modelo do Uno Turbo I.E. que possuis?

    Eu tenho o Fiat Uno T. ie MK2 não catalisado.
    UT Mk2 sem cat também. Passa no meu tópico e dá a tua opinião, caso ainda não a tenhas dado, pelo menos não tenho essa ideia. Já tens página de projecto?

    responde no meu tópico ou assim, para não entrarmos em offtopic..
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  18. #18
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    So true.Isso e o proprietário do carro a dizer:"Epá, isto anda pa cacete agora!"
    E depois partem.

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