Antes de explicar o que é o estilo OEM + (OEM plus) interessa definir as siglas OEM. OEM quer dizer Original Equipment Manufacturer, refere-se à empresa que originalmente concebeu o produto. Ao nos referirmos a empresas que fabricam acessórios, OEM designa um componente de substituição fabricado pelo mesmo fabricante do componente original e OEM significa neste caso Original Equipment from Manufacturer.
Uma peça é OEM se for fabricada pelo mesmo fabricante que o original. Normalmente usa-se o termo aftermarket (em inglês) quando se pretende referir peças não-OEM. Por cá chamamos peças da concorrência.
Assim um carro alterado ao estilo OEM + utiliza na sua maior parte componentes OEM. Estas peças são provenientes na sua maioria de modelos da mesma marca ou de marcas do mesmo grupo. As marcas actualmente desenvolvem vários modelos, com níveis de equipamento diferentes, com performances diferentes e que muitas vezes se destinam a nichos mais específicos. Nestes modelos muitos dos componentes são partilhados e existe assim uma grande possibilidade de intercâmbio de componentes, muitas vezes mesmo entre marcas do mesmo grupo.
Num estilo OEM + procura-se dar ao carro um aspecto mais limpo e refinado, com muito atenção aos detalhes. Para muitos, o carro poderá parecer standard, mas os entendidos saberão distinguir os pormenores. A escolha e instalação de componentes de variantes mais desportivas ou luxuosas, permite trocar vários componentes tirando partido da qualidade das peças e da facilidade de montagem. Exemplo disso são as versões R da Volkswagen, RS da Audi ou M da BMW, que disponibilizam várias possibilidades de troca de peças para os modelos mais “normais”. As alterações são depois complementadas com componentes tuning mais variados mas sempre com a qualidade em mente.
Há várias alterações que podem ser feitas com recurso a componentes OEM, como ao nível do motor, travões, jantes, tablier, equipamento multimédia, suspensão, iluminação, etc.
Este estilo tem ganho mais relevância, porque possibilita melhorar bastante um carro, garantindo que não se estraga o design e qualidade originais. Os componentes têm uma qualidade acima da média, a montagem pode ser perfeita e normalmente não são componentes que dão muito nas vistas, possibilitando circular normalmente, principalmente em países onde o tuning não é legal.
De todos o que já foram aqui colocados é aquele com que mais me identifico!
Se a marca aprova o material em questão só pode ficar um mimo o resultado final.
É o único estilo legal por cá, e mesmo assim...
Será sempre o meu estilo, acho horrivel o tuning espanhol por exemplo, onde os carros ficam completamente desfigurados e basicamente inuteis :\
Há que ter respeito pelos designers, eles sabem o que fazem.
Carros com jantes nao OEM tambem faz parte do estilo?
Eu nao ligo nenhuma a isto , mas muitos dos carros das fotos para mim nao eram OEM +... colado ao chao e "arreado" aka camber po estilo tem de ficar fora deste estilo na minha opiniao.
sim, na minha opinião, o estilo não obriga a que tudo seja OEM. Alias, isto dos estilos apenas apontam tendências, uma vez que muitas preparações vão buscar influências a muitos locais.
Neste caso, as jantes é uma das coisas que normalmente não é OEM, o que não faz com o que carro deixe de ser estilo OEM+, ex o carro do Bari.
Última edição por tuningonline; 12-02-2012 às 21:26.
ah, referes-te à foto do Golf...sim, tem uma suspensão a ar, e está colocado ao chão...
Errado, o Golf tem coilovers KW e não suspensão a ar.
Estão montadas umas BBS RS em 16x9+9,5.
O camber só é inútil quando é usado para show-off. De resto, jogar com o camber (e também com os offsets) é a maneira mais correcta de atingir um fitment perfeito nos set's rolantes.
Um outro reparo... "colado ao chao e "arreado" aka camber" é uma declaração totalmente errada.
Uma coisa é estar rebaixado, outra é ter camber modificado. Logo, esse "aka" não está aí a fazer nada pois quer dizer "also known as".
Se saem tao lindos de fabrica para que tanta modificação? OEM
Nem todos os carros que saem bonitos de fabrica saem com o maximo de equipamento, as melhores opções de acessórios. Por outro lado há muitas vezes facelifts e edições especiais com equipamento e componentes diferentes.
Por outro lado, OEM+ também é por componentes de outras marcas/modelos, e também retirar coisas...
Concordo com o Artur Costa. Quase nenhum dos que foram colocados acima se podem considerar OEM+...
Cumprimentos!
Os carros tem o estilo base...
Depois é elaborado um kit que pode ser adquirido na própria marca.
Compras um BMW série 3 tens o pack M
Compras um Fiat Bravo tens o kit Abarth
Compras um Mercedes 220 tens o kit AMG
Compras um Alfa Romeo 159 tens o kit TI
Entre outros...
Depois podes compilar entre outros promenores que não saem numa versão, mas saem noutro modelo compatível.
Exemplo, Fiat Bravo HGT 2.0 20v
Estilo OEM + será dentro disto:
Incluindo o interior, pode ser aplicado o motor, jantes e travagem do Fiat Coupé 20v turbo sem bricolage.