O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), organismo europeu independente que avalia a segurança de automóveis novos, elegeu os cinco modelos que melhor pontuação obtiveram nos seus testes de 2011.

No ano passado, foram 53 os Automóveis novos testados pelo organismo, entre eles os primeiros modelos 100% eléctricos, sendo que apenas onze não foram além das quatro estrelas, com o resultado mais fraco de todos a ser conseguido pelo Dacia Duster, que obteve três estrelas. Agora, a organização revelou quais são os melhores de entre cada segmento.

O organismo de segurança rodoviária escolheu como os melhores do ano o Audi Q3 na categoria dos «SUV compactos», Chevrolet Aveo entre os «Citadinos», Ford Focus na categoria «Familiares Compactos». Entre os pequenos monovolumes, o melhor foi o Mercedes Classe B, enquanto a Volvo V60 foi o melhor na categoria «Grandes Familiares».

Além da lista dos melhores, o Euro NCAP divulgou a lista dos vice-campeões por categoria: BMW X1, Toyota Yaris, Lexus CT200h, Opel Zafira Tourer, Hyundai ix20, Mercedes Classe M e Chevrolet Malibu.

O Euro NCAP anunciou uma distinção especial para a Ford Ranger, a única «pick-up» testada em 2011 e que obteve os melhores resultados alguma vez conseguidos por um modelo deste tipo, e para o Nissan Leaf, o melhor dos cem por cento eléctricos avaliados.

O Euro NCAP aproveitou para anunciar que no próximo dia 22 de Fevereiro serão divulgados os dados de uma nova bateria de testes, não adiantando quais os modelos.

Os vencedores:
SUV compactos – Audi Q3;
Citadinos – Chevrolet Aveo;
Familiares compactos – Ford Focus;
Pequenos Monovolumes – Mercedes Classe B;
Grandes familiares – Volvo V60

Segundos classificados:
SUV compactos - BMW X1
Citadinos – Toyota Yaris
Familiares compactos – Lexus CT200h
Pequenos Monovolumes – Opel Zafira Tourer e Hyundai ix20
Grandes familiares – Mercedes Classe M e Chevrolet Malibu