Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Fiat Punto GO! 1.2 8v 60cv de 3 Portas Ano 2002

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de Jhonny_Boy
    Data de Inscrição
    Nov 2015
    Localização
    Algures em Portugal
    Mensagens
    6

    Padrão Fiat Punto GO! 1.2 8v 60cv de 3 Portas 2002 SWAP de Motor

    Boas Noites Pessoal do Tuning Online,
    Registei-me no ano passado mas este é o meu primeiro tópico/post no fórum.
    Como diz no título tenho um Punto MK2 1.2 8v mas não estou muito contente com o motor...já conta com 216000km.....já levou 3 juntas da cabeça e agora queimou outra vez...
    Posto isto estava a pensar em fazer um Swap de motor colocando o motor do Punto 1.2 16v HLX (80cv), assim ganharia mais potencia e fiabilidade, digo isto porque já tive um HLX 16V, nunca tive problemas e nota-se a diferença a nível de potencia, afinal de contas 20 cvs são 20cvs.

    A única dúvida que tenho é o que terei de colocar/subsitutir para fazer o Swap...
    Já me falar em codificar chaves, substituir cablagens, cabos de velas, bobines e reprogramar centralinas.....

    Agradecia que me conseguissem responder a estas questões.

    Cumprimentos ao Fórum e Conto com a vossa ajuda.
    Última edição por Jhonny_Boy; 11-08-2016 às 21:40.

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Mensagens
    189

    Padrão

    com o dinheiro que vais gastar vale mais a pena vender o 60 e comprar o punto 80 e nao tens nem metade das dores de cabeça...

    se tas sempre a queimar juntas das duas uma ou andas sempre a fundo ou muda de mecânico pois alguma coisa anda a ser mal feita

    o mais provável é a reparação nao ser bem feita....

    se o carro merecer tando de chapa/pintura como de interiores faz uma reparação com pes e cabeça e vais ver que nao te chateias mais

    kit juntas victor reinz
    pernos de cabeça novos
    cabeça faceada
    confirma o estado do bloco, ve se ano precisa de ser faceado tambem
    oleo + filtro
    termostato novo
    liquido de refrigeraçao
    bomba de agua
    correias novas

    swap nao é tao facil nem barato como muita gente pensa

    o que ias gastar no swap quase que compras um punto 80 e a reparação se fores tu a fazer é so material e se fores mandar fazer pede um orçamento e depois logo vez se vale reparar ou meter mais qualquer coisa e trocares de carro, mas também te digo trocares so se for com garantia pois nao sabes como ta o motor e podes vir a ter surpresas e se reparares o teu e for bem feito sabes que tens motor pa vida

  3. #3
    Junior Member Novato Avatar de Jhonny_Boy
    Data de Inscrição
    Nov 2015
    Localização
    Algures em Portugal
    Mensagens
    6

    Padrão

    Pois amigo eu compreendo o que está a dizer mas as razoes da juntar queimar foram um tubo roto, 2 relas novas de origem que foram romperam e agora esta ultima foi sobreaquecimento......
    O swap de motor a nivel de mecanica seria eu a fazer... Mas o unico problema era quanto importaria de €€€ a nivel de alteracoes eletronicas.
    O amigo conseguiria dizer-me o que precisava de alterar a nivel de eletronicas?
    A razao do swap vem principalmete das juntas mas tambem do facto de achar que o 16v tanto a nivel de fiabilidade como de perfomance.

    Cumprimentos e obrigado pela ajuda.

  4. #4
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Mensagens
    189

    Padrão

    antes de mais ha a uma serie de coisas que terás de ver se serão compativeis e em caso de não serem acrescentas a lista pa comprar

    atençao que isto é uma lista assim por alto depois ha sempre "pequenas coisas" que vao aparecendo

    ver se é compativel:

    caixa de velocidades
    todos os apoios de motor e caixa
    alternador
    motor de arranque
    bomba de gasolina
    embaiagem/volante do motor

    pa comprar:
    motor e fazer uma revisao geral incluindo distribuiçao e afins
    e nao te esqueças motor 100% completo. colectores regua de injecçao borbuleta etc etc
    cabelagem motor pois sendo 16v de certeza que ha sensores/valvulas diferentes
    centralina pois deve ser diferente
    sistema de escape (dos colectores ate a final) quase de certeza que devem ser diferentes


    depois tens coisas que tens de ver se será ou nao melhor mudar se nao forem iguais ao de 80, por motivos de segurança

    transmissões
    travões

  5. #5
    Junior Member Novato Avatar de Jhonny_Boy
    Data de Inscrição
    Nov 2015
    Localização
    Algures em Portugal
    Mensagens
    6

    Padrão

    A caixa de velocidades, os apoios de motor e caixa, o alternador, o motor de arranque, a bomba de gasolina e a embraiagem/volante do motor penso que serão iguais até porque já tive lado a lado um 1.2 8v e um 1.2 16v e confirmei.
    Em relação ao sistema de escape e ás transmissões parecem ser idênticos mas tem de se confirmar.
    A minha maior dúvida é a centralina, a cablagem e afins.....
    Tenho de me informar junto do meu eletricista...

    Mas já foi uma grande ajuda

    Obrigado FireTVD

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Mensagens
    189

    Padrão

    ho amigo nao é so olhar e "ha e tal é igual...." falando do alternador e motor de arranque, ha que fazer medidas certificares-te que os apoios sao iguais e que sendo os apoios iguais nenhum deles fica desviado e no caso do alternador a carreia fica alinhada e no caso do motor de arranque tens de ver é mesmo igual e se o carreto fica bem alinhado com o volante do motor e outra coisa tens de ver se a pontencia dele é igual pois pode encaixar e tal e depois nao ter a força necessaria para rodar bem o motor ne

    transmissões convém medir comprimento e grossuras e ver se as estrias são iguais

    sistema de escape igual? duvido um bocado amigo pois a cabeça de 8v é diferendente da 16v logo os colectores sao diferentes e havendo 20 cv de diferença o fluxo de gases de escape também sera bem diferente e por fora pode nao haver diferenças mas por dentro pode ser mas ve as referencias das panelas e cat

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Mensagens
    189

    Padrão

    resolvi perder 2 min e fazer uma simples comparação visual no google e como podes dizer qeu o escape é igual qeuando se ve claramente a diferenca entre os colectores amigo?

    o espaço entre janelas no 8v é bem maior do que o no 16v

    8v


    16v

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Mensagens
    189

    Padrão

    ha esqueci-me tambem de falar da bomba de gasolina e conjunto embraiagem e volante do motor

    nao importa se a olhar pa elas sao iguais o que importa é o debito das duas bombas de gasolina... ve as referencias...

    um carro com injecção mono ponto (8v) quase de certeza que nao deve ter o mesmo debito de um carro com multiponto (16v) logo é muito provável que a bomba seja diferente

    fiz uma pequena pesquisa no site de peças e as bombas sao parecidas, nao sao iguais, a do 8v tem 1.2 bar de pressão e a do 16v tem 3.5 bar...

    tas a ver o que digo, nao é so olhar e dizer que é igual


    embraiagem...

    de novo parecido mas uma é 1cm mais pequena em diâmetro e o "cubo" tem meio cm de diferença logo o volante do motor tambem sera diferente e por arrasto quase de certeza que o motor de arranque também nao vai dar...

    ate me podias dizer que aproveitavas o teu kit volante+embraiagem mas o mais provável seria o teu carro andar sempre com a embraiagem a patinar por tudo e por nada

    em relaçao a tua pergunta da cablagem e centralina....

    claro que é a cablagem é diferente como ja te tinha dito, o teu tem 1 injector ou outro tem 4 e por arrasto o outro ha-se ter sensores diferentes do teu e cenas assim e a centralina tambem sera diferente pois tens mais fios e a ir pa la e pelo que sei devem vir bloqueadas e para afina a tua centralina pagas o valor de uma repro normal e depois tens o problema de um possivel conflito com o restante sistema de carro (imoblisador)

    ou arranja esse ou muda de carro, ja tas a ver o filme que é ou nao?

  9. #9
    Member Average
    Data de Inscrição
    Oct 2005
    Localização
    Vagos
    Mensagens
    51

    Padrão

    tive um ZR que queimou menos juntas que esse punto...

Tópicos Similares

  1. [Vendo] fiat punto van 1.9 DS 2002/10 com AC
    Por edix no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 20-03-2012, 13:55
  2. (compro) fiat punto 1.2 sport 3 portas ou clio 1.2 de 3 portas
    Por nunoc96 no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 8
    Última Resp.: 26-01-2012, 10:19
  3. Peugeot 206 1.1 I 60cv Xt Plus 3 portas
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-03-2011, 19:00
  4. Citroen C2 1.1 I 60cv Base Plus 3 portas
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-01-2011, 18:20
  5. Fiat Punto 1.2 60cv
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 10-04-2010, 10:00

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •