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Tópico: Gasóleo e Gasolina

  1. #1
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    Padrão Gasóleo e Gasolina

    Boas! Antes demais não sei se estou a colocar o Post na zona correcta, mas esta pareceu-me a mais adequada

    A minha questão é simples...

    Se tivermos dois carros com a mesma cilindrada, um a gasóleo e outro a gasolina...

    Digam-me se estou correcto, o carro a gasolina ganha no arranque e em ponta o carro a gasóleo, recupera e 'ganha' não??

    sem contar com distâncias nem nada desse género!

    [Sou um bocado básico em automóveis :p mas quero aprender mais ]

    Só uma pergunta :p

    Obrigado!

    GreyBack

  2. #2
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    Citação Mensagem Original de greyback Ver Post
    Boas! Antes demais não sei se estou a colocar o Post na zona correcta, mas esta pareceu-me a mais adequada

    A minha questão é simples...

    Se tivermos dois carros com a mesma cilindrada, um a gasóleo e outro a gasolina...

    Digam-me se estou correcto, o carro a gasolina ganha no arranque e em ponta o carro a gasóleo, recupera e 'ganha' não??

    sem contar com distâncias nem nada desse género!

    [Sou um bocado básico em automóveis :p mas quero aprender mais ]

    Só uma pergunta :p

    Obrigado!

    GreyBack
    Com a mesma cilindrada é relativo, tal como com a mesma potência, pois penso que estejas a falar de carros a gasolina atmosféricos versus carro a gasóleo com turbo.
    Mas no geral:
    - Carro a gasolina: maior arranque, maior velocidade de ponta (mas pouca diferença).
    - Carro a gasóleo: maior recuperação (diferenças por vezes enormes).
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  3. #3
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    nao tem muito que saber...
    Gasolina: a explosao é mais facil
    Gasoleo: a explosao liberta mais energia

    A partir daqui.. aplicando as tecnologias podes tirar varias conclusoes..
    O que cada combustivel com a mesma cilindrada consegue atingir é relativo.. nc se sabe o dia de amanha.. ha 10 anos tive automovel com bloco 2.0 com 68cv.. quem diria que iria existir bloco 2.0 com 204cv?

  4. #4
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    nao tem muito que saber...
    Gasolina: a explosao é mais facil
    Gasoleo: a explosao liberta mais energia
    Explosão? A gasóleo??

    Com a mesma cilindrada e a mesma potencia...as caixas são logo diferentes, só as relações de caixa já trocam as contas...
    ...

  5. #5
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    eu penso k a gasolina tem sempre vantagem em arranque e ponta mesmo sendo a gasolina atmosferico e o disel turbinado!
    tipo cup com algum 1600hdi ! ou algum tipe r com um bmw 320 dos novos! falando atmosferico contra turbinada se for gasolina torbinado contra disel torbinado a diferença vais ser muito maior

  6. #6
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Explosão? A gasóleo??

    Com a mesma cilindrada e a mesma potencia...as caixas são logo diferentes, só as relações de caixa já trocam as contas...
    sim.. a explosão do gasoleo (nas mesmas quantidades que gasolina..)

    Em realção as caixas é natural que seja diferente.. se levares esses tais 2 blocos por exemplo a 7k rpm a energia proviniente das explosoes do gasoleo acabaria com o motor rapidamente.

    raite? ^^,

  7. #7
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    sim.. a explosão do gasoleo (nas mesmas quantidades que gasolina..)

    Em realção as caixas é natural que seja diferente.. se levares esses tais 2 blocos por exemplo a 7k rpm a energia proviniente das explosoes do gasoleo acabaria com o motor rapidamente.

    raite? ^^,
    Explosões a gasóleo?????

    Quais são os 4 tempos de um motor diesel???
    ...

  8. #8
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    continuo sem saber que dúvida tens realmente sobre as explosões a diesel... se achas que a diesel nao há explosões.. gostava de saber como obtens a energia desse combustivel..

    em relação aos tempos, sem entrar em termos tecnicos (até pk nao os sei =) ) diria que sao os mesmos.. o metodo como se proporciona a combustão é que é diferente
    Última edição por OdracirX; 04-08-2008 às 04:26.

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Explosões a gasóleo?????

    Quais são os 4 tempos de um motor diesel???

    LOLOLOL

    O "OdracirX" ainda não percebeu o que quiseste dizer.
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  10. #10
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    continuo sem saber que dúvida tens realmente sobre as explosões a diesel... se achas que a diesel nao há explosões.. gostava de saber como obtens a energia desse combustivel..

    em relação aos tempos, sem entrar em termos tecnicos (até pk nao os sei =) ) diria que sao os mesmos.. o metodo como se proporciona a combustão é que é diferente

    O termo não está correcto, só isso. Nos diesel não há explosão. A explosão é o terceiro tempo de um motor "a gasolina" ou do Ciclo de Otto (como podes ver aqui no perfil de um certo senhor ).
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  11. #11
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    O termo não está correcto, só isso. Nos diesel não há explosão. A explosão é o terceiro tempo de um motor "a gasolina" ou do Ciclo de Otto (como podes ver aqui no perfil de um certo senhor ).
    Era isso que eu queria que ele percebesse...

    hi hi hi...e ele ainda diz que n percebe a minha dúvida...lol...

    Admissão--Compressão--EXPANSÃO--Escape

    O gasóleo não explode, arde.

    E agora uma pa confundir o pessoal: Quem sabe dar exemplos de motores diesel a 2 tempos??
    Última edição por ricardo_P_GT; 04-08-2008 às 20:35.
    ...

  12. #12
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    in after termos tecnicos

    pois, pelos vistos nao percebi mesmo onde querias chegar..
    entao mas... o consumo do diesel acompanhado por uma libertação imensa de energia nao se pode chamar explosao?

    é que a minha ideia era essa.. ( ar + diesel ) + compressao = BANG!
    Última edição por OdracirX; 05-08-2008 às 04:39.

  13. #13
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    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Era isso que eu queria que ele percebesse...

    hi hi hi...e ele ainda diz que n percebe a minha dúvida...lol...

    Admissão--Compressão--EXPANSÃO--Escape

    O gasóleo não explode, arde.

    E agora uma pa confundir o pessoal: Quem sabe dar exemplos de motores diesel a 2 tempos??
    Pera aí que já vou ver ao Google...
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  14. #14
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    er hehe pronto, devia ter usado a palavra "combustao" :P

  15. #15
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    Citação Mensagem Original de canadiano_TT Ver Post
    eu penso k a gasolina tem sempre vantagem em arranque e ponta mesmo sendo a gasolina atmosferico e o disel turbinado!
    tipo cup com algum 1600hdi ! ou algum tipe r com um bmw 320 dos novos! falando atmosferico contra turbinada se for gasolina torbinado contra disel torbinado a diferença vais ser muito maior

    Tás a comparar um cup que tem um motor que saiu em 96 com um 206 1.6 HDI que saiu para aí em 2004, não tem comparação possível. Comparação mais lógica seria o 206 1.6 GTI com o 206 1.6 HDi e são carros bastante idênticos..

  16. #16
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    Citação Mensagem Original de CuBe Ver Post
    Tás a comparar um cup que tem um motor que saiu em 96 com um 206 1.6 HDI que saiu para aí em 2004, não tem comparação possível. Comparação mais lógica seria o 206 1.6 GTI com o 206 1.6 HDi e são carros bastante idênticos..
    Bem visto!

    206 gti:

    1587cc;
    110cv;
    16v;
    10.5s (0-100);
    147nm;
    190km/h de ponta
    0.1002 PS/kg (relação potência/peso);
    1088 kg;
    ...
    ..
    .
    206 hdi:

    1560cc;
    109cv;
    16v;
    Turbo;
    261nm;
    190km/h de ponta;
    9.9s (0-100)
    0.0965 PS/kg (relação potência/peso)
    1130kg

    Ambos têm caixa de 5 velocidades.

    Os dados estão lançados...conclusões???
    ...

  17. #17
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    Conclusão? Turbo contra atmosférico lol...

    Compara antes 1.6 Turbo 175cv ou 150cv contra Turbo diesel... Turbo Vs Turbo

  18. #18
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
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    Citação Mensagem Original de FummI Ver Post
    Conclusão? Turbo contra atmosférico lol...

    Compara antes 1.6 Turbo 175cv ou 150cv contra Turbo diesel... Turbo Vs Turbo

    e que dv6 queres meter na balança:

    EURO3?
    EURO4?
    Com FAP sem FAP?
    Em que modelo?


    por agora o dv6 poderá perder.... mas esperem pelo final do ano.....

    ups... já me esquecia..... têm razão o works já tem um bloco com a cabeça motor mais evoluida.
    Pedro Ramalho
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    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  19. #19
    SAC
    SAC está desconectado
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    Era isso que eu queria que ele percebesse...

    hi hi hi...e ele ainda diz que n percebe a minha dúvida...lol...

    Admissão--Compressão--EXPANSÃO--Escape

    O gasóleo não explode, arde.

    E agora uma pa confundir o pessoal: Quem sabe dar exemplos de motores diesel a 2 tempos??

    penso q esses motores sao utilizados em veículos de grande porte....tipo barcos e comboios.

  20. #20
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    Citação Mensagem Original de pedro ramalho Ver Post
    e que dv6 queres meter na balança:

    EURO3?
    EURO4?
    Com FAP sem FAP?
    Em que modelo?


    por agora o dv6 poderá perder.... mas esperem pelo final do ano.....

    ups... já me esquecia..... têm razão o works já tem um bloco com a cabeça motor mais evoluida.
    Desculpa lá não perceber esses códigos, mas prefiro comparar 1.6 Turbo a gasolina contra 1.6 Turbo a gasoleo, assim é que é equilibrado porque partilham mecânicas turbo. Esqueçam por enquanto a maioria dos diesel ainda não "bate" em igualdade os valores dos carros a gasolina. Não querendo isto dizer que são piores ou melhores mais limpos ou não só estou mesmo a comparar cavalagem não me interpretem mal...

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