Não me chama em nada... acho que estraga os carros....e têm forte influencia da cultura de onde nasceu, cultura dos Rapper's ..... e MTV.....o bling bling
Mas claro gostos são gostos.....
Hi-Riser é um estilo aplicado geralmente em sedans americanos modificados para aumentar significativamente a distância ao solo com rodas de largo diâmetro e pneus de baixo perfil. Dependendo do modelo e do ano de fabrico, os carros modificados desta forma podem ser apelidados como "donk", "box" ou "bubble".
A tendência cresceu na sub-cultura do "Dirty South" e expandiu-se rapidamente por todos os estados unidos. Os veículos modificados ao estilo "hi-riser" são distinguidos pelas suas rodas desproporcionais variando desde as 22 até 30 polegadas ou tamanho superior, ostentam pinturas exóticas e equipamento audio de alta gama. As suspensões são modificadas de forma similar ás dos jipes 4x4 sendo frequentes afinações para que a frente do veículo se apresente mais levantada conferindo-lhe um certo estilo.
Devido ao aspecto exagerado ganho devido á suspensão levantada e rodas grandes, os "donks" são também conhecidos como "hi-risers" ou "sky-scrappers".
Os carros mais populares nesta tendência são os modelos categoria-grande da Chevrolet, mais especificamente Impala e Caprice assim como modelos de categoria-média como o Monte Carlo e o Chevelle.
Contudo, marcas concorrentes como a Ford (Crown Victoria, Lincoln Town Car e Mercury Grand Marquis) são também populares devido ao seu valor reduzido quando adquiridos como usados de serviço policial.
Existem três sub-tipos de hi-riser, embora as diferenças sejam difusas e sujeitas a interpretações.
A maioria dos entusiastas concorda que um "donk" seja tradicionalmente um Impala de 1971 a 1976, a alcunha surgiu devido aos proprietários tratarem o símbolo dos Impala por "donkey" ou "donk".
O estilo "box" é outro sub-tipo de hi-riser, geralmente aplicado em Impalas ou Caprices da era 1977-1990 com um aspecto mais quadrado tanto na dianteira como na traseira. Outros modelos enquadrados neste sub-tipo incluem o Buick Regal (G-body), Oldsmobile Cutlass, Chevrolet El Camino, Pontiac Grand Prix e o Pontiac Bonneville.
Outros veículos ganham popularidade como hi-risers: Cadillac DeVille, Cadillac Seville e o Buick Roadmaster. Também ganham popularidade veículos como o Ford Crown Victoria, Mercury Grand Marquis e o sedan Lincoln Town Car. Estes três são os últimos carros de categoria-grande com montagem "body-on-frame", RWD sendo o Lincoln Town Car o único ainda comercializado em 2011. De facto, o Grand Marquis ainda beneficia de um crescimento em vendas devido á sua popularidade para conversão em hi-riser.
Vários rappers mencionaram o Grand Marquis na sua música:
"...Grand Marquis, paint job gr*apefuit jelly..."
- Dorrough - Ice Cream Paint Job
Estilo Donk (carros dos anos 70, como Impala, Caprice e Monte Carlo):
Estilo Box (carros dos anos 80, como Impala, Caprice e Monte Carlo):
Estilo Bubble (carros dos anos 90, como Impala e Caprice):
Traduzido e adaptado: HGTR
Fonte:
Hi-Riser (automobile) - Wikipedia, the free encyclopedia
Carros Hi-Risers – Donk, Box E Bubble
Não me chama em nada... acho que estraga os carros....e têm forte influencia da cultura de onde nasceu, cultura dos Rapper's ..... e MTV.....o bling bling
Mas claro gostos são gostos.....
Última edição por Bora; 17-04-2012 às 13:30.
Eu também acho isto uma afronta á inteligência humana mas faz parte da cultura automóvel.
Tinha de ser os americanos a inventar isto!!
Yá, Big (e muitas vezes Ugly) é in America
... Rock On!!!! ♪♫♪
Pior que isto só mesmo o bosozoku do Japão...
Cumprimentos!