Parece evidente de mais, mas só agora é que vai ser assim....ou não...

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) explicou esta quinta-feira que os locais de instalação dos futuros radares de controlo de velocidade estão identificados, obedecendo a sua colocação a critérios diferentes para cada região do país.

Três responsáveis do LNEC foram ouvidos na Assembleia da República, no âmbito do grupo de trabalho sobre segurança rodoviária, avançando aos deputados que este laboratório elaborou um estudo no qual estão identificados os locais e os critérios de instalação de radares de controlo de velocidade a nível nacional.

O estudo já foi entregue à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que este ano vai instalar a rede nacional de radares.

João Cardoso, chefe do Núcleo de Planeamento, Tráfego e Segurança (NPTS) do LNEC, explicou que os locais a nível nacional estão identificados, cabendo agora à ANSR escolher os sítios onde vão ser instalados.

O responsável do NPTS adiantou que a escolha dos locais de instalação deste tipo de dispositivo obedeceu "a critérios diferentes para cada região do país", sublinhando que o estudo do LNEC abrange toda a rede viária nacional.

Segundo o LNEC, a lista de critérios é vasta, tendo destacado os locais onde "a velocidade é um fator de risco acrescido devido ao estado da estrada".

O presidente da ANSR, Paulo Marques, já afirmou que este ano vão ser lançados concursos para a instalação de radares de controlo de velocidade nos locais onde ocorrem mais acidentes.

Paulo Marques referiu que foram identificados cerca de 50 locais em todo o país onde existe uma concentração muito elevada de acidentes e onde a velocidade é um fator preponderante para a ocorrência desses sinistros.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, também já anunciou que este ano vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de controlo de velocidade.