A comemorar 50 anos de atividade da representação da PEUGEOT, a GAMOBAR desenvolveu a iniciativa Made in Portugal - Exemplos de Sucesso. A ação reuniu mais de 250 gestores de empresas exportadoras, em volta de uma ideia comum: partilhar o que de melhor se faz em Portugal. O balanço foi, segundo o diretor-geral, Paulo Cunha, «extremamente positivo». Em novembro, arranca mais uma iniciativa do Made in Portugal, com um molde diferente.

O conta-quilómetros da GAMOBAR ultrapassa este ano a marca do meio século de representação. O arranque para as comemorações já havia sido dado no início do ano e cumpriu mais uma etapa esta quinta-feira, em Serralves, com a conferência Made in Portugal - Exemplos de Sucesso.

A SCHMITT+SOHN, o CEIIA - Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, a FRICON, a LAMEIRINHO e a FÁBRICA PSA MANGUALDE partilharam o seu exemplo de sucesso com mais de 250 gestores de empresas presentes. Este momento permitiu, assim, conhecer a experiência de exportação e internacionalização destes cinco grupos, bem como conhecer os fatores críticos de sucesso, os projetos futuros e os novos mercados a conquistar.

A ideia de dar ainda mais notoriedade “cá dentro” ao que de melhor se faz em Portugal foi «plenamente conseguida», sintetiza Paulo Cunha, diretor-geral da GAMOBAR, acrescentando que a «adesão e o entusiasmo dos participantes» refletem o «sucesso alcançado».

Para além dos palestrantes, esta iniciativa contou com as intervenções de João Baptista da Silva, presidente do conselho de administração da GAMOBAR, de Pedro Ortigão Correia, administrador da Agência para o Investimento e Comercio Externo de Portugal (AICEP), de Miguel Sá Pinto, administrador do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, que esteve em representação do secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, e de Cristina Pimentel, vereadora do pelouro da Mobilidade, da Câmara Municipal do Porto.

Clientes GAMOBAR visitam fábrica da PSA em Mangualde

No conjunto dos clientes empresariais da GAMOBAR uma larga maioria são empresas exportadoras. Se pensarmos que as exportações representam 40 % do PIB nacional, a iniciativa da GAMOBAR contribuiu para dar ainda mais visibilidade a este número e permitiu criar algumas sinergias. «Assistimos a uma aproximação que pode criar oportunidades, com a troca de contactos e informação por parte das empresas, tendo em vista a internacionalização», referiu ainda Paulo Cunha. Houve ainda lugar à apresentação de novidades, curiosidades e convites.

Nos próximos dias está prevista uma visita de 50 empresários, clientes da GAMOBAR, à fábrica da PSA em Mangualde. O convite foi lançado por Hamid Mazaib, diretor-geral desta unidade. Este grupo de empresários vai conhecer o local onde é fabricado o Peugeot Partner, um dado que muitos revelaram desconhecer e que serve de mote a esta ação. De referir, que a produção prevista para este ano nesta unidade são 53 mil viaturas, das quais 95% se destina à exportação. Trabalham nesta fábrica 830 colaboradores.

O momento serviu ainda para Hamid Mazaib anunciar uma aproximação da PSA de Mangualde à congénere de Vigo (Galiza), abrindo a possibilidade de uma produção anual até 700 mil viaturas. Esta sinergia entre as duas fábricas poderá abrir oportunidades às empresas portuguesas para serem futuros fornecedores da PSA.

O meio século da empresa tem outras novidades previstas até o final do ano. A GAMOBAR adianta para Novembro uma ação que continuará a promover o Made in Portugal, com outros contornos, da qual dará nota em breve.