Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Fiat Stilo 1.2 89cv

  1. #1
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    3

    Padrão Fiat Stilo 1.2 89cv

    Boas pessoal, precisava de alguma ajuda dos pros do tuning, estou a pensar em aumentar uns cavalinhos no meu stilo e gostaria de saber o que posso fazer. O meu carro é um Fiat Stilo 1.2 de 89cavalos de 2002, é a gasolina. Se me puderem ajudar, agradeço bastante. Abraços a todos os manos...

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de UnDeR_ScOr3
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    322

    Padrão

    Stilo 1.2 com 89cvs? Não são 80? Quanto a melhoramentos, BMC CDA como filtro. Depois catalizador fora, e já deve ficar porreiro, se arranjares uns colectores 4-2-1, melhor ainda. Não dve para fazer muito mais que isso... mas já deve ficar bem melhor.

    Cumps

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Aumento de performances

    Citação Mensagem Original de UnDeR_ScOr3 Ver Post
    Stilo 1.2 com 89cvs? Não são 80? Quanto a melhoramentos, BMC CDA como filtro. Depois catalizador fora, e já deve ficar porreiro, se arranjares uns colectores 4-2-1, melhor ainda. Não dve para fazer muito mais que isso... mas já deve ficar bem melhor.

    Cumps
    Eu pessoalmente não iria por aí. Retirar o catalizador e alterar a admissão à pape seco vai degradar a performance do motor. Para gastar dinheiro por gastar, eu ficaria quieto. Recomendo que em vez de gastar dinheiro e atirar-lo à rua, faça um investimento como deve ser com a ajuda de pessoas que sabem o que fazem. Dou como exemplo o meu carro que retirei o catalizador e voltei a por-lo porque sinto o carro com mais força com catalizador (Peugeot 106 XSi 1.3 Mk1 de 1995) e tenho a centralina chipada. Uma boa opção será uma alteração a nivel da centralina. Não sei se será com uma repro ou com um chip. Um amigo do meu irmão, tem um que está muito bom. Sei que um dos familares dele é um dos donos da Castro e Castanheira que é a empresa que tem a representação da FIAT.

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de UnDeR_ScOr3
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    322

    Padrão

    Oh 106XSiLx, repro num motor 1.2 atmosférico completamente stock??? Tás a falar a sério, ou a brincar?? Isso é que era deitar dinheiro fora sem pensar...
    Além do mais, n vejo qual o problema em modificar a admissão através de uma BMC CDA, partindo do principio que deve ser a melhor, ou das melhores admissões do mercado, e comprando a adequada à cilindrada em questão, só ficaria a ganhar, tanto em baixas, como em altas. Quanto aos colectores, penso que existem especificos da supersprint para o 1.2. A remoção do catalizador, tb iria certamente trazer ganhos, pois em carros atmosféricos a gasolina, por norma tem resultados positivos.
    Agora explica-me a mim, onde é que o rapaz ia estar a mexer à papo seco, que eu sinceramente n percebi...
    No fim de tudo isto, é que faria uma repro, tal como dizes... para ajustar a centralina às alterações efectuadas.

    Cumps
    Última edição por UnDeR_ScOr3; 07-08-2008 às 11:17.

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink alterar a admissão

    Citação Mensagem Original de UnDeR_ScOr3 Ver Post
    Oh 106XSiLx, repro num motor 1.2 atmosférico completamente stock??? Tás a falar a sério, ou a brincar?? Isso é que era deitar dinheiro fora sem pensar...
    Além do mais, n vejo qual o problema em modificar a admissão através de uma BMC CDA, partindo do principio que deve ser a melhor, ou das melhores admissões do mercado, e comprando a adequada à cilindrada em questão, só ficaria a ganhar, tanto em baixas, como em altas. Quanto aos colectores, penso que existem especificos da supersprint para o 1.2. A remoção do catalizador, tb iria certamente trazer ganhos, pois em carros atmosféricos a gasolina, por norma tem resultados positivos.
    Agora explica-me a mim, onde é que o rapaz ia estar a mexer à papo seco, que eu sinceramente n percebi...
    No fim de tudo isto, é que faria uma repro, tal como dizes... para ajustar a centralina às alterações efectuadas.

    Cumps
    As minhas desculpas, não tive intenção de ofender.

    Recomendo o livro "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems".

    Na minha pouca experiência (pois resume-se somente ao meu Peugeot 106 XSi 1.3 MK1 de 1995 com 100 cv), o que posso dizer é que, uma vez que não teve nada de muito cientifico, a verificação que fiz foi que com chip com os mapas alterados e com catalizador fica melhor do que com o chip original com os mapas originais e sem catalizador.

    Não ponho em duvida que os filtros de admissão BMC CDA sejam os melhores do mercado. Agora o aumento da eficacia e eficencia dum motor depende do conjunto, sendo que a soma das partes tem que melhorar a eficiencia do motor. A alteração duma admissão com um filtro que altera grandemente a admissão, obriga a mecher na centralina e no escape e às vezes não é somente isso que necessita de ser alterado (arvore de cames, valvulas, molas das valvulas, etc). Há que ter em atenção as Leis da fisica. O ar tem massa, é comprimivel, a sua dencidade pode ser alterada com a variação da temperatura pelo que as Leis da fisica e da termodinamica são de grande importancia.

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de UnDeR_ScOr3
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    322

    Padrão

    Compreendo o que queres dizer... o que se faz num motor, é para ser feito com pés e cabeça, mas neste caso em concreto n é preciso nenhum estudo cientifico, nem pedir um projecto a um engenheiro mecanico. Penso que o rapaz n quer ter o carro mais rápido nos 400m.
    Os motores quando são desenvolvidos, são criados de acordo com os objectivos da marca, em termos de consumo, sonoridade e consequente rendimento, ou seja, conseguir desenvolver um motor que n comprometa nenhum destes parametros. Como tal, as admissões e os sistemas de escapes são desenvolvidos, segundo essas permissas, logo, ao alterares a admissao e o sistema de escape(de-cat) por exemplo, estás contribuir para um aumento do rendimento do carro, pondo em causa, lá está, a sonoridade e o consumo que é passivél de aumentar um pouco.
    Agora vejamos assim... uma repro num 1.2, dará quantos cvs? 3 ou 4? ...secalhar nem tantos. Com um custo de 400€ da repro. Se retirares o cat, secalhar vais buscar 2 ou 3 cvs por 50€. São pontos de vista diferentes...
    O rapaz só quer melhorar consideravelmente o rendimento do carro, como tal, uma BMC CDA com diametro de entrada/saida adequado à cilindrada do motor, juntamente com uns colectores supersprint especificos e de-cat, consegue sp mais cvs do que com qq repro. Se no fim quiser adaptar os mapas às alterações feitas, estou completamente de acordo.

    Cumps

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2004
    Mensagens
    207

    Padrão

    boas... tenha a versão desse motor mas "86 cv"... a outra é de 80cv...

    tás sempre lixado com uma coisa... por mais coisas que metas, o peso é sempre elevado...

    para isso, metes capot em carbono, começas a tirar peso e dps ves a performance...

    - metes BMC-CDA - +/- 200€ - é a melhor para esse motor - eu tenho o K&N 57i e tb é mto bom, mas é preferivel o outro

    - linha de escape SS com supressao o catalizador (+/- 500€ colectores, +/- 100€ tubo directo e tubo com falanges, +/- 150/200€ panela final...) tenho os Colectores SS apenas e tenho Cat, mas se o tirares e meteres um tubo com falanges a substituir, fica optimo... notas bem a diferença sem catalizador...

    - metes chip com alteração de corte, para retardar o corte, dá-te mais rotação ao carro, fica porreiro

    - cabo de velas melhores (+/- 100€)

    - velas melhores (nao sei qto custam as de iridium)

    com isto tudo ganhas prai uns +/- 15 cv... ou seja, gastas cerca de 1000€ para 15cv... tá bem que é tudo especifico e de qualidade... e digo-te que tens e notas grandes diferenças, garantido!! mas nao irás notar tantas como eu noto, pk o meu pesa 900kg...


    mas o carro continua a ser pesado...vendes o carro, juntas esses 1000€ e deve dar para comprares um HGT...


    ou entao...

    metes um turbo de baixa pressao, encontras alguns na net para esse motor, é "plug & play" por quem sabe, nao precisas de IC nem nd... o turbo funciona, salvo o erro, a 0.3bar, custa cerca de 800/1000€ salvo o erro!!! e ganhas cerca de 20cv... um ingles com o de 80cv passou para um pouco mais de 100cv apenas com esse kit e poucas mods!!! assim notas grande diferença, mais do que gastares o mesmo preço em "merditas"... se depois tiveres €€€ para essas "merditas"... metes e fica mto fixe!!!


    cumps


  8. #8
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    3

    Padrão Boas noites a todos!!!

    Obrigadão pelas opiniões, agradeço bastante porque nestas andanças sou estreante.
    De facto o carro é um pouco pesadote, ainda mais para um motor 1200, ja para isso é que a fiat colocou uma caixa de 6 velocidades... De facto um amigo meu disse-me que ía ver se compensava reprogramar a centralina, estivemos os dois a ver e em princípio não iría compensar, foi confirmado agora por voces. Agora, pelo que vejo, o turbo, poderá ser a melhor opção.
    Estive tambem a ver os filtros BMC-CDA, de facto em termos de admissão de ar, mas tambem em termos de consumo...ja ouvi falar bem deles e existe para varias marcas, para o meu custa 92 dollars, sensivelmente, mas acho que consigo arranjar por um preço melhor, vamos a ver...

    Um Abraço a todos e não se esqueçam de calcar a fundo no pedal...

Tópicos Similares

  1. Fiat Stilo AC/JE
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 22-01-2011, 14:00
  2. Fiat Stilo Stilo 1.4 SPORT A/C 2P
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-10-2010, 20:10
  3. Fiat Stilo 1.6
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-04-2010, 21:30
  4. Fiat Stilo 1.6 3P
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 16-04-2010, 03:00
  5. Fiat Stilo !!!
    Por _fOkIr_ no fórum Tuning Virtual
    Respostas: 5
    Última Resp.: 15-01-2007, 16:44

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •