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Tópico: Fumo motor HDI

  1. #1
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    Padrão Fumo motor HDI

    Boas pessoal, o meu C2 1.4 HDI levou há coisa de um mês umas alterações nos mapas, aquilo vem com 70cv de fábrica e ficou com uns 90cv, não foi nenhuma loucura, apenas uma mexida dentro de todos os parâmetros da marca e etc, só mesmo um cheirinho. Ora eu não sou nenhum espe******ta no assunto mas pelo que vejo por aí na rua um carro a gasóleo após ser mexido começa a deitar um pouco de fumo em altas rotações, o que acontece com o meu é que de vez em quando (não acontece sempre) deita fumo mas em baixas, por exemplo numa 3ª às 2mil rotações olho para o espelho e às vezes tem uma nuvem de fumo que ele deitou. Às vezes parece acontecer quando está frio, às vezes parece que acontece mesmo já depois de ter aquecido e andado vários km. A minha pergunta para os entendidos é: isto é normal acontecer, estou me preocupando à toa?

    Cumps.

    P.s - Na mesma altura foi retirada a EGR e o catalisador, estão relacionados com isso?

  2. #2
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    O fumo é de que cor?

  3. #3
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    É fumo preto

  4. #4
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    Normalmente fazem mais fumo quando vai a puxar uma mudança a baixa rotação. Em altas, e com o turbo já a bombar ao máximo costuma limpar um bocado o fumo que fazem...penso eu
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  5. #5
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    Citação Mensagem Original de kalash Ver Post
    Normalmente fazem mais fumo quando vai a puxar uma mudança a baixa rotação. Em altas, e com o turbo já a bombar ao máximo costuma limpar um bocado o fumo que fazem...penso eu
    Pois, o que falo realmente acontece é quando está em baixas rotações e está ainda começando a puxar, tipo quando ponho o pé no fundo com a rotação ainda baixa, acontecendo principalmente na 2ª e 3ª

  6. #6
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    Mexer dentro dos parametros do motor é relativo...quando se mexe em percentagens, ou não se mexe nos mapas certos pode acontecer para determinadas condições haver gasoleo a mais para o ar...nesse caso deita fumo. Verifica o filtro de ar.

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    Mexer dentro dos parametros do motor é relativo...quando se mexe em percentagens, ou não se mexe nos mapas certos pode acontecer para determinadas condições haver gasoleo a mais para o ar...nesse caso deita fumo. Verifica o filtro de ar.
    O que queres dizer do filtro de ar é que por exemplo um filtro em bom estado/novo, não vai deitar tanto fumo? ou o contrário?

    Edit: o meu filtro de ar ainda é de caixa como vem de origem

  8. #8
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    pessoalmente o fumo é de se evitar em carros para o dia a dia (só interessa para quem quer extrair todo o cavalinho a uma data pressão). faço carros à dezenas e nenhum deita fumo.

    posto isto um simples tubo com fuga ou medidor de massa de ar com defeito pode causar fumo ao induzir a ECU em erro

    Citação Mensagem Original de afoseguides Ver Post
    Boas pessoal, o meu C2 1.4 HDI levou há coisa de um mês umas alterações nos mapas, aquilo vem com 70cv de fábrica e ficou com uns 90cv, não foi nenhuma loucura, apenas uma mexida dentro de todos os parâmetros da marca e etc, só mesmo um cheirinho. Ora eu não sou nenhum espe******ta no assunto mas pelo que vejo por aí na rua um carro a gasóleo após ser mexido começa a deitar um pouco de fumo em altas rotações, o que acontece com o meu é que de vez em quando (não acontece sempre) deita fumo mas em baixas, por exemplo numa 3ª às 2mil rotações olho para o espelho e às vezes tem uma nuvem de fumo que ele deitou. Às vezes parece acontecer quando está frio, às vezes parece que acontece mesmo já depois de ter aquecido e andado vários km. A minha pergunta para os entendidos é: isto é normal acontecer, estou me preocupando à toa?

    Cumps.

    P.s - Na mesma altura foi retirada a EGR e o catalisador, estão relacionados com isso?

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de pedrogbranco Ver Post
    pessoalmente o fumo é de se evitar em carros para o dia a dia (só interessa para quem quer extrair todo o cavalinho a uma data pressão). faço carros à dezenas e nenhum deita fumo.

    posto isto um simples tubo com fuga ou medidor de massa de ar com defeito pode causar fumo ao induzir a ECU em erro
    Ok, obrigado. Vou ver isso então

    Cumps.

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